Explicamos no que consiste cada um, conheça!
Significado de Racionalizar verbo transitivo direto Tornar racional; fazer com que fique mais reflexivo: o conhecimento racionalizou o presidente. Simplificar; tornar um processo de produção mais eficaz e menos dispendioso: racionalizou a agricultura.
Direto do Freud, a projecção é um mecanismo de defesa psicológico em que determinada pessoa "projecta" seus próprios pensamentos, motivações, desejos e sentimentos indesejáveis numa ou mais pessoas. Para alguns psicanalistas e psicólogos trata-se de um processo muito comum que todas as pessoas utilizam em certa medida.
Edson Frota Pessoa Page 2 Introdução Desenho técnico mecânico A projeção ortográfica é uma forma de representar graficamente objetos tridimensionais em superfícies planas, de modo a transmitir suas características com precisão e demonstrar sua verdadeira grandeza.
Significado de Projetar verbo transitivo direto Idealizar e fazer um projeto ou uma planta de; planejar: projetar uma casa. Formar o desígnio, o propósito de: projetar uma viagem. Fazer passar (filmes, slides, gravuras etc.) num aparelho que estampa tais imagens numa tela: projetar um filme.
Projeção é o processo pelo qual se incidem raios sobre um objeto em um plano chamado plano de projeção. A projeção do objeto é sua representação gráfica no plano de projeção.
Projeções cartográficas são sistemas de coordenadas geográficas, constituídos por meridianos (semicírculo imaginário traçado de um polo da Terra a outro) paralelos (linhas imaginárias paralelas à Linha do Equador), sobre os quais pode ser representada a superfície esférica da Terra.
Seus elementos principais podem ser vistos na figura abaixo: A) A posição do observado, denominada centro da projeção; B) O objeto a ser observado; C) Os raios projetantes; D) O plano a ser representado; E) A projeção do objeto.
As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal.
Considerando a maneira como as projeções são elaboradas, ou seja, os métodos utilizados e os resultados produzidos, existem três principais tipos de projeções cartográficas: a cilíndrica, a cônica e a plana (também chamada de polar ou azimutal).
Para ser feita, a representação emprega um sistema de projeções cartográficas baseadas em relações matemáticas e geométricas. Apesar dos problemas que todas apresentam, sem essas projeções seria impossível a reprodução plana do globo terrestre. As três projeções mais usadas são a cilíndrica, a cônica e a azimutal.
Resposta: Cilíndricas: Vantagem= boa para representar as regioes de baixa latitude. Desvantagem= tem uma visão do planeta centrada na Europa e distorce os polos. Cônicas: vantagem= ótimo para representar regioes de latitude média.
Projeções Cartográficas
As três projeções mais conhecidas são a cilíndrica, a cônica e a azimutal. Esta representação é obtida com a projeção da superfície terrestre, com os paralelos e os meridianos, sobre um cilindro em que o mapa será desenhado.
A forma de representação cartográfica utilizada nos dois mapas chama-se anamorfose geográfica ou cartográfica, que consiste em forma de representação do espaço geográfico com distorção da proporcionalidade entre os territórios para adequá-los aos dados quantitativos do mapa.
É possível afirmar que, nesta projeção: a) os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 90°, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas. ... c) Incorreta – existem grandes distorções nessa projeção no que se refere ao tamanho das massas continentais.
As Projeções Cartográficas têm por objetivo representar a Superfície Terrestre ou parte dela em uma superfície plana, sendo a base para a construção de mapas. Uma projeção cartográfica pode ser definida como um sistema plano de meridianos e paralelos sobre os quais pode-se gerar um mapa.
A projeção cartográfica é um tipo de traçado sistemático de linhas numa superfície plana, onde se desenvolve paralelos de latitude e meridianos de longitude do globo Terrestre ou de parte desse globo, é muito utilizado para a construção dos mapas.
Projeção Azimutal: Parecida com a cônica obtém um plano tangente a qualquer superfície da terra, pode ser entendida como se você tivesse tocado uma parte do globo com uma folha de papel e que o espelhou na folha é representado. A sua finalidade é representar regiões polares.
A Projeção de Peters é uma projeção cartográfica cilíndrica equivalente, ou seja, que mantém a proporção das áreas representadas, mas altera as suas formas. ... Além disso, nesse planisfério, a África é colocada no centro do mapa, ao contrário da projeção de Mercator, em que a Europa encontrava-se no centro.
Assim, essa projeção é também conhecida como Projeção Gall-Peters. Essa projeção corresponde a uma projeção cilíndrica equivalente e sua principal característica é o achatamento no sentido leste-oeste e a deformação no sentido norte-sul.
A Projeção de Mercator é uma projeção cartográfica cilíndrica elaborada pelo geógrafo, cartógrafo e matemático Gerhard Mercator (1512-1594). ... A projeção de Mercator é do tipo conforme, isto é, conserva o formato dos continentes, mas altera a dimensão de suas áreas.
A projeção de Peters se propõe a ser uma projeção mais solidária entre os países do mundo, tirando o destaque que era dado aos antigos países colonizadores e dando destaque aos países que foram colônias no passado.
A projeção elaborada por Mollweide é do tipo equivalente, ou seja, conserva o tamanho das áreas, mas altera as suas formas. Dessa forma, assim como toda projeção cartográfica, ela apresenta algumas distorções, que aumentam à medida que se afastam do ponto central representado (observe a figura no início do texto).
Resolução: A) O fato de ser pouco utilizada está ligado ao fato dela trazer uma visão que valoriza o mundo subdesenvolvido, fato que a faz receber muitas críticas por restringir o continente europeu.
A projeção de Mercator pode ser considerada essencialmente eurocêntrica por privilegiar a manutenção dos formatos gerais dos países em detrimento da correta representação de seu tamanho, o que implica em uma representação dos países do Hemisfério Norte como maiores do que realmente são.