Uma letra é um grafema num sistema alfabético de escrita, como o Alfabeto grego e seus descendentes. Letras compõem fonemas e cada fonema representa um fone (som) na Língua falada.
A semivogal é a vogal que se apoia em outra, de tonicidade maior, para formarem uma única sílaba. ... Deve-se ao fato de que, em (1), o i é uma semivogal e, em (2), é uma vogal. Assim, podemos definir que: Vogais: são os sons vocálicos mais fortes e que dão base para a existência da sílaba.
Vogal é todo fonema em cuja emissão o ar passa livremente pela boca (ou também pelo nariz), sem obstrução. Também é como se denominam as letras que representam os sons vocálicos. Na língua portuguesa são cinco as letras usadas para representar vogais: A, E, I, O, U.
Sílaba tônica e átona se referem a intensidade das sílabas quando são pronunciadas, ou seja, a tonicidade das sílabas ao serem faladas. A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força.
O timbre fechado: a língua se eleva: /ê/, /ô/, /i/, /u/. A vogal reduzida-a língua está entre a aberta e a fechada. A vogal tônica é aquela em que recai o acento tônico da palavra, maior elevação da voz. A vogal átona é aquela que não recebe acento tônico.
Vogal tônica e vogal átona A vogal tônica é bem pronunciada. Exemplo: faca - a primeira vogal é bem pronunciada, isto é, ela é longa; a segunda é fraca, levemente pronunciada. A primeira é vogal tônica; a segunda é átona.
o í é a sílaba mais forte e para vc saber a classificação basta ver se a sílaba mais forte é a primeira ela vai ser um proparoxítona se ela for a penúltima ela vai ser uma paroxítona e se for a última ela será uma oxítona.
Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica: