Quais Os Tipos De Dobras Geologicas?

Quais os tipos de dobras Geologicas

Freqüentemente pensamos na rocha como um material duro e quebradiço. Jogue uma pedra com força suficiente no chão, e ela provavelmente se quebrará em pedaços. Mas sob as condições certas, a rocha pode realmente 'fluir' de uma forma que evita que se quebre. Quando a rocha se deforma de tal forma que dobra em vez de quebrar, chamamos isso de dobra . As dobras surgem da pressão sobre as rochas que ocorre por longos períodos de tempo (pense em milhões de anos), então, em vez de uma ação rápida, como jogar a pedra no chão, é mais como ficar parado sobre ela por milhões de anos até que a pressão finalmente seja o suficiente para que mude de forma.

Tratam-se de sedimentos expostos do período oligoceno, localizados na Ilha Jônica de Antipaxos, Grécia. Essa formação também é chamada, em inglês, de slump fold.

Saiba o que são as dobras e falhas geológicas, exemplos e como se formam.

E, finalmente, temos dobras da viga , que são dobras em ziguezague. Essas dobras têm o formato de divisas, por isso receberam esse nome. Em vez de serem arredondados, esses recursos exclusivos têm arestas vivas e linhas retas.

As dobras isoclinais são dobras simétricas e paralelas. Essas dobras não apenas têm o mesmo ângulo, mas são alinhadas verticalmente em uma orientação paralela. Uma dobra invertida é uma dobra que parece ter se virado sobre si mesma, como o nome indica. Uma dobra reclinada leva isso um passo adiante e é uma dobra que é quase horizontal ('reclinada' significa 'deitada').

Mount Head, no Canadá

Mount Head, no Canadá

Essa montanha canadense exibe uma dobra geológica incrível de 403 m de altura e está localizada na Highwood Range, ao sudoeste de Calgary, Alberta.

Também temos cúpulas , que são como anticlinais, mas em vez de um arco, a dobra é em forma de cúpula, como uma tigela invertida. Da mesma forma, também existem bacias , que são como sinclinais, mas, novamente, em vez de um arco que afunda, a dobra tem a forma de uma tigela afundando no solo.

Como são produzidas por compressões na estrutura, a dimensão de cada dobra dependerá, entre outros fatores, da força gerada pela referida compressão. Às vezes, são apresentados individualmente, embora o mais comum seja que eles apareçam juntos, formando várias ondulações.

Dobras de Ferro em Minnesota, Estados Unidos

Finalmente, temos dobras da viga , que são dobras em ziguezague. Os ângulos das dobras têm a forma de divisas e, em vez de se curvarem lentamente, as bordas são afiadas e retas.

As camadas das rochas geralmente deslizam umas com as outras e muitas vezes a falha na rigidez à flexão cria pressão suficiente para alterar a estrutura das rochas. Quando a rocha não cede sob métodos convencionais, ela é forçada a se afastar da área de pressão em um processo metamórfico chamado dissolução da pressão.

Principais tipos de dobras geográficas

<strong><u>Principais tipos de dobras geográficas</u></strong>

Um anticlinal é uma dobra que se arqueia conforme ambos os lados da rocha são empurrados para dentro. Você pode se lembrar que o anticlinal cria este tipo de dobra porque o arco se parece com um 'A' (para anticlinal).

As dobras isoclinais são semelhantes às dobras simétricas, mas essas dobras têm o mesmo ângulo e são paralelas entre si. 'Iso' significa 'o mesmo' (simétrico) e 'cline' significa 'ângulo', então este nome significa literalmente 'mesmo ângulo'. Portanto, as dobras isoclinais são simétricas e alinhadas paralelamente.

É possível encontrar vários tipos de associações, dado o grande número de dobras estudadas, mas há algumas que tendem a ser mais comuns, uma vez que o movimento sedimentar das rochas geralmente as causa contíguas. O nome de cada associação é dado, dependendo da maneira como as dobras estão conectadas.

Resultados de Aprendizagem

Mais especificamente, a pressão exercida pelo movimento das placas “enruga” o relevo. E esse "enrugamento" pode ter desde tamanhos minúsculos até gigantescos, resultando em cadeias de montanhas como a cordilheira dos Andes, na América do Sul.

No entanto, nas dobras tradicionais, o plano axial é geralmente horizontal ou ligeiramente inclinado. Como o plano axial está localizado no meio de uma dobra, é dividido em duas metades chamadas flancos.

Dobra de Sideling Hill em Maryland, Estados Unidos

A dobradiça e o plano horizontal criam uma linha imaginária calculada matematicamente como um ângulo e denominada imersão. Além disso, os flancos divididos pelo plano axial formam um segundo ângulo em relação ao mesmo plano axial, e esse ângulo é chamado de mergulho.

Continuamos a descrever a dobra sinclinal. O centro é um eixo de simetria. Os dois lados do sinclinal mostram diferentes direções de inclinação. As camadas de seu interior sempre se inclinam para o núcleo. O manteo, neste caso, também é zero. Os estratos mais novos emergem no centro e os mais velhos permanecem nos flancos.

Se uma dobra ocorre para cima, na forma de uma onda, a parte mais alta é chamada de crista. Se ocorrer para baixo, em forma de “U”, a parte mais baixa é conhecida como vale.

Estrutura de Richat, no deserto do Saara

Se as dobras estiverem conectadas niveladas com seus planos axiais, será criada uma associação isoclínica. Se eles não se conectarem diretamente linearmente, também poderão fazê-lo abaixo ou acima da dobra axial.

