Para determinar a camada de valência através da tabela periódica é preciso identificar o período e a família do elemento. Assim, enquanto a família 1A apresenta 1 elétron de valência, a 2A apresenta 2, e assim sucessivamente.
A valência de um elemento químico indica a quantidade de ligações químicas que ele realiza para ficar estável. ... Por outro lado, o oxigênio realizava sempre duas ligações e o nitrogênio, três ligações. Os elementos das famílias desses elementos realizavam a mesma quantidade de ligações que eles.
Resposta. A camada de valência do átomo é a última camada (K, L, M, N, O, P ou Q). A subcamada de valência do átomo é o último subnível a ser preenchido de acordo com o diagrama de Pauling (das diagonais.)
Em cátions, há a presença de carga positiva, ou seja, há deficiência de elétrons nesse tipo de átomo. ... Exemplo: o átomo de Ferro em seu estado neutro possui 26 elétrons e a seguinte distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6. Notamos que sua camada de valência possui 2 elétrons, representada por 4s2.
Resposta:Os metais tendem a doar elétrons. Como os ametais tendem a receber, eles se atraem mutuamente e acabam por formar uma ligação iônica.
Para formar um composto iônico é necessário pelo menos um metal e um não metal. O elemento metálico geralmente é um íon de carga positiva (cátion), e o elemento não metálico um íon de carga negativa (ânion). ... Como a atração entre os íons ocorre em todas as direções forma-se uma grade denominada retículo cristalino.
Para ser um composto iônico, precisa haver a ligação entre um metal e um ametal, já ligação covalente entre dois ametais.
Esse tipo de ligação geralmente ocorre entre elementos: não-metal e não- metal, hidrogênio e não metal, com o intuito de completar oito elétrons na sua camada de valência. Sendo assim, essa ligação será um compartilhamento de elétrons entre elementos.