Como Fazer Desenvolvimento Da Redaço?

Como fazer Desenvolvimento da redaço

Os parágrafos de desenvolvimento de uma redação de texto dissertativo-argumentativo, como écobrado no Enem, são o espaço da argumentação. É o desenvolvimento que vai, de fato, dar nota para a sua redação. É ali que você vai defender a sua tese, expor seu repertório, e demonstrar a capacidade de argumentar.

Assim, procure organizar as ideias para dissertar sobre um argumento por parágrafo. Dessa forma, poderá garantir aprofundamento e clareza. Também, esse planejamento evita que você esgote o seu tempo de prova.

Blog do Enem - Dicas e conteúdos gratuitos sobre Enem, Fies, Prouni, Sisu, Pronatec e Vestibular.

Em um tema como a persistência do racismo na sociedade brasileira o argumento de exemplificação que pode ser utilizado é o caso do músico negro que foi morto com 80 tiros disparados pelo exercito brasileiro no Rio de Janeiro. Esse argumento serve para embasar que o preconceito racial persiste na sociedade, visto a suspeita que um homem negro levantou porque foi confundido com criminosos.

“Esse fenômeno não tão comum, tornou-se parte do cotidiano dos moradores da região Sudeste. A escassez de chuva, uma estrutura precária que não estava preparada para tal acontecimento, e até mesmo a falta de conscientização das pessoas e do governo são causas que estimulam essa seca.”

Geralmente dois tópicos são suficientes para desenvolver um bom texto. Dessa maneira, é possível dividir sua redação em dois parágrafos de desenvolvimento. A afirmação ou tópico frasal costuma ser o primeiro parágrafo utilizado para abordar a ideia central do tema.

COMO FAZER UM BOM DESENVOLVIMENTO NA REDAÇÃO DO ENEM | Prof. Romulo Bolivar

COMO FAZER UM BOM DESENVOLVIMENTO NA REDAÇÃO DO ENEM | Prof. Romulo Bolivar

Depois de estabelecidos os objetivos dos parágrafos, você vai precisar de 4 elementos para construir cada um dos seus parágrafos de desenvolvimento: afirmação, explicação, exemplificação e conclusão.

Como dito, os parágrafos do desenvolvimento devem ser autônomos em relação aos segmentos anteriores. Para isso, devem sempre trazer, no tópico frasal, um resumo da ideia que será desenvolvida.

É muito importante que você não apresente somente um parágrafo, visto que a estrutura do seu texto deve ser a dissertativa-argumentativa. Por isso, tente relacionar as informações do primeiro parágrafo com o segundo para demonstrar que você é organizado e possui um projeto de texto.

O desenvolvimento é a parte da redação em que você precisa apresentar seus argumentos. Confira como fazer o desenvolvimento da melhor forma!

“a má utilização dessas tecnologias contribui com a manipulação comportamental dos usuários que se desenvolve devido não só à falta de informação popular como também à negligência governamental”.

Alguns temas permitem que você se utilize de conhecimentos históricos para fazer um paralelo com os do presente. Pode começar um parágrafo citando o passado: “Antigamente, a colheita era feita manualmente…”; e depois, ou em outro ou no mesmo, usando o presente como exemplo: “No entanto, hoje em dia, a tecnologia permite…”.

O que colocar no desenvolvimento 1?

O que colocar no desenvolvimento 1?

Outro cuidado importante é em relação aos exemplos. Eles devem ser bastante representativos para situar o leitor e estabelecer a comunicação. Imagine que seus exemplos são uma espécie de pontos luminosos do seu texto. Eles devem ser claros o bastante para dar ainda mais legitimidade aos seus argumentos dentro da estrutura da redação.

Um exemplo de argumento histórico para comprovar a persistência do racismo na sociedade brasileira - e de vários países do mundo - é o fato de que a escravidão, principalmente no século XIX com povos africanos, e a utilização dos mesmos como moeda de troca possibilitou que eles fossem vistos por algumas pessoas como inferiores a outras raças.

