Os filmes radiográficos utilizados em radiologia odontológica podem ser divididos basicamente em dois grupos: intrabucais e extrabucais. Filmes Radiográficos Intrabucais. Também denominado filme intra-oral, é utilizado para radiografias em que o filme é colocado dentro da boca do paciente.
O processamento radiográfico baseia-se na imersão do filme radiográfico em soluções processadoras, seguindo-se a seguinte seqüência: revelação, lavagem intermediária, fixação e lavagem final para o processamento manual e, revelação, fixação e lavagem final para o processamento automático.
As quatro etapas são: revelação, fixação, lavagem e secagem. Elas estão discriminadas abaixo, e independem se o processa- mento será realizado de forma manual ou automática.
Quatro processos são necessários para a obtenção do filme: Revelação, Fixação, Lavagem e Secagem. Os filmes devem ser abertos e manuseados somente sob luz especial com um filtro de segurança e lâmpada vermelha de 15 watts à uma distância maior do que 1,2 metros.
Dependendo do equipamento e da temperatura de operação, a processadora automática requer apenas 4 a 6 minutos para revelar, fixar, lavar e secar o filme.
INSTRUÇÕES DE USO DO REVELADOR RADIOGRÁFICO ODONTOLÓGICO. O revelador radiográfico odontológico permite que a radiografia seja revelada em até 5 minutos, dependendo da temperatura do ambiente (quanto mais quente a temperatura, mais rapidamente será concluída).
A função do fixador é retirar da emulsão os cristais de prata (haletos) não sensibilizados pela exposição e, portanto, não transformados em prata metálica na revelação.
A radiografia oclusal ou RX oclusal é um tipo de radiografia intraoral (dentro da boca) usado pelos médicos dentistas e que serve para despistar e avaliar a posição de raízes residuais (restos de raízes), dentes inclusos (dentes do siso, habitualmente) e dentes supranumerários (excedentários), entre outros, como ...
Meio usado para registrar a imagem radiográfica depois de ter sido exposta à radiação X e processado nas soluções adequadas.
Densidade. Densidade radiográfica ou densidade óptica refere-se ao grau de enegrecimento da imagem. Quanto mais elevado esse grau, mais escura será a imagem e, assim, menor será a quantidade de luz que passará pela radiografia quando o médico colocar o exame na frente do negatoscópio ou de um foco de luz.