Você provavelmente conhece os prejuízos que ter uma má postura pode trazer para a sua saúde, mas será que você sabe o que são os desvios posturais? Entenda quais são os tipos, as causas e o tratamento para desvios na postura.
Esse corpo fará tudo para não sofrer, mesmo que esse esquema adaptativo comprometa a nossa mobilidade, levando a um desgaste excessivo de energia, e deformações corporais posteriormente.
A escoliose acontece quando as vértebras da coluna torácica encontram-se desviadas lateralmente, rodadas, formando um C ou S, o que pode afetar a cervical, dorsal, e/ou lombar. Essa alteração pode ser grave quando afeta bebês e crianças, e pode haver necessidade de realizar cirurgia.
Considerando que já compreendemos os mecanismos de adaptação utilizados pelo corpo, podemos começar a entender como funcionam os desvios posturais em si. Trouxemos abaixo um resumo de cada um dos desvios posturais mais comuns, além de suas características biomecânicas.
A contração dessa musculatura tem que estar corretamente ativada para que a região lombar fique estabilizada, porém como é uma musculatura tônica, sua contração tem que ser intermediária e contínua sem realizar movimentos rápidos e fortes para que ela não fadigue.
Principais sintomas: além da aparência de corcunda, a cifose pode ter como principais sintomas dor na região superior das costas, dificuldade para manter o corpo reto, podendo haver muita dor quando essa posição é forçada, fraqueza ou formigamento nos braços e pernas e dificuldade para respirar, em alguns casos.
Os vícios posturais surgem quando o Sistema Nervoso Central identifica as nossas posições, mesmo quando erradas, como normais. Quando precisamos permanecer por longos períodos na mesma posição, seja sentado ou em pé, a coluna recebe grande sobrecarga de peso, e é nesse momento que se instalam os vícios posturais.
Digo isso porque o estudo dos dados anatômicos e biomecânicos é essencial para que os profissionais possam traçar suas condutas. A partir das lógicas do corpo, entendemos três leis o regem.
Devido ao comportamento não linear das estruturas ligamentares, em torno da posição articular neutra, encontra-se uma região de elevada frouxidão, ou baixa rigidez. Essa região, a zona neutra, permite que os deslocamentos ocorram com o mínimo de resistência interna das estruturas passivas.
O transverso do abdômen é o grande responsável pela manutenção tônica da coluna e talvez o músculo mais estudado hoje em dia pela disposição de suas fibras. Pelo fato da coluna lombar não possuir nenhum músculo eretor, o transverso abdômen, junto com o diafragma, o multifídeo e os músculos do assoalho pélvico se tornam os grandes responsáveis pela manutenção tônica postural sendo também responsáveis pelo aumento da pressão intracavitária (PIA).
Caracteriza-se pelo apagamento, ou por vezes, até a inversão da curvatura torácica, isto porque as técnicas vigentes até o momento são extremamente retificadoras, e até pelo mito gerado por nossas mães e avós de que devemos manter a coluna ereta.
A fisioterapia traz os mesmos benefícios que os exercícios físicos, mas com a orientação de um fisioterapeuta os resultados podem ser melhores.
Diferentemente de outras deformidades, a lordose é caracterizada por uma curvatura para dentro, o que ocasiona dores fortes na lombar. Mais comum em mulheres idosas e muitas vezes relacionada à osteoporose, a cifose é caracterizada pelo arredondamento acentuado das costas para frente.
A segunda curva secundária é formada quando a criança passa da posição de quadrúpede para bípede e é chamada de lordose lombar. As curvaturas secundárias são mais flexíveis, em contrapartida mais frágeis.
Um pequeno desvio na coluna não é grave e pode ter como consequência apenas a dor nas costas em determinados momentos, como ao permanecer muito tempo de pé ou sentado. No entanto, nos casos mais graves, quando o desvio na coluna é grave e pode ser observado à olho nu, o indivíduo pode apresentar intensa dor nas costas, parestesia, quando os nervos estão afetados, o que dá origem a sintomas como fraqueza muscular, formigamento ou queimação. Essas pessoas tem maiores chances de desenvolver hérnia de disco e bicos de papagaio, apresentando intenso desconforto.
Aliás, se você sofre com as dores na coluna, veja quais são os remédios para dor na coluna mais usados e converse com seu médico sobre o uso de algum deles em seu tratamento.
Alterações na coluna representadas por desvios anormais ou acentuamento de curvas normais já existentes é o que chamamos de desvios posturais.
Consequências da má postura A má postura pode acarretar alterações na coluna vertebral, especialmente nas regiões cervical e a lombar. A inversão da curvatura nessas regiões são os problemas mais encontrados, além de poder desencadear dores geralmente difusas e que se espalham para os ombros.
As principais lesões causadas pela má postura