Ecologia = Ciência que estuda as relações entre os seres vivos entre si e destes com o meio ambiente. Ecossistema = Local de interação entre seres vivos (fatores bióticos) e fatores físicos e químicos (fatores abióticos). ... Relações ecológicas = São as relações que os seres vivos possuem uns com os outros.
Os níveis de organização em Ecologia são, basicamente, a população, a comunidade, o ecossistema e a biosfera. Esse último é o local do planeta onde existe vida.
A ecologia pode ser considerada uma das ciências mais complexas e amplas, pois para compreender o funcionamento da natureza, ela envolve o estudo de diferentes campos de estudo, como evolução, genética, citologia, anatomia e fisiologia.
A Ecologia, de uma maneira geral, pode ser subdividida em dois tipos principais: a autoecologia e a sinecologia. Na autoecologia, o estudo é voltado para um organismo ou espécie, analisando-se seu comportamento e suas características biológicas.
A Ecologia é a área da Biologia responsável por estudar as relações que seres vivos estabelecem entre si e com o meio em que vivem. Ecologia é um termo derivado do grego que é formado pela junção das palavras “oikos”, que significa casa, e “logos”, que significa estudo.
Conceitos de Ecologia, tais como habitat, nicho ecológico, população, comunidade e ecossistema, devem ser estudados para o melhor entendimento dessa parte da Biologia. Ecologia é uma palavra que vem dos termos gregos oikos, que significa casa, e logos, que significa estudo.
Uma população pode ser definida como um grupo de organismos pertencentes à mesma espécie e que vivem em uma mesma área geográfica.
Organismo: o menor nível de estudo da ecologia, o organismos e refere à qualquer ser vivente em sua individualidade, ou seja, qualquer corpo funcional formado por células, tecidos e órgaos é um organismo. Basicamente, um organismo é um ser vivo, um indivíduo.
Espécie é uma nomenclatura que designa indivíduos morfologicamente semelhantes e são capazes de produzir descentes férteis. População é o grupo, o conjunto de tal espécie, ou seja, é uma mesma espécie que vive em uma determinada comunidade, formando as populações.
Um ecótono é uma região resultante do contato entre dois ou mais biomas fronteiriços. São áreas de transição ambiental, onde entram em contato diferentes comunidades ecológicas – isto é, a totalidade da flora e fauna que faz parte de um mesmo ecossistema e suas interações.
Verificado por especialistas. A) 6 níveis tróficos (produtor e, 4 consumidores e os decompositores);
A cobra, que se alimenta do rato, ocupa o terceiro nível trófico, o de consumidor secundário (carnívoro). A águia, que se alimenta da cobra, ocupa o quarto nível trófico, o de consumidor terciário (carnívoro). Os decompositores, geralmente, não são representados nas cadeias, pois atuam nos diversos níveis tróficos.
Os níveis tróficos nada mais são do que grupos de organismos que possuem hábitos de alimentação semelhantes e que conseguiram seu alimento pelo mesmo número de passos em uma cadeia alimentar. Todas as plantas, por exemplo, ocupam o mesmo nível trófico, assim como todos os animais herbívoros.
Os decompositores são os seres vivos responsáveis por realizar a reciclagem da matéria orgânica na cadeia alimentar. Os decompositores são representados pelos fungos, bactérias e alguns protozoários. A decomposição é o resultado da ação dos decompositores.
Produtores: produzem a própria energia, como as plantas e o fitoplâncton. Consumidores: animais que se alimentam de produtores e/ou outros consumidores; podem ser herbívoros, onívoros ou carnívoros. Decompositores: ocorrem em todos os níveis e decompõem matéria orgânica, devolvendo o essencial para a natureza.
Dentro da biologia alguns seres desempenham o importante papel de reciclar a matéria orgânica. Eles são classificados como seres decompositores. Fazem parte desse grupo os fungos, as bactérias, e os protozoários.