Os portugueses continuaram com Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique. A colonização portuguesa de África, em particular dos territórios do interior verifica-se essencialmente no século XIX, após a assinatura do Tratado de Berlim em 1885.
Na década de 1970, muitas colônias se libertaram: Timor Leste, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Costuma-se apontar como marco inicial do Império Português a conquista de Ceuta, ocorrida em 1415. A partir de então, Portugal seria o primeiro e o mais duradouro império colonial do mundo, com domínios em quatro continentes.
Império Português
Foram colônias francesas até meados do século XX: Marrocos, Tunísia, Guiné, Camarões, Togo, Senegal, Madagascar, Benin, Níger, Burkina Faso, Costa do Marfim, Chade, República do Congo, Gabão, Mali, Mauritânia, Argélia, Comores, Djibouti, República Centro Africana.
Quais países foram colonizados pelos ingleses
A Inglaterra tornou-se um Estado unificado em 927 d.C., e desde a Era dos Descobrimentos, que começou durante o século XV, a nação passou a ter um impacto cultural e jurídico significativo sobre o resto do mundo.
Em 1947, os ingleses reconheceram a independência indiana. ... A independência da Índia ocorre devido um processo de lutas nacionalistas, permeadas pelas divergências religiosas entre hinduístas e muçulmanos, que levou em 1948 ao assassinato de Gandhi.
A independência da Índia foi alcançada em 15 de agosto de 1947 após um longo processo de lutas. Os britânicos deixaram um país dividido em duas nações: Índia e Paquistão.
Em 1947 a Índia torna-se independente em relação à Inglaterra - apesar de continuar a fazer parte da Commonwealth - mas este processo de independência vai implicar, paralelamente, a desagregação do Império Indiano, apesar das tentativas unificadoras de Gandhi e Nehru. ...
o processo começou por volta de 1885, mas só foi devidamente consolidado em 1947; os grandes líderes do movimento foram Nehru e Gandhi; o principal diferencial desse processo de independência foi a desobediência civil.
Mahatma Gandhi
Independência da Índia - Não-violência e desobediência civil de Ghandi. Entre as consequências da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), pode-se apontar a descolonização e o surgimento de várias novas nações na África e na Ásia. ... Entretanto, até o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) o movimento nada conseguiu.