Os fenômenos cadavéricos abióticos imediatos são: perda da consciência; desaparecimento dos movimentos e do tonus muscular, perda dos movimentos respiratórios e dos batimentos cardíacos, perda da ação reflexa a estí- mulos táteis, térmicos e dolorosos e perda das funções cerebrais.
São considerados fenômenos abióticos consecutivos da morte: A. cessão da respiração, abolição da motilidade, esfriamento cadavérico. ... arreflexia, cessão da respiração, espasmo cadavérico.
Há ainda os fenômenos transformativos que podem ser de dois tipos: destrutivos e conservadores. Os sinais destrutivos são: a autólise, putrefação e maceração; e os conservadores são: mumificação, saponificação, calcificação e corificação (FRANÇA, 2018).
Os fenômenos conservativos, tal como o nome sugere, permitem um atraso no processo de decomposição do cadáver e uma falsa conservação do mesmo. São provocados essencialmente pelas condições ambientais e do próprio corpo e são classificados como: saponificação e mumificação(29).
Num sentido genérico podemos dizer que há três espécies de morte: Real; Civil; Presumida.
A cobertura de Morte Natural ou Acidental (MNA), também conhecida como Morte Qualquer Causa, é a cobertura básica que garante o pagamento de uma indenização ao(s) beneficiário(s) em caso de morte do segurado por qualquer causa (natural ou acidental), exceto se for decorrente dos riscos excluídos definidos nas condições ...