Sarcopenia é a perda de massa muscular, uma situação comum que geralmente acontece após os 50 anos, o período em que há maior redução da quantidade e tamanho das fibras que formam os músculos, diminuição da produção de hormônios, como estrogênio e testosterona, no organismo, além da redução da prática de atividade física.
Agende a sua consulta e tenha atendimento com equipe de excelência, qualidade e experiência. Não fique em dúvida, busque ajuda profissional!
Também é muito importante manter o acompanhamento com o clínico geral ou geriatra, para que exames de rotina e check ups sejam feitos para identificar e tratar possíveis doenças que podem piorar a perda de massa magra, como diabetes, hipotireoidismo, doenças do estômago, intestino e relacionadas à imunidade, por exemplo.
Em relação aos medicamentos, o médico pode recomendar o uso do hormônio do crescimento, esteroides, anti-inflamatórios, antioxidantes e suplementos de vitaminas e minerais, por exemplo, com o objetivo de aliviar os sintomas.
A perda de massa muscular, chamada de sarcopenia, é comum durante o processo de envelhecimento, mas pode ser acelerada de acordo com alguns fatores de saúde e hábitos de vida ².
Na maioria das vezes, quando as pessoas perdem massa muscular, é devido a uma mudança para umestilo de vida mais sedentário ou envelhecimento. A perda de massa muscular ou perda significativa de peso em outros contextos, entretanto, pode indicar uma condição que merece avaliação médica completa. Infelizmente, neste caso, a perda muscular é mais difícil de combater. Se você perdeu peso e massa muscular de forma rápida e involuntária, consulte um médico.
Com a idade o quadro de perda de massa muscular se agrava em pessoas com mais de 65 anos e a massa muscular apresenta gradual redução. A partir dos 50 anos de idade observa-se uma queda de 1% da massa muscular ao ano e esse quadro se agrava com o avançar da idade. Além dos fatores da idade o estágio de doenças como no câncer e Alzheimer também é um agravante da sarcopenia. A identificação precoce dessa patologia auxilia na prevenção da perda da massa magra e progressão do agravamento do quadro.
Os principais sintomas desta situação incluem perda da força, do equilíbrio e do desempenho físico para realizar atividades, como caminhar, subir escadas ou se levantar da cama.
É fundamental que o corpo tenha combustível suficiente para realizar as suas funções. Todos os nutrientes necessários podem ser adquiridos por meio da dieta diária e, caso seja necessário, via suplementos alimentares ³,⁴.
O diagnóstico da caquexia é feito pelo médico baseado nos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, sendo considerada caquexia quando há uma perda de peso e, pelo menos, 5% no último ano. Além disso, deve-se levar em consideração o resultado dos exames laboratoriais, que indicam alterações bioquímicas, como hipoalbuminemia, aumento das citocinas e anemia, por exemplo.
Nos casos em que a perda de massa muscular foi decorrente de uma outra patologia, o tratamento costuma ser finalizado quando o paciente recupera o volume muscular adequado e sua força.
A sarcopenia é uma doença ocasionada pela perda de massa muscular associada a idade e outros fatores como patologias e internações prolongadas. Os efeitos negativos da sarcopenia poderiam ser evitados se práticas terapêuticas em conjunto como plano alimentar adequado e o uso de alguns suplementos como de Whey Protein, vitamina D, creatina e atividade física fossem introduzidos após avaliação de profissionais experientes. A introdução dessas terapias tem demonstrado efeitos positivos na doença que poderiam ser minimizados ou até mesmo evitados se terapias fossem realizadas com objetivo de prevenção.
Li. W et al. New understanding of the pathogenesis and treatment of stroke-related sarcopenia. Biomedicine & Pharmacotherapy. v.131, 2020
A nutrição em casos de caquexia normalmente não é eficaz no que diz respeito à reposição de massa muscular, porém é de extrema importância que esse paciente seja acompanhado por um nutricionista para evitar a perda de mais nutrientes.
Kirk. B et alAging Muscle and SarcopeniaEncyclopedia of Biomedical Gerontology. p.120-131, 2020.
Você deve considerar visitar um profissional médico nas próximas semanas para discutir seus sintomas. A síndrome de Cushing pode ser avaliada com uma revisão de seus sintomas e histórico médico, bem como exames de sangue. O tratamento depende da causa da sua condição. Se for causado por medicação esteróide, você pode ser instruído a diminuir a dosagem lentamente ao longo do tempo. Se for causado por problemas nas glândulas, cirurgia, radiação ou medicamentos podem ser uma opção.
Outro quadro da sarcopenia que tem apresentado preocupação são com os idosos e pessoas em longa internação com Covid-19. Apesar da Covid-19 ser assintomático em alguns e em outros apresentarem quadros leves, a taxa de mortalidade e de gravidade foi alta nos idosos principalmente aqueles que apresentavam comorbidades como diabetes, hipertensão, dislipidemias e também a baixa porcentagem de massa muscular que está relacionada ao agravamento da saúde desse grupo. A internação para essa faixa etária com covid-19 é alta e o quadro respiratório desencadeado pelo vírus traz consequências deletérias para essa faixa etária, que além da internação a longo prazo, imobilização devido ao tempo de internação e os quadros inflamatórios desencadeados são fatores extremamente consideráveis nesta situação. E esse grupo é considerado de alto risco para agravamento das doenças infecciosas, devido a cascata inflamatória desencadeada pelo vírus e produção prejudicada de células de defesas. Uma nutrição adequada, exercícios físicos, utilização de alguns suplementos como vitamina D, própolis, vitamina C e utilização de modulo de proteína e creatina parecem fazer parte de uma terapia interessante para essa faixa etária. A administração de qualquer suplemento deve ser realizada por um especialista da área para avaliar o plano alimentar do idoso e verificar a necessidade de suplementação para oferecer o suplemento de forma adequada e corrigir as deficiências nutricionais. A atividade física deve ser avaliada por um profissional habilitado para direcionar a atividade que alcance os objetivos desejados. Bauer et al ( 2015), avaliou os efeitos da utilização de suplemento nutricional de proteína do soro do leite enriquecido com vitamina D e leucina nas medidas de sarcopenia em adultos mais velhos. Esse estudo elucidou as melhorias com a introdução dessa terapia na massa muscular e na função das extremidades inferiores entre os idosos sarcopênicos, mostrando que a suplementação nutricional pode beneficiar pacientes geriátricos.
Mas, se você acha que só deve se preocupar com a perda de massa muscular nessa fase da vida, está enganado. Isso porque estudos comprovam que quanto mais cedo a pessoa investir na prática regular de atividade física e boa alimentação, menor será o desenvolvimento de sarcopenia ao longo dos anos ².
Destacamos aqui sedentarismo, redução da síntese de proteínas, alterações na produção de hormônios, perda de neurônios motores, má alimentação, doenças inflamatórias, cirurgias, obesidade, distúrbios metabólicos em proteínas, carboidratos e lipídios, entre outras ¹,².