O reino mineral, diferente dos reinos animal e vegetal, é formado por tudo aquilo que não possui vida, por exemplo, a água, o solo, os gases, os minérios, as rochas. A origem dos minerais são caracterizadas pelo resfriamento do magma, precipitação de sais ou o rearranjo de íons (metamorfismo).
Nenhuma civilização pode prescindir do uso dos bens minerais, principalmente quando se pensa em qualidade de vida, uma vez que as necessidades básicas do ser humano - alimentação, moradia e vestuário - são atendidas essencialmente por estes recursos. ...
A atividade mineral disponibiliza para a sociedade recursos minerais essenciais ao seu desenvolvimento, sendo a intensidade de aproveitamento dos recursos um indicador social. ... Existe portanto, uma relação direta entre desenvolvimento econômico, qualidade de vida e consumo de bens minerais.
O estudo das propriedades físicas dos minerais (Mineralogia Física) é muito importante para a sua identificação expedita. A composição química de um mineral tem importância fundamental ainda que nem todas as propriedades dela dependam.
Os recursos naturais são os elementos retirados da natureza para suprir as necessidades dos seres vivos. Esses elementos são úteis no dia a dia, fornecem alimento, energia e garantem o desenvolvimento da sociedade e das diversas atividades exercidas pelo homem em seu cotidiano.
A sociedade necessita de recursos minerais que são essenciais para construir suas estruturas e para o bem estar social, deste modo, a intensidade de aproveitamento dos recursos pode ser visto como um indicador social, a mineração é essencial para a construção de nossas casas e as demais infra estruturas essenciais para ...
O petróleo, o gás natural e o carvão mineral também são minérios e são usados na geração de energia. O ouro, diamante e outras pedras preciosas também são minerais. Ou seja, um país rico em minerais é um país rico economicamente, a quantidade presente de minerais em um país influência diretamente na sua economia.
São diversos os impactos ambientais causados pela mineração, como a alteração da paisagem e a contaminação do solo, do ar e dos recursos hídricos. ... Como é o caso da poluição dos recursos hídricos e do solo, além da perda de biodiversidade tanto em relação à fauna quanto à flora.
A abertura de imensas crateras para a extração mineral altera o relevo e retira a cobertura vegetal, podendo causar grandes erosões. Depois de exploradas, algumas áreas são abandonadas sem o devido cumprimento das normas ambientais. Outro grande problema causado pela mineração é a poluição hídrica, do solo e sonora.
O número de trabalhadores da mineração que sofrem com a silicose (doença respiratória que causa fibrose pulmonar pela inalação de partículas contendo dióxido de silício e poeiras minerais), chega a 500 mil nas empresas de extração mineral e garimpo.
De modo geral, a mineração causa impacto significativo ao meio ambiente, pois quase sempre o desenvolvimento dessa atividade implica supressão de vegetação, exposição do solo aos processos erosivos com alterações na quantidade e qualidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, além de causar poluição do ar, ...
E como mitigar os impactos ambientais da mineração?