Em 1637,o conde Maurício de Nassau,chegou ao Brasil acompanhado por uma comitiva de cientistas e artistas. Entre eles estavam os pintores Franz Post e Albert Eckhout.
Foi Frans Post o primeiro artista europeu a trabalhar em terras da América, o primeiro pintor acadêmico a documentar em cores a paisagem brasileira. No Brasil, o jovem Frans Post tornou-se a memória visual do governador, transformando-se numa espécie de cronista da paisagem.
Como humanista, ele estimulou as artes e as ciências, sendo assim um incentivador das investigações na história natural, da botânica e da zoologia dos trópicos. A fauna e a flora foram, exaustivamente, apreendidas como objetos de pesquisa.
Durante a União Ibérica, um dos principais parceiros no refino do açúcar produzido nos engenhos do Nordeste brasileiro, a Holanda, viu-se em uma situação complicada em razão dos interesses econômicos e políticos e por divergências religiosas, já que a Espanha (que agora tinha partilha administrativa nos domínios ...
Resposta. Resposta: as nuvens, mar e o fato das pessoas estarem comemorando algo.
Para a formação do movimento operário, havia uma realidade de exploração no Brasil que via nascer suas primeiras indústrias.
Meridianos e paralelos são as linhas imaginárias verticais e horizontais que entram na composição de dados localizadores de espaços e tempos sobre a Terra. Seus cruzamentos, deslocamentos e sobreposições podem se traduzir em infinitas formas narrativas para artistas e escritores contemporâneos.
pintura de natureza-morta
Artistas viajantes são aqueles cuja produção encontra-se inexoravelmente ligada ao ato de viajar; os desenhos e pinturas que realizam, de franca vocação documental, acompanham deslocamentos no espaço, descobertas de paisagens e tipos humanos.
Johan Maurits
Frans Post passou sete anos no Novo Mundo, tornou-se o primeiro pintor a retratar as paisagens do Brasil do século XVII, ficou conhecido como o pintor de paisagens. Suas imagens foram os primeiros registros pintados diretamente no local.
1637
Além de Eckhout, cuja tarefa era retratar a fauna, a flora e os tipos humanos brasileiros, faziam parte do grupo o pintor Frans Post (1612 - 1680), o médico Wilhem Piso (1611 - 1678) e o naturalista Georg Marcgraf (1610 - 1644).
Os artistas viajantes integraram as expedições artísticas e científicas nas Américas a partir de sua descoberta no século XVI. Suas produções estão ligadas ao ato de viajar, eles documentaram a fauna, a flora e os povos através de relatos, desenhos e pinturas.
Resposta. Resposta: Os artistas viajantes eram artistas que fizeram parte de missões/expedições científicas. ... Devido a missões científicas direcionadas ao Brasil, estes artistas vieram para cá pintaram paisagens brasileiras.
Resposta. Inicialmente, a presença desses artistas tinha como objetivo mapear o relevo, os portos e a geografia das novas regiões. Foi somente no final do século XVIII que as missões científicas se multiplicaram, e os artistas que participavam dessas missões passaram a ter outras funções.
Resposta. Resposta: a- Porque enfrentava riscos, tanto no mar quanto na terra, pois não sabia o que iria enfrentar.
A pintura desses artistas, dizem os estudiosos, inaugura novos parâmetros de visualidade, menos comprometida com preocupações morais e religiosas, e mais afeita à observação naturalista do mundo, de acordo com os preceitos das escolas flamenga e holandesa.
O “artista viajante” é um conceito estabelecido na historiografia da arte sobre o século XIX no Brasil. ... O conceito de “artista viajante” nasceu, de acordo com Dawn Ades, associado a outro termo cunhado no final do século XVIII e popularizado através da obra de William Gilpin: o pitoresco.
No caso do Brasil, vastas literatura e iconografia são produzidas desde a chegada dos portugueses no século XVI até o século XIX: os relatos e registros pictóricos descrevem as novas paisagens projetando imagens variadas da terra e do homem.
Vegetação esplendorosa, chão muito pobre. Quando os portugueses chegaram, a Mata Atlântica ocupava mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, 12% do atual território brasileiro (veja mapa abaixo). Mas não era, nem é, uma paisagem única e homogênea.
E foi graças a esse projeto que o pintor alemão Johann Moritz Rugendas veio ao Brasil. A viagem foi idealizada e chefiada pelo médico e naturalista Georg Heinrich von Langsdorff, estabelecido no país desde 1813 como cônsul-geral da Rússia no Rio de Janeiro.