As dobras também podem ser classificadas com base em seu ângulo. As dobras simétricas são dobras que têm o mesmo ângulo, e as dobras assimétricas são dobras que não têm o mesmo ângulo. Isso faz sentido, uma vez que 'simétrico' significa 'mesmo' e 'assimétrico' significa 'não é o mesmo'.

Onde ocorre as dobras?

Dobras são ondulações tanto convexas quanto côncavas existentes em corpos originalmente planos, podendo ocorrer em rochas sedimentares, ígneas ou metamórficas. Em geral é uma manifestação de deformação dúctil das rochas. Formam-se sob condições variadas de stress, pressão hidrostática e temperatura.

O que é o núcleo de uma dobra?

- o núcleo, formado pelas camadas mais internas da dobra; - o plano ou superfície axial, plano que contém as charneiras dos diferentes estratos dobrados, dividindo a dobra em dois flancos sensivelmente iguais: - o eixo da dobra, que corresponde ao ponto de interseção do plano axial com a charneira.

O que são dobras e falhas?

Saiba o que são as dobras e falhas geológicas, exemplos e como se formam. Grande parte dos dobramentos que existem no relevo do nosso planeta foi formado lentamente, com início há milhões de anos. As falhas são estruturas geológicas que tem como origem as forças internas verticais (de cima para baixo) ou inclinadas.

O que significa falhas tectônicas?

Falha geológica ou falha tectônica é a ruptura ou cisão de um bloco de rochas ou faixas estreitas da superfície que é responsável pelo deslocamento de suas partes. O acúmulo de energia e a eventual liberação desta em zonas de falhas tectônicas é um dos fatores responsáveis pela ocorrência dos terremotos.

Quais são os tipos de falhas geológicas?

Existem quatro tipos de falhas:
  • Normal: o plano de falha é muito inclinado e a capa mova-se para baixo;
  • Inversa ou reversa: o plano de falha é muito inclinado e a capa mova-se para cima;
  • Transcorrentes: falha com o deslocamento horizontal;
  • Oblíqua: o movimento tem componente vertical e outra horizontal.

Quais são os elementos de uma dobra?

Crista: ponto mais alto da dobra em relação a uma superfície horizontal (linha de crista: união dos pontos de crista). Calha: ponto mais baixo de uma dobra em relação a uma superfície horizontal. Eixo: linha geratriz da dobra, quando movimentada paralelamente à linha de charneira, no espaço de si mesma.

Onde se dá o fechamento de uma dobra?

Uma superfície dobrada (Fig. H-4.1) apresenta uma região onde o raio de curvatura é mínimo, que é denominada de CHARNEIRA (“HINGE”) ou FECHAMENTO DA DOBRA. A charneira é ladeada por áreas com raio de curvatura maior, conhecidas como FLANCOS (“LIMBS”).

Como se formam os Horst e Graben?

Graben e Horst são formas de relevo associadas às falhas tectônicas. ... A parte que rebaixou (Graben) deu origem ao Vale do Paraíba, enquanto as partes que se soergueram (Horst) formaram as Serras do Mar e da Mantiqueira, situadas nas bordas do Vale.

Qual a diferença entre falhas e dobramentos?

Grande parte dos dobramentos que existem no relevo do nosso planeta foi formado lentamente, com início há milhões de anos. As falhas são estruturas geológicas que tem como origem as forças internas verticais (de cima para baixo) ou inclinadas.

Como se formam as falhas?

Esse fenômeno geológico surge em função da pressão aplicada por uma força, geralmente as placas tectônicas, em que a pressão exercida excede a capacidade de resistência e plasticidade das camadas rochosas, provocando a sua cisão ou ruptura, podendo gerar também algumas pequenas fraturas em seu entorno.

Quais são as falhas Tectonicas?

Conforme a classificação baseada no comportamento e especificação dos falhamentos, existem três tipos de falhas geológicas: a normal, a inversa e a transcorrente. A falha normal – também chamada de falha distensiva – ocorre quando o bloco deslocado posiciona-se abaixo do plano da falha.

Quando as falhas geológicas ocorrem quais os três tipos principais de falhas?

Os tipos de falha geológica variam conforme os critérios utilizados em sua classificação. Na presente abordagem, elas são tipificadas em três diferentes formas: normal, reversa e transcorrente.

Quais são os 3 tipos de falhas dos terremotos?

Os tipos de falha geológica variam conforme os critérios utilizados em sua classificação. Na presente abordagem, elas são tipificadas em três diferentes formas: normal, reversa e transcorrente.

O que são falhas geológicas e quais os tipos de falhas?

As falhas geológicas constituem um dos processos de transformação do relevo terrestre. ... Conforme a classificação baseada no comportamento e especificação dos falhamentos, existem três tipos de falhas geológicas: a normal, a inversa e a transcorrente.

Quais os elementos geométricos das falhas?

– Muro ou lapa; – Rejeito; – Espelho de falha; – Linha de falha.

O que é uma dobra sinclinal?

Em geologia estrutural, um sinclinal é uma dobra com a concavidade voltada para cima, exibindo camadas que pendem em direção ao centro da estrutura.

Quais são os elementos que constituem uma dobra?

Crista: ponto mais alto da dobra em relação a uma superfície horizontal (linha de crista: união dos pontos de crista). Calha: ponto mais baixo de uma dobra em relação a uma superfície horizontal. Eixo: linha geratriz da dobra, quando movimentada paralelamente à linha de charneira, no espaço de si mesma.

O que são rochas competentes e incompetentes?

Algumas rochas, como xistos, filitos e silitos são incompetentes, em outras palavras, oferecerem pouca resistência aos esforços. Outras rochas como calcários, quartzos e arenitos, são competentes, ou seja, oferecem grande resistência às forças internas da Terra.