Estria Reta: semear com agulha bacteriológica, fazendo uma linha reta, com cuidado de não ferir o Agar, partindo da base para a extremidade do bizel (superfície inclinada do meio). Objetivo: obtenção de pequena massa de microorganismos. Picada Central: semear com agulha bacteriológica, no centro do Agar.
Cultura pura ou axénica A cultura pura de um dado microrganismo é uma cultura de células genética e morfologicamente idênticas. A imobilização das células num meio sólido torna possível a visualização do crescimento em massas celulares isoladas denominadas colónias.
Para obter uma cultura pura podem ser usadas as técnicas de:
Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificantes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificantes, caracterizando-se como caldo.
Ágar sangue: características e função Por conta da sua alta concentração de carboidratos e composição química rica em nutrientes, o ágar sangue é um tipo de meio de cultura excelente para o desenvolvimento de diversos tipos de fungos, filamentosos e colônias leveduriformes.
Preparação Suspender 28g de pó em 1 litro de água destilada ou deionizada. Aquecer até ferver dissolvendo completamente. Esterilizar em autoclave a 121°C por 15 minutos. Dispensar em placas de Petri.
1. Liquefaça o Sabouraud Dextrose Agar Deeps em tubos A, aquecendo-os em água a ferver. * Arrefeça até 45 – 50°C, verta para placas de Petri e deixe solidificar durante pelo menos 30 min. *NOTA: Não se recomenda a utilização do forno de microondas.