Resposta. Sobre renascimento, obras marcadas pela a riqueza de detalhes e reprodução dos traços humanos, pois ele era um autor bastante detalhista na configuração das figuras humanas.
“Vi um anjo no bloco de mármore e simplesmente fui esculpindo até libertá-lo”. Michelangelo (1475-1564), embora pintasse magistralmente, além de compor e fazer projetos arquitetônicos, tinha como grande prazer artístico a escultura, e o mármore como paixão.
Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais do Humanismo e do Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança ...
A argila é um dos principais materiais empregados pelos escultores desde épocas antigas.
Tabernáculo de São Jorge
Entre os anos de 1443 e 1450, foi para a cidade de Pádua, onde esculpiu uma de suas grandes obras, a primeira estátua equestre em bronze, desse período, para o centro da Piazza del Santo, representando Erasmo de Narni, que ficou conhecida como “Gattamelata”.
13 de dezembro de 1466
Pintor
1386
13 de dezembro de 1466
Donatello: Significa "dado", "sociável", "comunicativo". Sendo um nome italiano, ele é o diminutivo de Donato, o qual tem origem no latim atrasado Donatus que significa "dado".
Florença
São Marcos é uma estátua de mármore, da autoria de Donatello, com aproximadamente 2,35 metros de altura, que está em exposição no museu da Igreja de Orsanmichele de Florença, Itália. ... O nicho em si não era a mão de Donatello, mas criado provavelmente por dois pedreiros nomeados Perfetto di Giovanni e Albizzo di Pietro.
Filho de Lodovico Buonarroti e de Francesca desde pequeno só se interessava em desenhar. Com 13 anos começou a estudar pintura na oficina dos irmãos Domenico e Davi Ghirlandaio, em Florença. Em 1489, é convidado por Lourenço para estudar na Academia dos Jardins dos Medici.
A escultura renascentista distingue-se da gótica essencialmente por deixar de ter a função de elemento ornamental, valendo por si mesma. ... A arte do Renascimento conseguiu interpretar a natureza e traduzi-la com liberdade e com conhecimento em múltiplas obras mestras.
De uma forma geral, na pintura predomina a técnica do óleo por oposição ao fresco, o que propiciou que as obras pictóricas se tornassem mais móveis. Proliferam também os retratos.
Textura mais rica, com quatro ou mais partes melódicas independentes sendo executadas simultaneamente. Essas linhas melódicas entrelaçadas, um estilo chamado polifonia, é uma das características que definem a música renascentista. Misturando, ao invés de contrastar, linhas melódicas na textura musical.
Trata-se de uma das épocas musicais de maior extensão, fecunda, revolucionária e importante da música ocidental, e provavelmente também a mais influente. ... As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do desejo e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente.
A música renascentista evoluiu a partir das bases da música medieval, e ao longo do período não se observam bruscas quebras de continuidade, mas sim uma prolongada e gradual transição de um predomínio absoluto da linha melódica horizontal, de ritmos livres, dependentes apenas da prosódia do texto, e desenvolvida sobre ...
Era ainda a Música medieval, porém já dando origem a um novo estilo, a Música renascentista. Estamos então nos séculos XV e XVI, onde predomina a polifonia vocal. As formas musicais dominantes dessa época eram as missas e os motetos, ambos cantados sem acompanhamento de instrumentos musicais (a capela).
É chamado alaúde o instrumento cordofone de braço (local onde repousa a mão que pressiona as cordas) curto, utilizado para solo, bastante popular na música do período do Renascimento na Europa. Sua importância na música renascentista é bastante enfatizado em pinturas, gravuras e descrições de época.
(QUESTÃO 02) Qual dos gêneros abaixo pertence ao período renascentista? a) consorts ingleses.