Quais Estruturas Esto Presentes Somente Nas Clulas Vegetais?

Quais estruturas esto presentes somente nas clulas vegetais

As células vegetais possuem cloroplasto e parede celular, as células animais possuem mitocôndria.

Veja também: Transpiração celular

Parede celular

Resposta:A célula vegetal apresenta algumas estruturas exclusivas, tais como parede celular celulósica e presença de cloroplastos. Nos vegetais, a célula apresenta, além da membrana plasmática, uma parede celular que a reveste externamente.

Os cromoplastos, outro tipo de plasto, apresenta como pigmentos os carotenoides e geralmente não possuem clorofila. Os leucoplastos, por sua vez, não apresentam pigmentos, estando estes relacionados com o armazenamento de substâncias. Os leucoplastos que armazenam amido, por exemplo, são chamados de amiloplastos e os que armazenam proteínas são chamados de proteinoplastos.

Estrutura da célula vegetal

Estrutura da célula vegetal

Nos vegetais, a célula apresenta, além da membrana plasmática, uma parede celular que a reveste externamente. Formada principalmente por celulose, essa parede celular garante maior resistência à célula vegetal, evitando a ruptura pela entrada de água. Além disso, ela é responsável por dar tamanho e forma à célula vegetal e proteger contra a entrada de patógenos.

O retículo endoplasmático não granuloso possui sistemas de túbulos mais cilíndricos e sem ribossomos aderidos à membrana. Participa principalmente da síntese de esteroides, fosfolipídios e outros lipídios, como o colesterol.

Como vimos, a célula vegetal apresenta um envoltório externo à membrana celular, denominado parede celular. O citoplasma da célula vegetal apresenta grandes vacúolos: cavidades limitadas por membranas, contendo no seu interior o suco vacuolar com reservas de água e outras substâncias. São também encontrados plastos, cuja função é armazenar substâncias, tais como amido ou pigmentos, como os cloroplastos, que armazenam pigmento verde chamado clorofila, responsável pela fotossíntese.

Novas perguntas de Biologia

Os ribossomos participam do processo de síntese proteica. Eles são estruturas formadas por duas partes arredondadas, com tamanhos diferentes, que se dispõem uma sobre a outra. Essas estruturas são constituídas basicamente por proteínas e por um tipo de ácido ribonucleico: o RNA ribossômico (RNAr).

Também chamado de vacúolo central, essa organela é delimitada por uma membrana lipoproteica chamada tonoplasto. Ela é exclusiva das células de plantas e de certas algas e fungos. Nas células jovens de plantas, os vacúolos são numerosos e pequenos e, à medida que a célula cresce, eles se fundem em um único, grande e bem desenvolvido vacúolo central.

Além disso, ela é semipermeável, ou seja, permite a troca de substâncias entre a célula e o meio. Preenchendo a célula, vamos encontrar um material de consistência viscosa, denominado citoplasma. É no citoplasma que ocorrem as funções vitais da célula, tais como: digestão, respiração, transporte, etc. As organelas celulares encontram-se mergulhadas nesse citoplasma.

Tópicos deste artigo

Tópicos deste artigo

As mitocôndrias são organelas responsáveis pela respiração celular aeróbia. Em geral, a mitocôndria apresenta a forma de um bastonete. É formada por duas membranas lipoproteicas: uma externa, lisa e outra interna, que apresenta invaginações, formando cristas mitocondriais.

O cloroplasto apresenta clorofila e carotenoides em seu interior e é o sítio da fotossíntese. No interior dessa organela são encontrados pequenos discos denominados de tilacoides, que ficam em algumas regiões formando pilhas que recebem o nome de grânulo ou grano. Esses tilacoides ficam emersos no estroma ou matriz do cloroplasto.

Resposta

O complexo de Golgi normalmente localiza-se próximo ao núcleo e ao retículo endoplasmático granuloso e é composto de vários conjuntos de sáculos lameliformes (cisternas), que formam um número variável de pilhas. Cada pilha recebe o nome de dictiossomo ou golgiossomo. Assim como o retículo endoplasmático granuloso, o complexo de Golgi é mais abundante nas células animais com função secretora. Sua função, entretanto, não está ligada à produção das secreções proteicas, mas sim à concentração, modificação e eliminação dessas secreções.

O retículo endoplasmático granuloso possui sistemas de túbulos achatados e ribossomos aderidos à face da membrana voltada para o citosol, o que lhe confere aspecto granular. A principal função desse retículo é a síntese de proteínas, que poderão ou não ser enviadas para o exterior das células. Esse retículo também é denominado ergastoplasma, que significa elaborar, sintetizar.

Os lisossomos são pequenas vesículas membranosas arredondadas que contêm grande quantidade de enzimas responsáveis pela digestão intracelular. Devido a isso, os lisossomos estão ligados às funções heterofágica e autofágica.

Transcrição de vídeo

Em seu interior há uma solução aquosa de várias substâncias, como sais, carboidratos e proteínas. Os vacúolos são importantes nos fenômenos osmóticos e quando contêm pigmentos, como as antocianinas, são os principais responsáveis pela coloração azul, violeta, vermelha e púrpura de flores e folhas. Eles também atuam de modo semelhante aos lisossomos de células animais no processo de autofagia.

Nesse artigo você vai conhecer um pouco mais sobre as células vegetais, o que são elas, qual sua estrutura e principais funções. Veja isso e muito mais a seguir!

Os plastos ou plastídios são organelas exclusivas das células vegetais e caracterizam-se pela presença de dupla membrana e DNA. Essas organelas possuem a função de armazenamento e fotossíntese, além de receberem o nome de acordo com a substância que reservam. O principal plasto conhecido é o cloroplasto, porém ainda há na célula vegetal os cromoplastos e leucoplastos.

Resposta

Cromoplastos: contêm como pigmentos os carotenoides, mas não clorofila. Não realizam fotossíntese e são responsáveis pela coloração amarelada, alaranjada e avermelhada de flores, folhas velhas, alguns frutos e raízes.

Os peroxissomos são organelas membranosas de contorno arredondado, cuja principal função é a oxidação na presença de gás oxigênio de certas substâncias orgânicas nas células, em especial os ácidos graxos. Apesar de ser um processo benéfico para as células, ocorre a formação de um subproduto muito tóxico: o peróxido de hidrogênio (H2O2, a água oxigenada). Como é extremamente tóxico, esse composto deve ser degradado rapidamente. Sua decomposição é feita por uma enzima contida nos peroxissomos, denominada catalase, originando água e oxigênio.

As mitocôndrias são organelas celulares responsáveis pela respiração celular, nela são produzidas a maior parte das moléculas de ATP do corpo, que é a energia usada pelo organismos em suas atividades biológicas.

Quais são as estruturas encontradas nas células vegetais que não estão presentes nas células animais?

A célula animal, assim como a célula vegetal, apresenta algumas particularidades. Essas células, diferentemente das células vegetais, não possuem parede celular, plastos, vacúolos de suco celular e glioxissomas. Porém apresentam lisossomos, os quais não são encontrados em células vegetais.

Onde estão presentes as células vegetais?

As células vegetais formam os tecidos das plantas. São semelhantes às células animais, uma vez que possuem muitas organelas em comum, mas diferem delas por possuírem parede celular, cloroplastos e vacúolos, adequadas ao modo de vida das plantas.

Quais estruturas estão presentes somente na célula animal?

As organelas típicas da célula animal são os lisossomos e os centríolos. Os lisossomos relacionam-se com a digestão intracelular, sendo responsáveis pela nutrição da célula, além de ajudarem na reciclagem de alguns componentes. Os centríolos, por sua vez, são organelas que atuam no processo de divisão da célula.

Qual a semelhança entre o reino animal e vegetal?

Semelhanças: eucariontes e pluricelulares. Diferença: vegetais são autótrofos e animais são heterótrofos.

Por que motivo um animal pode ser tão parecido com um vegetal?

Porque tanto os animais, quanto os vegetais, são formados por células eucariontes, que requerem os mesmos elementos para a sobrevivência, como matéria orgânica, oxigênio, água, micronutrientes.

Como os animais interagem?

Eles vivem se abraçando, se acariciando e se cutucando, independente do motivo: pode ser para se livrarem do estresse, para se cumprimentarem ou para aplacar a agressividade de um deles. Além disso, animais aquáticos são capazes de se comunicar através de pulsos elétricos.

Como os animais interagem com o ambiente?

numa comunidade, Os seres vivos interagem, isto é, estabelecem relações entre si. Diz-se que existe uma interdependência entre os seres vivos. Se, por exemplo, os vegetais desaparecessem toda a comunidade ficaria ameaçada, pois os animais não pois os animais não encontrariam mais alimentos e acabariam morrendo.

Como os humanos interagem com os seres vivos do ecossistema?

Os seres vivem interagem entre si e com o ambiente que os cercam, portanto, estas interações podem ocorrer de forma positiva ou negativa, sendo assim, os seres humanos, podem modificar o ambiente em que se encontram, ou seja, o ecossistema em que vivem.

Qual é o papel do homem no ecossistema?

As atividades humanas interferem nos processos biogeoquímicos dos ecossistemas, que levaram milhares de anos para se estabelecerem. Esta teoria é uma nova forma de se entender o meio ambiente, onde o ser humano faz parte do todo e o planeta é um ser que se autorregula (Wikipédia). ...

Qual o motivo que une os diferentes seres vivos que vivem em um mesmo ambiente?

As espécies que vivem em um mesmo ambiente estão ligadas entre si, como elos de uma grande corrente. O motivo que as une é o alimento: uns servem de alimento aos outros, transferindo-lhes a matéria que forma seus corpos e a energia que acumulam para realizar as suas funções vitais.

Como os seres vivos interagem entre si e com os componentes não vivos?

A Ecologia é a parte da ciência responsável pelo estudo das relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem (componentes não vivos). Essas relações entre os seres vivos podem ser entre indivíduos da mesma espécie, como dois tamanduás-bandeiras; ou de espécies diferentes, como uma serpente e uma rã.

Como os seres vivos se organizam e interagem entre si e com o ambiente?

Numa comunidade, os seres vivos interagem, isto é, estabelecem relações entre si. Diz-se que existe uma interdependência entre os seres vivos. Se, por exemplo, os vegetais desaparecessem, toda a comunidade ficaria ameaçada, pois os animais não encontrariam mais alimentos e acabariam morrendo.

Como os seres vivos da imagem interagem entre si e com os componentes não vivos do ambiente?

Resposta: Explicação: Cada indivíduo mantém relações com outros de sua própria espécie e interage também com espécie distintas.

Qual a importância dos componentes não vivos para os seres vivos?

Vale lembrar que os seres vivos representam uma grande classe de elementos que compõem a natureza e que necessitam dos seres não vivos para viverem, como por exemplo, a planta, um ser vivo do reino vegetal, necessita de seres não vivos, como a água, a temperatura, o sol, o solo para se desenvolver.

Como os seres não vivos podem nos ajudar a sobreviver?

Resposta. Resposta: Nos que somos seres vivos, dependemos de seres não vivos como a agua para sobreviver, como a água como o ar,a terra não tem vida, mas as plantas precisam dela e da água para nascer e viver.