EQST

Quais So As Vias De Administraço De Medicamentos?

Quais so as vias de administraço de medicamentos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais são as vias de administração de medicamentos?

Existem três vias de administração de medicamentos consideradas principais:

  • Oral;
  • Parental;
  • Subcutânea;
  • Nasal;
  • Retal;
  • Intra-vesical;
  • Nebulização;
  • Ocular;

Quais as vias de administração de medicamentos Injetaveis?

A administração por injeção (administração parenteral) inclui as seguintes vias:

  • Subcutânea (sob a pele)
  • Intramuscular (no músculo)
  • Intravenosa (na veia)
  • Intratecal (ao redor da medula espinhal)

Quais são as vias de administração intramuscular?

Aplicação de medicamentos: via intramuscular

  • Áreas de aplicação.
  • Deltóide: o paciente pode estar sentado ou deitado, com o antebraço flexionado sobre o tórax. ...
  • Dorso-glúteo: deitado em decúbito lateral e aplicar somente no quadrante superior externo. ...
  • Reto femoral e vasto lateral: sentado com a perna flexionada, ou deitado com o membro estendido.

Qual o volume máximo a ser administração via intramuscular?

O volume máximo aplicado não deve exceder 5ml. CONSIDERANDO Carey at ali. (2002), a administração de medicamentos parenterais intramusculares nas regiões dorso-glútea, ventro glútea e vasto lateral da coxa,l a 4 ml, não devendo exceder o volume de 5ml, sendo que na região deltoidiana o volume máximo deve ser 4ml.

Quais são os músculos para a via intramuscular?

Cinco músculos são geralmente selecionados como possíveis locais para administração IM de medicamentos, sendo eles: deltóide, dorsoglúteo, ventroglúteo, vasto lateral e reto lateral.

Quais são os sintomas de uma injeção mal aplicada?

A injeção intramuscular mal aplicada pode causar:

  • Dor intensa e endurecimento do local da injeção;
  • Vermelhidão da pele;
  • Diminuição da sensibilidade no local da aplicação;
  • Inchaço na pele no local da injeção;
  • Paralisia ou necrose, que é a morte do músculo.

São possíveis complicações da administração de medicamentos utilizando a via endovenosa exceto?

São possíveis complicações da administração de medicamentos utilizando a via endovenosa, EXCETO:

  1. Necrose.
  2. Flebite.
  3. Absorção incompleta.
  4. Reações alérgicas.

Quais as vantagens e desvantagens da via endovenosa?

A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).

Qual o volume máximo para a via endovenosa?

2 — Condições da droga: 2.

Quantos ml O deltóide suporta?

Aplicar o volume máximo de 2ml de medicamento no músculo deltóide e de 5ml, no vasto lateral, dorso glúteo e no ventroglúteo em cada aplicação e em clientes adultos.

Qual o ângulo da agulha na via endovenosa?

Esticar a pele com o polegar da mão não dominante, logo abaixo do local da punção, para manter a veia estável; AGULHA: Introduzir a agulha com a outra mão (bisel para cima), em um ângulo de 25 a 45º. Após o sangue fluir adequadamente na seringa, pedir ao paciente que abra a mão.

Quais são as indicações da administração de medicação da via endovenosa?

INDICAÇÕES: • Administração de medicamentos, especialmente substâncias irritantes que poderiam causar necrose tecidual se inoculados por outras vias. Administração de medicamentos com ação imediata. Administração de medicamentos com ação lenta e contínua. Controle rigoroso da dose do medicamento e/ou volume infundido.

Quantos ml pode ser administrado na via endovenosa?

As seringas mais apropriadas para a injeção endovenosa são as de 5,10 e 20 ml, já as agulhas devem ser longas, finas e com bisel longo. As agulhas utilizadas são a 25 x 08 e a 30 x 07 mm. É utilizado também o garrote e a braçadeira.

Quais os modos de administração de medicamentos via EV?

Pela via EV os medicamentos podem ser administrados diretamente na veia, no injetor lateral do equipo, pela bureta ou microfix, via soroterapia, scalp hidratado ou heparinizado ou através da bomba de infusão por infusão em bolus, contínua ou intermitente, em acesso venoso periférico, um acesso central ou uma porta de ...

Qual o risco de administrar um medicamento à base de óleo na via endovenosa?

Verificado por especialistas. O risco é possibilitar a formação de trombose e/ou embolia. A via intravenosa é a via parenteral mais comum, o qual o fármaco é introduzido diretamente na corrente sanguínea.

Pode administrar medicamento em artéria?

“Se injetar remédio endovenoso em artéria pode ter problema, como a Iatrogenia, que é uma complicação adversa de um procedimento.”

Qual é a via de administração de medicamentos com ação mais rápida porém invasiva e dolorosa?

1) Via Parenteral A ação é mais rápida e segura, não provocando irritação gástrica nem vômito. Pode ser utilizada para pacientes inconscientes, não há probabilidade de interferência pelos alimentos ou sucos digestivos e o fármaco não passa pelo fígado.

Qual etapa farmacocinética não ocorre após a administração de formas farmacêuticas para uso intravenoso ou intra arterial?

A etapa farmacocinética que não ocorre após a administração farmacêutica por via intravenosa ou intra-arterial é: a distribuição.

Quais condições patológicas podem afetar a farmacocinética de um medicamento *?

A idade do indivíduo determina variações fisiológicas importantes que podem levar a mudança significativa na farmacocinética. A genética do indivíduo também deve ser levada em consideração, uma vez que diferentes genéticas e/ou alterações de alguma enzima, poderá afetar a ações dos medicamentos.

Quais são as ações do nosso organismo após a administração do fármaco?

Os medicamentos quando estão em nosso organismo sofrem quatro formas de ação: absorção, distribuição, metabolização e excreção. É necessário que o medicamento passe por um desses estágios para que cause efeito, pois, é a partir da ação que o corpo comece a realizar uma resposta.

Qual é a principal via de eliminação dos fármacos?

Os medicamentos também podem ser eliminados através do suor e leite materno em menores quantidades, sendo que a principal via de excreção de fármacos é a via renal.