Basicamente eua e china estao brigando economicamente por poder e o brasil esta no meio da briga pois relacionamos com os 2 paises. E a omc tem como papel regular tudo isso, pra que os paises disputem de forma justa e consigam resolver essa briga que provavelmente n vai ser resolvida por enquanto.
Resposta. Resposta: Pode causar danos à economia do Brasil porque os dois são importantes Estados comerciais para o nosso país, essa guerra pode atrapalhar a exportação de matéria prima tornando os produtos do comércio interno mais caro.
RIO E BRASÍLIA - A retração de 6,8% no primeiro trimestre da economia na China, o principal parceiro comercial do Brasil, pode afetar as exportações de commodities, como soja, minério de ferro e petróleo.
Indústria automobilística
Exportações para os EUA em 2019
Os Estados Unidos são hoje o segundo principal parceiro comercial brasileiro, com participação de 12,4%, atrás da China (28,4%). Segundo dados oficiais dos EUA até novembro de 2020, o Brasil foi o 17º principal parceiro comercial de bens.
Hoje, os principais produtos da pauta de exportações brasileira para o país são semimanufaturados de ferro e aço, petróleo, celulose e café. Juntos, esses produtos responderam por quase 30% dos embarques para os EUA em 2018, de acordo com os dados do Ministério da Economia referentes a 2018.
Compostos organo-inorgânicos. Obras de ferro ou aço e outros artigos de metais comuns. Partes e acessórios dos veículos automotivos. Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos.
Explicação: o Brasil é um grande exportador especialmente de produtos agrícolas como grãos. é o maior parceiro enconômico do país só poderia ser a China que bate os recordes de importação de produtos do agronegócio brasileiro, seguido pelos EUA.
Em 2019, o volume importado do Brasil pela China movimentou um total de US$ 63,3 bilhões. O valor representa uma queda de 0,9% em comparação com o ano anterior. O país asiático representa uma fatia de 28,1% entre as exportações brasileiras.
Ao mesmo tempo em que as exportações para a China ganharam espaço, as importações de produtos chineses, sobretudo de componentes eletrônicos, também cresceram. Em 2020, 21,4% dos produtos importados pelo Brasil vieram de lá, ante 14,1% das compras feitas uma década antes, segundo estatísticas do Ministério da Economia.
Confira abaixo o Passo a passo para importar da China:
A China continental, incluindo Hong Kong, apresenta 124 empresas, cinco a mais do que o ano passado....As 10 primeiras empresas da lista: