Os ritmos encontrados em uma Parada Cardíaca são: Fibrilação Ventricular (FV), Taquicardia Ventricular sem pulso, Assistolia, Atividade Elétrica sem Pulso (AESP).
Marca-passo regula frequência cardíaca mínima do coração e aumenta longevidade. Encontre seu pulso no pescoço ou no punho e conte o número de vezes que seu coração bate em um minuto. O número resultante é sua frequência cardíaca, que recebe a sigla bpm (batimentos por minuto).
O primeiro mês após a cirurgia de colocação do marcapasso é o período em que se deve evitar praticar atividade física, dirigir e fazer esforços como pular, carregar bebês no colo e levantar ou empurrar objetos pesados.
A bateria do marcapasso é de lítio e geralmente dura entre seis e doze anos. A vida da bateria depende de quanto o marcapasso tem que trabalhar e como é programado de acordo com sua condição cardíaca particular.
A troca do gerador de marcapasso é realizada quando a bateria interna, que gera os pulsos que fazem o coração contrair, estão com carga elétrica diminuída. Isto é percebido durante o exame que deve ser feito periodicamente com o médico cardiologista ou cirurgião cardiovascular que implantou o gerador.
O coração tem seu próprio “marcapasso natural”, chamado nó sinusal ou nó sinoatrial.