A primeira semelhança entre pirâmide e prisma é que ambos são poliedros. Poliedros são figuras sólidas geométricas, definidas no espaço tridimensional, e que possuem faces planas. Outra semelhança é que ambos são classificados de acordo com o número das bases e inclinação das arestas.
Bases do Prisma De acordo com o formato das bases, os primas são classificados em: Prisma Triangular: base formada por triângulo. Prisma Quadrangular: base formada por quadrado. Prisma Pentagonal: base formada por pentágono.
Os paralelepípedos são prismas cujas bases são paralelogramos.
Tanto o cone quanto o cilindro possuem bases com formato circular. O círculo é portanto a forma geométrica das suas bases.
A pirâmide é uma figura geométrica espacial, mais precisamente um poliedro. Ela é composta por uma base e um vértice. Sua base pode ser triangular, pentagonal, quadrada, retangular, paralelogramo. Já o vértice, corresponde ao ponto mais distante da base da pirâmide e que une todas as faces laterais triangulares.
prisma quadrangular: 8 vértices, 12 arestas, 6 faces e 2 bases, prisma pentagonal: 10 vértices, 15 arestas, 7 faces, e 2 bases, prisma hexagonal: 12 vértices, 18 arestas, 8 faces e 2 bases, prisma octagonal: 16 vértices, 24 arestas, 10 faces e 2 bases.
Resposta: O número de faces é sempre igual ao número de lados do polígono da base mais dois. O número de arestas é sempre igual ao triplo do número de lados do polígono da base. O número de vértices é sempre igual ao dobro número de lados do polígono da base.
Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta. O cubo possui 12 arestas. Vértices são os pontos de encontro das arestas. Ou seja, arestas de um poliedro se encontram em um ponto e esse ponto é o vértice do poliedro.
Faces, vértices e arestas