O primeiro deles diz que as atividades perigosas são aquelas que expõem o trabalhador a um risco acentuado, de forma permanente, pelo contato com: produtos inflamáveis; explosivos; energia elétrica.
Ou seja, a partir dessa análise particular dos riscos de cada empresa, é possível compreender que as ações educativas em segurança do trabalho, se bem direcionadas, podem contribuir para a minimização dos riscos de acidentes e doenças ocupacionais, bem como solucionar uma situação existente.
Indicadores de segurança do trabalho são ferramentas estatísticas utilizadas para medir ou dimensionar eventos de interesse nesse segmento, em especial para a prevenção de acidentes. Sua importância reside, portanto, na capacidade de mostrar como as coisas estão indo quanto à segurança no ambiente de trabalho.
Nas organizações, os indicadores de desempenho (KPIs) são ferramentas que acompanham o progresso de determinada atividade em direção a objetivos de negócio específicos. No caso do departamento de segurança do trabalho, os KPIs vão muito além do que simplesmente medir o número de acidentes.
O Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (SGSST) proporciona um conjunto de ferramentas que potenciam a melhoria da eficiência da gestão dos riscos da Segurança e Saúde do Trabalho (SST), relacionados com todas as actividades da organização.
4.