“Primeiramente, vale ressaltar o efeito que a falta de informação possui na manipulação das pessoas. Consoante à Teoria do Habitus elaborada pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, a sociedade possui padrões que são impostos, naturalizados e, posteriormente, reproduzidos pelos indivíduos. Nessa perspectiva, a possibilidade da coleta de dados virtuais, como sites visitados e produtos pesquisados, por grandes empresas ocasiona a divulgação de propagandas específicas com o fito de induzir a efetivação da compra da mercadoria anunciada ou estimular um estilo de vida. Assim, o desconhecimento dessa realidade permite a construção de uma ilusão de liberdade de escolha que favorece unicamente as empresas. Dessa forma, medidas são necessárias para alterar a reprodução, prevista por Bourdieu, dessas estratégias comerciais que afetam negativamente inúmeros indivíduos”.

Conteúdo gratuito

Por mais que sua argumentação seja elaborada, ela não vai estar livre de falhas. Por isso, é bom sempre dosar no texto os aspectos positivos e negativos que determinada ação traz. Tenha sempre em mente que, por mais que você esteja mostrando que existem dois lados, sua opinião sobre o assunto é clara. É justamente aqui que você tem que convencer o leitor do seu ponto de vista, de que os benefícios são superiores ou inferiores, dependendo do seu posicionamento.

O fechamento é a parte do parágrafo que dá um tom de conclusão (para ajudar, você pode começar o fechamento com algum elemento conclusivo, como "sendo assim", "portanto", "dessa maneira", "logo", "então", etc).

Para escrever um bom texto com bons argumentos, é necessário ter amplo conhecimento. Para isso, atente-se às teorias e dados importantes para aplicar nos mais diversos temas.

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

O bom é começar o texto expondo as causas e consequências de determinada ação dita no tema. É aqui que você elabora suas hipóteses sobre o assunto, e começa seu processo de argumentação. Geralmente, as causas ficam em um parágrafo e as consequências em outro, mas isso não é regra. Por exemplo, se o tema for “Seca no Sudeste”, você pode começar o desenvolvimento assim:

Como os parágrafos de desenvolvimento são mais longos, se você não estiver atento, corre o risco de repetir informações – o que acarreta na perda de pontos. O mesmo erro pode ocorrer na ânsia em convencer o leitor sobre os seus argumentos.

Exemplo de um bom desenvolvimento

Complete agora a sua revisão com as dicas da professora Daniela Garcia sobre Como fazer a Introdução Perfeita na redação do Enem. Veja como conquistar os avaliadores logo no primeiro parágrafo.

Em seguida, veja o exemplo de um parágrafo de desenvolvimento de uma redação que obteve nota mil no Enem de 2018. O tema era “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet“.

Como fazer o desenvolvimento 2 de uma redação?

No Método Radlinski, o Desenvolvimento se divide em Desenvolvimento 1 (D1) e Desenvolvimento 2 (D2). No D1, construa o fato-problema, no D2, discorra sobre o fato-solução....Para ambos os parágrafos, empregue a seguinte estrutura:

  1. (ii) Ideia inicial;
  2. Argumentos; e.
  3. (ia) Ideia e análise.

Como terminar o desenvolvimento?

Depois do tópico-frasal aparecem os argumentos (que irão desenvolver a ideia principal do parágrafo) e, por fim, temos o encerramento (ou "fechamento") do parágrafo (para evitar que o desenvolvimento acabe "do nada", sem ter um "fechamento").

Como fazer um desenvolvimento Nota 1000?

No desenvolvimento, tente usar de dois a quatro parágrafos. Você pode, por exemplo, definir um argumento por parágrafo se for o caso. Já na conclusão, como é o fechamento da sua dissertação, não ultrapasse mais do que quatro frases.

Quantos parágrafos deve ter o desenvolvimento de uma redação?

Portanto, o modelo de estrutura de redação que sugerimos aqui é de 4 parágrafos: um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão. Tanto a introdução quanto a conclusão necessitam sempre de apenas um parágrafo. Enquanto isso, o desenvolvimento tem um número variável de parágrafos.

Quantas linhas se deve ter um parágrafo?

O Tamanho dos Parágrafos da Redação Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos.