Quais So As Leis De Newton O Que Elas Dizem?

Quais so as leis de Newton O que elas dizem

A primeira lei declara que um objeto permanece estático ou continuará a se mover a uma velocidade constante, a menos que seja influenciado por outra força. Esta lei assume que um objeto está em um referencial inercial.

Essa visão é aplicável se os objetos são pequenos em comparação com as distâncias envolvidas enquanto estão sendo analisadas. Desta forma, qualquer objeto, independentemente do tamanho, pode ser conceituado como uma partícula a ser analisada.

Lista de exercícios

As três leis foram inicialmente criadas por ninguém menos que Isaac Newton, daí o nome Leis de Newton. O estudioso escreveu as regras que governam o movimento no ano de 1687 na sua obra ‘Princípios Matemáticos da Filosofia Natural’.

Essas leis também não podem ser usadas para explicar o movimento de corpos deformáveis ​​e rígidos. De fato, foi no ano de 1750 que Leonhard Euler generalizou as leis de movimento de Newton, de modo que elas pudessem ser aplicadas aos objetos rígidos e deformáveis, bem como um continuum.

Uma escola de pensamento argumenta que a primeira lei de Newton delineia o que é um referencial inercial e, portanto, a segunda lei é verdadeira se, e somente se, for observada a partir de um referencial inercial de um ponto de vista de referência. Outra escola de pensamento argumenta que a primeira lei é uma consequência da segunda.

Resumo sobre as leis de Newton

<strong>Resumo sobre as leis de Newton</strong>

De acordo com a primeira lei de Newton, um corpo ficará em repouso se não foi feita uma força sobre ele, e o movimento de um corpo é interrompido se houver a ação de uma força sobre ele.

Sabia que você pode aprender Física com futebol? Neste artigo demonstraremos como isso é possível ao revelar conceitos físicos presentes em uma partida de futebol. Veja aqui por que as chuteiras possuem travas, por que os jogadores vestem roupas térmicas e qual é o tempo que o goleiro tem para reagir a um pênalti!

De estudante para estudante

Outra coisa crítica sobre as leis de Newton é que elas são aplicáveis ​​para objetos que são considerados massas de ponto único. Isso significa que a forma e o tamanho de um objeto são ignorados para que o foco possa estar em seu movimento.

Nas leis de Euler, que podem ser derivadas das leis originais de Newton, presume-se que um objeto é uma coleção de partículas discretas que são regidas pelas leis de Newton. No entanto, as leis de Euler podem ser consideradas como axiomas que descrevem as leis de movimento para entidades estendidas.

A segunda lei também assume que um objeto está em um referencial inercial. A lei estabelece que o vetor total das forças (denotadas por F) em um corpo é equivalente ao produto da massa (denotada por m) daquele corpo e sua aceleração (denotada por a).

Fórmulas das Leis de Newton

<strong>Fórmulas das Leis de Newton</strong>

Isaac Newton procurou explicar por que os objetos se comportam como se estivessem em movimento ou por que eles permanecem do jeito que estão, isto é, enquanto estão imóveis. Consequentemente, ele desenvolveu essas leis para explicar o movimento de sistemas, bem como objetos físicos.

Como dito anteriormente, as leis de Newton são aplicáveis ​​apenas a um conjunto de quadros chamados ‘referenciais inerciais’, que às vezes são chamados de ‘referenciais newtonianos’. No entanto, tem havido algum debate entre os estudiosos sobre a primeira e a segunda lei.

Um referencial inercial é aquele em que as forças que atuam sobre um corpo, seja estático ou estacionário, têm uma força nula de zero. Isto significa que este corpo permanecerá estacionário ou continuará se movendo a uma velocidade constante.

3ª lei de Newton: lei da ação e reação

De acordo com a segunda lei de Newton, ao ser feita uma força sobre um corpo, ele adquire aceleração, e se o total de forças resultantes sobre um corpo é zero, ele está em repouso.

Outro aspecto dessas leis a ter em mente é que a relatividade especial superou as leis newtonianas. Isso não significa que elas sejam inúteis. As leis são adequadas para aproximar o comportamento de objetos em movimento quando suas velocidades estão abaixo da velocidade da luz.

A terceira lei do movimento é mais amplamente conhecida. Quando uma entidade exerce uma força (F) sobre outro objeto, então o segundo corpo também empurra para trás com uma força igual a F.

Leia também: Força normal —  força exercida pela superfície em relação ao corpo apoiado sobre ela

O que causa a força da gravidade?

