O Diretor dispões destas técnicas para aplicar em contexto dramático para colocar hipóteses trapeuticas.
Para Moreno, o Psicodrama foi definido como “a ciência que explora a verdade por métodos dramáticos”. Drama significa ação ou realização. Assim, esta metodologia possibilita o desempenho livre de papéis e seus vínculos, ampliando a espontaneidade e a criatividade.
Os principais objetivos do Psicodrama são restabelecer os potenciais de espontaneidade/criatividade das pessoas, desenvolver a percepção sobre si mesmo, o outro e o mundo, promover o desempenho adequado dos papéis e tornar a pessoa diretor, autor e ator de seu próprio drama, de sua própria vida.
O Psicodrama é um método de ação profunda e transformadora, que trabalha tanto as relações interpessoais como as ideologias particulares e coletivas que as sustentam. Sua aplicação é uma das mais eficientes e criativas nos campos da saúde, da educação, das organizações e dos projetos sociais.
Qual a origem do psicodrama? O psicodrama foi criado por Jacob Levy Moreno, psiquiatra romeno que nasceu em 1898, viveu e trabalhou em Viena até 1925 quando emigrou para os Estados Unidos, onde desenvolveu suas teorias e veio a falecer em 1974.
A Psicologia da Gestalt estuda as sensações de espaço forma e tempo forma. ... A Teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.
A Gestalt salienta a importância da percepção no processo de aprendizagem. A aprendizagem é explicada como um insight, uma revelação, que pode ser entendido como uma organização súbita do campo perceptivo a fim de configurar uma totalidade. O insight ocorre quando se percebe a relação entre o estímulo e o campo.
Assim, a percepção estabelece a importância básica da Gestalt, obedecendo a capacidade por meio da qual o indivíduo estrutura a realidade, criando uma conformação. ... Além disso, deve-se destacar o estabelecimento de uma figura e de um fundo na realidade percebida.
A Gestalt diz que elementos que estão visualmente conectados são percebidos como mais relacionados do que elementos sem conexão. Isso significa que 2 figuras idênticas em um layout, quando desconectadas, são vistas diferentemente do que as suas figuras disformes ligadas por uma linha.
42) Qual a importância da percepção do estímulo para a compreensão do comportamento humano, na teoria da Gestalt? ... R: Durante o processo de percepção é de suma importância que o indivíduo saiba distinguir o que é a figura e o que é o fundo para evitar ambiguidades como a ilusão de ótica.
Perceber um estímulo é importante para a compreensão do comportamento humano. A reação à qualquer estímulo é fator determinante para a análise deste comportamento, na medida em que a ação deste estímulo seja premeditada.
Qual a importância do estudo da sensação e percepção para se compreender melhor o comportamento humano? Importância grande, pois mostram como o ser humano age em determinadas situações, ajuda a compreender como ele se comporta em determinados pontos.
O comportamento é determinado pela percepção do estímulo e, portanto, estará submetido à lei da boa-forma. Ou seja, a maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento.
A percepção é o ponto de partida e um dos temas centrais dessa teoria. Os experimentos com a percepção levaram os gestaltistas ao questionamento da psicologia associacionista.
Os Gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito com uma forma diferente do que ele é na realidade. É o caso do cinema. Uma fita cinematográfica é composta de fotogramas com imagens estáticas.
Para a psicologia a percepção é o processo ou resultado de se tornar consciente de objetos, relacionamentos e eventos por meio dos sentidos, que inclui atividades como reconhecer, observar e discriminar. Essas atividades permitem que os organismos se organizem e interpretem os estímulos .
Isomorfismo significa: "iso" é igual e "morfismo" é campo. O isomorfismo psiconeural é a igualdade entre o psíquico ou a consciência e o processo neural. Porém o processo psíquico é menor que o processo neural.
Meio comportamental: - resulta da interação das propriedades físicas do meio com a nossa interpretação; - consiste na nossa interpretação do meio. Nossos comportamentos são desencadeados pela nossa percepção do meio e não unicamente por suas propriedades físicas.
O Campo psicológico seria o ambiente, concluindo suas forças sociais de maneira como é visto ou percebido pelo indivíduo. Segundo Lindgren, “o fato é que o comportamento das crianças é determinado por sua percepção de si próprias e do mundo que a rodeia”.
No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante.
O Behaviorismo, também chamado de Comportamentismo ou Comportamentalismo, tem como objeto de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.