Para de adaptarem e sobreviverem numa restinga, as espécies da flora e da fauna que nela vivem são dotadas de mecanismos que lhes permitem suportar os fatores físicos presentes, como: salinidade, muito vento, altas temperaturas, instabilidade do solo, escassez de água, etc.
Resposta. Explicação: o bioma da Mata Atlântica durante mtos anos vem sido vitima do homem tanto pelo crescimento urbano e da agricultura quanto pelo desmatamento.
A restinga protege os ninhos das tartarugas marinhas, atualmente ameaçadas de extinção, e serve de abrigo para espécies de crustáceos, como siris e caranguejos.
Com relação às funções ecológicas dos manguezais destacam-se: proteção da linha de costa, evitando a ação erosiva das marés, tempestades e furacões; filtração de poluentes, diminuindo a poluição das praias; refúgio para inúmeras espécies marinhas e estuarinas, que encontram abrigo para reprodução, alimentação e ...
Poucas pessoas sabem que o mangue (manguezal ou mangal) é fundamental para o equilíbrio ecológico. ... Devido a sua grande biodiversidade, essas áreas são grandes berçários naturais para aves, peixes, moluscos e crustáceos, sendo um dos ecossistemas mais importantes do planeta.
Os manguezais são berços marinhos, quando peixes e crustáceos precisam cuidar dos seu filhotes eles vão para os mangues porque é rico em matéria orgânica. Os mangues do Sudeste são protegidos porém sempre tem pessoas que burlam as regras.
Os manguezais também são essenciais na capacidade de assimilação dos resíduos da carcinicultura em muitos ambientes. Assim a perda dos manguezais pode reduzir a capacidade do ambiente, carregando para a carcinicultura e agravar os problemas de poluição descritos acima.”.
O Brasil tem uma das maiores extensões de manguezais do mundo. Estes ocorrem ao longo do litoral Sudeste-Sul brasileiro, margeando estuários, lagunas e enseadas, desde o Cabo Orange no Amapá até o Município de Laguna, em Santa Catarina.