A letra C começou por representar a letra G, porque os etruscos não utilizavam letras consoantes oclusivas. Já os romanos utilizaram a letra C para representar a letra K e a letra G. Alguns académicos defendem ainda que inicialmente a letra C era a representação de um camelo.
Esse grupo inclui principalmente letras manuscritas e decorativas, que nem sempre têm um padrão estável e mantido ou têm como principal função não tanto expressar no nível escrito, mas no nível da imagem .
O grupo dos lineares inclui em um grande conjunto os tipos de letras sem serifas ou leilões. Eles são mais limpos e informais e foram introduzidos para uso comercial e publicitário. Dentro deles, podemos encontrar quatro grandes grupos:
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O termo caligrafia se refere à arte de escrever utilizando belos signos para a formação de letras e palavras. O ideal é usá-la de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursiva pode significar um desafio e um status de prestígio para o estudante.
Imitação da letra que surge ao usar instrumentos de escrita, como a caneta ou o pincel, ao escrever. Eles geralmente estão em itálico e pode até não haver separação entre as letras que estão sendo unidas. Uma fonte desse tipo é Hyperion.
De fato, esse sistema de classificação é um dos mais utilizados em todas as áreas e aceito como padrão pela International Typography Association. Com o tempo, passou por revisões, sendo a última feita pela associação mencionada: Vox-ATypI. Nesta última revisão, os tipos de letras são classificados nos seguintes grupos.
Humanistas : Recuperação parcial dos estilos renascentistas e com alguma semelhança com o clássico humano e garaldas (embora sejam diferentes desses, além de não terem leilão). Um exemplo: a fonte Gill Sans.
Os didonas devem seu nome ao tipógrafo francês Didot, embora mais tarde seu estilo tenha sido aperfeiçoado por Bodoni. Eles apareceram por volta do século XVIII para se diferenciar das fontes dos antigos regimes, na época da Revolução Francesa. Nesse tipo de letra, a diferença entre os traços é muito acentuada e há pouca separação entre cada letra. Century e Madison são exemplos desse tipo de letra, também chamado Modern Roman.
Esse grupo é caracterizado por não ter serifa, seus caracteres sendo arredondados e sem nenhuma ornamentação nas extremidades. É um tipo de letra simples e fácil de ler , com uma aparência mais limpa e mais informal do que aqueles com serifa. Também chamado de pau seco. Um dos exemplos mais conhecidos desse tipo de letra é o que aparece na fonte Arial.
Eles são chamados humanos, humanísticos ou venezianos, em um tipo de letra semelhante ao dos manuscritos do século XV, na Veneza renascentista . Eles têm leilões pequenos, com pouca diferença e contraste entre os traços (não há grande diferença entre uma linha larga e fina) e com ampla separação entre as letras. Algumas fontes que usam esses tipos de letras são o Centaur e o Jenson.
As garaldas, também chamadas de aldinas, são um tipo de tipografia caracterizada por um contraste mais acentuado entre traços finos e grossos, embora suas proporções sejam mais finas e estilizadas. Eles devem ser nomeados Claude Garamond e Aldo Manucio, tipógrafos do século XVI. Outro dos nomes dados a esse tipo de letras é o de Antiguas. Exemplos disso são as fontes Garaldus e Palatino .
Ao fazer uma classificação nos tipos de letras, é importante levar em consideração que existem muitos fatores em que seus autores podem ser corrigidos: o traçado, a espessura das linhas, a presença ou ausência de leilões, a forma ( mais arredondado ou mais quadrado), a direção do seu eixo, manutenção ou variabilidade na espessura.
Grotesco : Semelhante à mecânica, mas sem acabamentos, eles parecem um pouco quadrados e têm algum contraste entre os traços. Um exemplo seria o Franklin Gothic.
Também é necessário ter em mente que a escrita, como a linguagem oral, também evolui e muda ao longo do tempo, gerando novos tipos de ortografia e usos para ela. Em geral, além disso, deve-se notar que diferentes tipos de letras podem ser mais ou menos adequados em diferentes contextos, embora isso faça mais referência ao seu uso do que ao tipo de ortografia propriamente dito.
Inicialmente nascidos na Royal Press, os tipos de letra conhecidos como reais ou de transição são caracterizados por serem praticamente completamente verticais (os anteriores, o eixo de parte das letras é mais oblíquo) e por diferenciar traços grossos e finos. mais marcado que nos anteriores. Ele reúne características de tipos de letra clássicos e modernos , embora seja identificado com o primeiro grupo. O conhecido Times New Roman faz parte deste grupo, assim como muitos outros, como o Baskerville ou o Century Schoolbook.
Semelhante aos anteriores, mas realizado com mais separação e de maneira aparentemente mais caligráfica. Mais publicidade e usada para destacar e tornar a escrita mais visual . O tipo de fonte Klang ou Cartoon é alguns dos tipos incluídos neste grupo.
Segundo o site QUERO CONCEITO a caligrafia é considerada uma arte pois seleciona os signos mais expressivos, elegantes e harmônicos para transmitir uma mensagem escrita e desta forma torná-lo mais visual e interessante aos olhos de quem o leem, além de estar absolutamente legível. E por outro lado, a palavra caligrafia também se refere ao conjunto de características da escrita de uma pessoa.
E é que ao longo da história e desde a invenção da escrita e as primeiras grafias geradas para representar nossas idéias, um grande número de tipos de letras ou tipografias surgiu , mesmo dentro do mesmo idioma. Existem tantas opções que várias tentativas de classificação foram feitas, das quais neste artigo veremos dois exemplos concretos.
Grupo que reúne as letras do tipo gótico, são muito ornamentais e geralmente apresentam formas pontiagudas. Fraktur é um exemplo. Na classificação original do Vox, eles estão incluídos nos anteriores, mas a Associação Internacional de Tipografia decidiu separá-los.
Este último grupo incluiria todos os tipos de ortografia que não correspondam ao alfabeto latino . Assim, alfabetos como grego, árabe, chinês ou hebraico entrariam nessa classificação.