Os movimentos bordejantes de abertura posterior no plano sagital ocorrem como um movimento de dobradiça em dois estágios. ... A posição superior condilar máxima da qual um movimento de rotação pode ocorrer é chamada de posição de relação cêntrica.
Para o côndilo, definimos como movimento de Bennett, ou seja, o que ocorre no côndilo do lado para o qual a mandíbula se desloca (Figura 17b). Nos dentes, o lado contrário ao lado de trabalho é o lado de balanceio e no côndilo de balanceio o que se forma é o ângulo de Bennett (que é observado no plano horizontal).
O tecido retrodiscal é uma estrutura fina, possuindo intensidade de sinal homogênea intermediária na posição de boca fechada. Em alguns casos, o tecido não pode ser identificado claramente em razão da justaposição deste com o complexo fi brocartilagem-camada sinovial-osso cortical da fossa articular e do côndilo(9).
A articulação da mandíbula no osso temporal (ATM) é das que mais trabalha. Basta falar ou mastigar, para que os músculos, tendões, ligamentos e cartilagens que a constituem entrem em atividade.
Casos de retrusão mandibular são caracterizados quando a mandíbula possui um recuo que impede o perfeito encaixe dos dentes. Um dos problemas mais comuns da retrusão mandibular é a má oclusão de classe II. Em 40% dos casos, ela é diagnosticada em pacientes na faixa dos 12 anos.
Músculo Masseter – além de ser elevador, atua na projeção anterior da mandíbula e na lateralização. Músculo Pterigóideo Medial – paralelo ao masseter, é também elevador e age em conjunto com o masseter na protrusão e na lateralização da mandíbula, com boca fechada.
O músculo digástrico é um pequeno músculo pareado, localizado no compartimento anterior do pescoço. Ele pertence a um grupo de músculos chamado de músculos supra-hióideos. Além do digástrico, este grupo também contém os músculos milo-hióideo, gênio-hióideo e estilo-hióideo.