São eles: o osso frontal, o maxilar superior, o etmoide, o esfenoide e o osso temporal.
Os sesamoides são pequenos ossos acessórios localizados nos tendões e nos músculos, cuja função é facilitar a movimentação fisiológica do tendão, apesar de, em alguns casos, causar doenças(1).
Os ossos sesamóides são ossos articulares inseridos em tendões ou ligamentos que lhes fornecem apoio extra e reduzem a pressão sobre os restantes tecidos. Existem diversos ossos sesamóides cujos números variam aleatoriamente na "palma" da mão, nas bases dos dedos.
Funções em geral dos ossos incluem sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.
O osso mais forte do esqueleto humano fica no crânio. É a mandíbula, chamada também de maxilar inferior.
O fêmur é considerado o maior osso do corpo humano, e encontra-se localizado na coxa, entre o quadril e o joelho, sendo um dos ossos mais importantes do nosso corpo. O fêmur consegue suportar grandes pressões e cargas, nos dando equilíbrio e sustentação.
Principais ossos do Corpo Humano
Por fim, os membros superiores são as estruturas do corpo humano que apresentam o maior número de ossos quando consideramos o seu conjunto: 64 unidades de ossos. Quatro deles estão localizados no que conhecemos como cintura escapular, sendo 2 clavículas e 2 omoplatas.
Segundo Tirapelli, o esqueleto humano é constituído por 206 ossos considerados constantes, mas o número pode variar de acordo com alguns aspectos, “principalmente a idade. O número de ossos diminui com a idade e, também, segundo critérios de contagem utilizados pelos anatomistas.”
O corpo humano tem 206 ossos, mas a mulher tem uma costela a menos que o homem.