Apropriadamente, os proprioceptores estão localizados nos músculos (fusos musculares), tendões (órgãos tendinosos de Golgi) e nas cápsulas articulares (corpúsculos de Ruffini)....
Os proprioceptores são órgãos sensitivos localizados nos músculos, tendões e ligamentos. Eles recebem e transportam para o sistema nervoso central informações sobre tensões, pressões ou distensões nas variadas partes do corpo, para que o cérebro decida como reagir e manter o equilíbrio.
Realizar exercícios de propriocepção em consultas de fisioterapia é importante, não só para melhorar o equilíbrio e os movimentos precisos do corpo, mas também para evitar a piora de lesões esportivas, como distensão muscular, ensinando o corpo como se movimentar para proteger a área afetada.
Nesse processo, a autopercepção da posição estática e dinâmica do corpo – conhecida como propriocepção – previne lesões e protege articulações. Isso acontece porque a propriocepção atua na capacidade do corpo de reconhecer seu estado no ambiente externo e de mantê-lo equilibrado e em segurança.
A propriocepção do joelho, do quadril e do tornozelo foi avaliada por meio do teste de reprodução do ângulo articular (KASTEN et al., 2009). Para avaliação no tornozelo, o sujeito foi posicionado sentado em uma maca que permitia que os pés ficassem suspensos. Seus olhos foram vendados.
Quando o assunto é o corpo humano, o equilíbrio é a base para a realização correta de qualquer movimento. Para conseguir desempenhar uma atividade física, o indivíduo precisa, primeiramente, ser capaz de resistir às forças da gravidade. ... Ele é responsável pela coordenação motora e pelos equilíbrios estático e dinâmico.
O treino proprioceptivo aumenta a estabilidade postural e articular, cinestesia da articulação e reduz marcadamente o tempo de ativação dos músculos do tornozelo. Uma boa postura maximizará a função dos músculos e articulações, ajuda no bem estar e no desempenho.
O Balancim é utilizado para treino de propriocepção e equilíbrio, com isso ajuda a fortalecer os membros inferiores também, fazendo com que os movimentos do corpo sejam mais precisos e evitando a piora de lesões ortopédicas, esportivas e neurológicas.
Alguns exercícios para fortalecer as pernas e que podem ser feitos em casa são: