usinas hidrelétricas
A diferença básica entre os diversos tipos de usinas elétricas estão na maneira que se obtém energia mecânica para fazer girar as espiras no campo magnético produzido por meio de ímãs grandes. ... Nesse sistema, a energia química do carvão é transformada em energia térmica, que depois é transformada em energia elétrica.
Nas termelétricas, o vapor vem da queima de combustíveis fósseis (como carvão, gás natural e óleo diesel) ou de biomassa (como bagaço de cana). Nas termonucleares, o vapor é produzido pela fissão nuclear, que ocorre nas barras de urânio ou de outro material raioativo como o plutônio.
Energia Elétrica e Potência dos Aparelhos Domésticos Por exemplo, o chuveiro utiliza a energia elétrica para aquecer a água, portanto ele transforma energia elétrica em energia térmica (calor), o aparelho de som transforma eletricidade em energia sonora, o ventilador transforma a energia elétrica em movimento.
Uma usina termelétrica é uma instalação industrial que gera energia térmica por meio da queima de combustíveis, como bagaços, madeira, óleo, gás natural e outros produtos.
Usinas termelétricas produzem energia a partir da queima de carvão, óleo combustível e gás natural em uma caldeira, ou pela fissão de material radioativo (como o urânio). O calor gerado a partir destes elementos transforma em vapor a água presente em tubos localizados nas paredes da caldeira.
A energia termoelétrica opera com o aquecimento da água para a produção de vapor, que aciona o gerador elétrico por meio de turbinas. ... Os principais combustíveis utilizados nas usinas termoelétricas são o carvão mineral, a nafta, o petróleo, o gás natural e, em alguns casos, a biomassa.
As usinas termelétricas, com suas chaminés sempre despejando fumaça, são a própria imagem do mundo industrializado e seu legado de desenvolvimento e poluição ambiental. Queimando carvão ou óleo para produzir eletricidade, elas ainda hoje geram grande parte da energia consumida no planeta.
O custo da energia elétrica gerada nas usinas termoelétricas é, geralmente, mais baixo do que a gerada nas hidrelétricas ou nas usinas nucleares. Porém, com queimam combustíveis fósseis para funcionar, possuem a desvantagem de poluir mais o ar do que os outros sistemas de geração de energia.
O maior impacto ambiental produzido pelas termoelétricas são os gases, muitos deles de efeito estufa. ... A queima do carvão produz também o monóxido de carbono e carbono puro, que são lançados na atmosfera, contribuindo para o aumento do efeito-estufa e piorando a qualidade do ar.
As vantagens da energia termoelétrica As termoelétricas podem ser instaladas em áreas próximas às regiões de consumo, o que reduz o custo com a transmissão de energia; ... Ao contrário das hidrelétricas, as usinas termoelétricas não dependem da quantidade de precipitação, nem precisam de cursos d'água.
Resposta. -A maior vantagem das usinas hidrelétricas é a transformação limpa do recurso energético natural. - Não há resíduos poluentes. -Além da geração de energia elétrica, o aproveitamento hidrelétrico proporciona outros usos tais como irrigação, navegação e amortecimentos de cheias.
Vantagens da utilização da Energia a Biomassa É pouco poluente, não emitindo dióxido de carbono (de acordo com o ciclo natural de carbono neutro); ... A biomassa sólida é extremamente barata, sendo as suas cinzas menos agressivas para o ambiente; Verifica-se uma menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos, etc).
As consequências no meio ambiente acontecem por conta da queima do combustível fóssil, gerando gases poluentes, como o Dióxido de Carbono(CO2) um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.
Como economizar combustível e melhorar o desempenho
Caro estudante, A queima de qualquer substânccia é denominada combustão. A combustão é uma reação química em que um combustível reage com um comburente (normalmente o oxigênio). Toda reção de combustão é dita exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor.
O excesso de peso no veículo pode aumentar muito o consumo de combustível. Se o veículo estiver transportando 50 quilos acima do recomendado pelo fabricante, o consumo aumenta em 1%. – Velocidade: O consumo de combustível do carro aumenta 20% quando está acima de 100km/h.
Não estique as marchas desnecessariamente. Não dirija em alta velocidade. O consumo andando a 100 km/h pode ser até 20% maior do que a 80 km/h. Andar com giro baixo em marchas longas – 40 km/h em 5ª marcha por exemplo – força o motor e aumenta o consumo.