A força da gravidade entre dois objetos é o produto de suas massas dividido pelo quadrado da distância entre eles. Ou seja, quanto mais massa um objeto tem e mais perto ele está, maior sua força de atração sobre outro objeto. Isso explica por que não saímos flutuando em direção ao Sol.

Quais são os planetas que tem gravidade?

Aceleração da gravidade em outros planetas

  • Mercúrio: 3,7 m/s²
  • Vênus: 8,87 m/s²
  • Terra: 9,80 m/s²
  • Lua: 1,6 m/s²
  • Marte: 3,711 m/s²
  • Júpiter: 24,79 m/s²
  • Saturno: 10,44 m/s²
  • Urano: 8,87 m/s²

Onde a gravidade é mais forte?

Ao nível do mar, a gravidade terrestre é de aproximadamente 9,8 m/s² (metros por segundo ao quadrado), ou seja, qualquer corpo solto a essa altura é atraído em direção ao centro da Terra com uma velocidade que aumenta em 9,8 m/s a cada segundo de queda, ou seja, quanto maior for o tempo que um corpo levar para cair, ...

O que gera a gravidade da Terra?

Do ponto de vista prático, a atração gravitacional da Terra confere peso aos objetos e faz com que caiam ao chão quando são soltos (como a atração é mútua, a Terra também se move em direção aos objetos, mas apenas por uma ínfima fração).

Onde fica a gravidade da Terra?

9,7639 m/s²

Como funciona o campo gravitacional da Terra?

O campo gravitacional é gerado nas regiões próximas aos corpos que têm massa. Seu valor é proporcional à massa e inversamente proporcional à distância ao centro do corpo.

Como calcular a intensidade do campo gravitacional?

O módulo do campo gravitacional é calculado pelo quociente entre a força gravitacional (ou pela multiplicação da constante de gravitação universal pela massa do planeta), dividido pela distância do ponto em que se deseja conhecer o campo até o centro do planeta, elevado ao quadrado.

Qual instrumento determina a intensidade do campo gravitacional da Terra?

dinamômetro

Qual a diferença entre campo gravitacional e aceleração da gravidade?

Aceleração da gravidade é a intensidade do campo gravitacional em um determinado ponto. Geralmente, o ponto é perto da superfície de um corpo massivo. Um exemplo é a aceleração da gravidade na Terra ao nível do mar e à latitude de 45° ,(g) possuindo o valor aproximado de 9,80665 m/s².

O que é a aceleração da gravidade?

Aceleração da gravidade é a taxa da velocidade de um corpo que cai, em queda livre, em direção ao centro da Terra. Ao nível do mar, a aceleração da gravidade da Terra vale, em média, 9,8 m/s².

O que vem a ser campo gravitacional?

Em mecânica newtoniana, o campo gravitacional é o campo vectorial que representa a atração gravitacional que um corpo massivo (isto é, um corpo caracterizado pelo atributo de massa) exerce sobre os outros corpos, sem especificar qual é o corpo que está sendo atraído.

Qual é o valor da aceleração da gravidade na Lua?

1,6 m/s²

Qual a gravidade da Lua e da Terra?

9,807 m/s²

Como os astronautas fazem para se movimentar no espaço?

Durante a sua estadia na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas têm de viver e trabalhar num ambiente muito diferente do ambiente da Terra. ... Isto significa que os astronautas têm de aproveitar os recursos, como, por exemplo, a água e os alimentos, e minimizar os desperdícios.

Como é a Terra vista do espaço?

Para os astronautas que adquirem essa nova percepção, a Terra é enxergada como uma bola azul, pequena e frágil, flutuando no vazio e protegida por uma fina atmosfera com a espessura aparente de uma folha papel.

Por que a Terra tem a cor azul quando vista do espaço?

Exclamou Iuri Gagarin, cosmonauta russo e primeiro ser humano a ir ao espaço, em 12 de abril de 1961. E por que azul? Porque as moléculas presentes em nossa atmosfera, em particular o oxigênio (O2) e o nitrogênio (N2) por serem menores, são mais eficientes em espalhar a radiação com o menor comprimento de onda.

Porque o nosso planeta recebeu o nome de terra?

Por que o nosso planeta se chama Terra se a maior parte é composta por água? ... O nome 'Terra' vem de Tellus, deusa do solo fértil no panteão romano, equivalente a Gaia, que para os gregos representava a 'Mãe Terra'. Gaia também é chamada de Gæa ou Ge, ligada ao elemento 'terra'.