Caixa, estoques e recebíveis são todos componentes do capital de giro de uma empresa, embora não sejam valores constantes. Por isso, ele pode ora estar concentrado em inventário, ora em liquidez.
Como conseguir capital de giro para empresa: 6 opções
Os investimentos desse capital podem ser direcionados para produtos do mercado financeiro, como títulos públicos, fundos de investimentos ou ações de empresas listadas na BM&FBovespa.
Mas o que é giro de caixa? Como sugerimos, o giro de caixa é um importante indicador financeiro, que define quantos ciclos financeiros o caixa de uma empresa tem durante o período de 12 meses, ou seja, um ano.
Nesse caso, se você quiser calcular a Necessidade de Capital de Giro – NCG, você deve aplicar a seguinte fórmula:
O Capital de Giro diminui quando a empresa realiza novos investimentos em bens do ativo imobilizado (aumento dos imobilizados). ... Embora esta condição aumente o risco de insolvência, a empresa poderá se desenvolver, desde que sua Necessidade de Capital de Giro seja, também negativa.
NIG sobre Vendas
Para saber como calcular a necessidade de Capital de Giro (NCG) de uma empresa, o primeiro passo é conhecer bem os Prazos Médios de Pagamento e Recebimento: ... Por exemplo, se sua empresa vende parcelado em 3x sem entrada, seu prazo médio de recebimento vai ser de 33% em 30 dias, 33% em 60 dias e 34% em 90 dias.
A fórmula para realizar o cálculo do capital de giro é bastante simples: Para calcular o Capital de Giro líquido (CGL), basta somar os Ativos Circulantes (AC) e reduzir os Passivos Circulantes (PC): CGL = AC – PC.
A variável Necessidade Líquida de Capital de Giro (NLCG) constitui-se na principal determinante da situação financeira das empresas. O seu valor revela os recursos necessários para manter o giro dos negócios.