De forma direta, a remela também é um tipo de secreção ocular. Inclusive, remela é como chamamos popularmente a secreção nos olhos. Acordar com alguma secreção seca e amarelada, clara e pegajosa ou fina e aquosa como a lágrima, no canto dos olhos, é normal.
A moça que você vai ver no vídeo, literalmente, coloca catarro pelo olho. Como isso pode acontecer? Bom, com certeza não se trata de algo que acontece todos os dias, por isso é tão interessante, ao mesmo passo que é uma das coisas mais nojentas que você vai ver na vida.
As alterações nos olhos causadas pela COVID-19, ainda não estão totalmente esclarecidas, mas parecem ocorrer devido ao agravamento de uma doença pré existente nos olhos ou danos diretos nos nervos, vasos sanguíneos ou outras estruturas dos olhos, causados pelo coronavírus.
A síndrome do olho seco, também conhecida como ceratoconjuntivite seca, é um distúrbio crônico que ocorre devido à deficiência na produção de lágrima ou à evaporação excessiva da lágrima, que é responsável por lubrificar o globo ocular, e pode causar excesso de remela no olho, além de sensação de queimação, picada ou de cisco nos olhos, sensibilidade à luz e visão embaçada.
Geralmente, o catarro tem um ciclo de sete dias. Segundo a médica Daniella Porfírio Nunes, do Hospital Sugisawa, caso a secreção permaneça por mais que esse período, um antibiótico pode ser receitado pelo médico. "O mais importante é descobrir a causa, para dar um tratamento adequado", diz.
O catarro normal e saudável geralmente tem uma consistência mais líquida e, por isso, é facilmente reabsorvido pelo organismo e não dificulta a respiração. Porém, o catarro pode ficar mais espesso, especialmente devido a situações como:
Na dacriocistite, além da presença de remelas em maior quantidade, é comum também haver vermelhidão e inchaço nos olhos, além de aumento da temperatura local e febre, isso porque a obstrução do canal lacrimal pode favorecer a proliferação de alguns microrganismos, o que pode piorar a inflamação. Saiba identificar todos os sintomas da dacriocistite.
Quando surge sangue no catarro pode ser por diversas doenças desde pneumonia ou sinusite, até problemas mais sérios como como tuberculose, pneumonia ou câncer do pulmão. Entenda quando pode ser bronquite.
Se você está com remela nos olhos em excesso, observe a cor da remela e a frequência que você está precisando limpar os olhos. Uma secreção mais densa e amarelada pode ser sinal de infecção conjuntiva e o melhor a se fazer nesses casos é consultar o oftalmologista para receber o melhor tratamento.
A sinusite é uma inflamação dos seios nasais, que são pequenas cavidades que ficam no crânio, em redor do nariz e dos olhos, geralmente provocada por doenças alérgicas, no entanto, quando causada por ou infecções bacterianas, pode levar ao acúmulo de catarro verde no nariz.
A DPOC, ou doença pulmonar obstrutiva crônica, é uma condição inflamatória dos pulmões causada por doenças respiratórias, como bronquite crônica ou enfisema pulmonar, que promovem o fechamento dos brônquios ou bronquíolos, dificultando, o fluxo de ar e a respiração.
O que fazer: deve-se consultar o oftalmologista para que seja identificada a causa da ceratite e ser indicado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de colírios antibióticos ou pomadas oftalmológicas com o objetivo de eliminar o excesso de microrganismos e aliviar os sintomas. Nos casos mais graves, em que há comprometimento da visão, pode ser necessário realizar cirurgia de transplante de córnea para restabelecer a capacidade visual. Conheça mais sobre a ceratite.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
A cor verde do catarro é resultado da presença de neutrófilos nas vias aéreas, que são células de defesa do sistema imunológico responsável por combater infecções, e que produzem uma proteína de cor verde que é dissolvida no muco, deixando o catarro verde, sendo que a cor verde mais clara ou mais escura varia de acordo com a quantidade da proteína. Veja o que quer dizer cada cor de catarro.
Estas cores normalmente surgem quando estão presentes neutrófilos nas vias aéreas, que são células de defesa do organismo que produzem uma proteína verde que é dissolvida no catarro, sendo que a cor varia de acordo com a quantidade da proteína. Desta forma, este tipo de catarro pode indicar uma infecção das vias respiratórias ou dos seios nasais, como sinusite ou pneumonia, por exemplo.
A síndrome do olho seco é mais frequente em pessoas que costumam ficar muito tempo no computador ou no celular ou que trabalham em ambientes muito secos ou com ar condicionado, mas também pode surgir devido ao processo natural de envelhecimento do corpo, menopausa ou condições de saúde, como artrite reumatóide, síndrome de Sjogren, lupus ou blefarite.
O que fazer: deve-se realizar o tratamento indicado pelo pneumologista, que normalmente inclui o uso de antibióticos, broncodilatadores ou corticoides, para combater a infecção e aliviar os sintomas respiratórios. Veja outras opções de tratamento da DPOC.
A pneumonia bacteriana é uma infecção nos pulmões causada por bactérias como Streptococcus pneumoniae, Klebsiella pneumoniae ou Staphylococcus aureus, por exemplo, levando ao surgimento de tosse com catarro verde grosso, que em alguns casos, pode conter sangue.
O que fazer: é importante consultar o oftalmologista para que seja confirmado o diagnóstico, identificada a causa da conjuntivite e iniciado o tratamento mais adequado, que normalmente envolve o uso de lágrimas artificiais, ou pomadas ou colírios com antibióticos e anti-histamínicos para aliviar os sintomas e combater a infecção.
Geralmente, o paciente com gripe ou resfriado pode ter conjuntivite, por estar infectado com um vírus, desenvolvendo sintomas como olhos vermelhos, sensibilidade à luz, sensação de corpo estranho, edema palpebral e dor ocular.
A dacriocistite é a inflamação do canal lacrimal que pode surgir devido ao seu entupimento, por condições congênitas, ou seja, o bebê já nasce com o canal bloqueado, ou ser adquirido ao longo da vida, como consequência de doenças, fraturas no nariz ou acontecer após rinoplastia, por exemplo.
Em geral, os olhos produzem secreções (transparente ou amarelada), consideradas normais – a chamada remela – ou outras que podem ser sinal de irritação provocada por algo mais grave como infecções ou até um cisco no olho.
Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal, pois ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas como dor e pressão no rosto. Veja como fazer este tipo de lavagem do nariz.
Geralmente, o muco não apresenta cheiro, mas a existência de bactérias pode provocar o surgimento de um odor leve. “O catarro é uma secreção que se forma no interior das vias aéreas ou do pulmão após uma infecção. Na realidade, é material purulento (com pus) que está sendo expelido pela pessoa”, afirma o especialista.
Use uma compressa quente Uma compressa quente é a maneira mais eficaz de tratar um terçol. O calor ajuda a dissolver o pus e o óleo, de modo que possa drenar naturalmente. Molhe um toalhete limpo com água morna. Certifique-se de que a água não está muito quente.
Uma espinha no olho pode ser causada, geralmente, por bactérias que infectam o folículo dos cílios ou as glândulas da pálpebra. Outra possível causa da espinha no olho é caso você tenha algum quadro de blefarite por muito tempo.
O que causa o calázio O calázio é causado pelo bloqueio das glândulas localizadas nas pálpebras inferior ou superior e, por isso, é mais comum de acontecer em pessoas que possuem seborreia, acne, rosácea, blefarite crônica ou que têm conjuntivite recorrente, por exemplo.
Como evitar o terçol
Após 1 ou 2 dias, um calázio é localizado no corpo da pálpebra. Normalmente, um nódulo indolor ou pequeno se desenvolve. Um calázio geralmente drena através da superfície interior da pálpebra ou é absorvido espontaneamente ao longo de 2 a 8 semanas; raramente persiste por mais tempo.
Não se deve espremer e muito menos furar o terçol. É muito importante procurar um médico oftalmologista para o diagnóstico e tratamento adequado.
Em termos de tratamento caseiro ou natural do calázio, a aplicação de compressas quentes nas pálpebras por cerca de 10 minutos, várias vezes ao dia, permite-lhe reduzir o edema (o inchaço), suavizando a gordura na glândula bloqueada, o que deve ajudar o quisto a drenar, de forma natural, resolvendo desta forma o ...
Para fazer as compressas mornas, basta mergulhar uma gaze esterilizada em água morna, verificando antes a temperatura da água com o pulso, para não queimar a pele ou o olho. A seguir, deve-se colocar a gaze em cima do terçol durante 5 minutos e repetir 2 a 3 vezes durante o dia, sempre com uma água nova.