Todos os cordados (protocordados e vertebrados) apresentam notocorda e fendas branquiais em pelo menos uma das fases da vida. ... As características fundamentais e exclusivas de um cordado são a notocorda, o tubo nervoso ou tubo neural e as fendas faríngeas ou branquiais.
Lampreias se diferenciam essencialmente de feiticeiras (ou peixe-bruxa) porque as primeiras apresentam vértebras, ainda que sejam bastante rudimentares. Além disso, as lampréias apresentam durante o período de reprodução, um longo estágio larval, ao passo que as feiticeiras não apresentam o mesmo.
A lampreia é um peixe comprido semelhante à enguia que vive em águas tépidas (mornas) no mundo todo, exceto na África. Existem mais de vinte espécies de lampreias, algumas próprias de rios e lagos, outras que vivem na água salgada. A lampreia desta foto (em cima) alimenta-se do sangue de uma truta.
A lampreia-marinha (Petromyzon marinus) é aquela que é um autêntico pitéu e que leva muita gente em romarias gastronómicas. ... A lampreia-de-riacho está presente sobretudo em Portugal, desde o Douro até ao Sado, pois em Espanha limita-se a dois núcleos populacionais muito circunscritos no Norte do país.
A lampreia marinha não se tornou um problema em seu habitat natural pois seu número em espécie é muito baixo, além de que ela vive mudando de hábitat para fazer a metamorfosis, por tanto, enquanto ela não seja invasiva nos habitats não é considerada um problema.
Tanto as lampréias quanto as enguias apresentam um sistema de respiração diferente da maioria dos demais peixes, pois apresentam uma bolsa branquial. Quanto à boca: ... A boca tem formato circular de uma ventosa, que tem o mesmo diâmetro do corpo do animal, com uma língua raspadora e um anel de cartilagem.
Muitas espécies de enguia vivem em mares e oceanos quentes. Moreias e congros são dois tipos conhecidos de enguia marinha. As enguias de água doce vivem em rios e lagos grandes e pequenos, em quase todos os continentes. Elas viajam até a água salgada para se reproduzir.
A característica principal deste filo é que durante a fase embrionária todos apresentam tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal. Além disso, são animais triblásticos, enterocelomados, metamerizados, deuterostômios, com simetria lateral e apresentam sistema digestório completo.