Em suma, as usinas termelétricas oferecem a vantagem de fornecer energia rapidamente e em locais de difícil acesso, mas apresentam desvantagens significativas, como a poluição do ar, contribuição para o aquecimento global, custo mais elevado e dependência de recursos não renováveis.
Além de diversas vantagens, você ainda pode até mesmo ZERAR a sua fatura com o Clube Órigo, nosso programa de benefícios em que você acumula pontos indicando novos assinantes.Uma das empresas pioneiras no ramo é a Órigo Energia. Conheça agora e descubra as vantagens de ter energia limpa em casa!
Em nosso país existem hoje em torno de 50 usinas termoelétricas, usinas estas capazes de gerar cerca de 15 mil Mega Watts de energia, o que corresponde a 7,5% de participação em nosso sistema elétrico brasileiro.
Esse nome já tem um significado que dá para associar ao calor, essa forma de busca de energia tem suas vantagens e desvantagem. Eu mesmo não acredito que uma fonte de energia, que gera poluentes seja boa, ainda bem que no nosso caso temos muito vento e muito litoral, para não precisar, pelo menos com urgência dessa fonte de energia, que polui e depende queima de outra fonte para transformar em eletricidade.
Vamos ver qual é o tipo de energia termoelétrica nuclear e como ela é realizada. Neste caso, para gerar energia a partir do combustível utilizado é o urânio. O plutônio será usado em menor grau. Para aumentar a temperatura da água e gerar vapor, o urânio é usado através do processo de fissão nuclear dentro do reator de uma usina nuclear. A fumaça que ocorre nas usinas nucleares que sai das chaminés é vapor d'água e não dióxido de carbono, como muitas pessoas pensam.
Este tipo de energia pode ser classificado de diferentes maneiras dependendo da forma como é produzida. Em primeiro lugar, leve em consideração o combustível usado para gerar o calor que dá origem à eletricidade. Vamos ver quais são os diferentes tipos de energia termoelétrica que existem.
Ao contrário das usinas hidrelétricas, construídas distantes dos centros urbanos, as usinas termoelétricas podem ser edificadas em qualquer lugar, o que reduz o custo com torres e linhas de transmissão ,o que possibilita também uma facilidade maior na distribuição para esses centros.
“Energia termoelétrica é a eletricidade obtida por meio da conversão de energia térmica em energia elétrica. Esse processo acontece dentro das usinas termoelétricas e tem início com a queima de um determinado material, como combustíveis fósseis ou biomassa, para a obtenção de calor. O calor aquece a água presente em uma caldeira, transformando-a no vapor que move as turbinas para o acionamento dos geradores.
Outra desvantagem é que o custo final desse tipo de energia é superior ao gerado nas hidrelétricas. Também deve ser levado em consideração que o preço varia de momento a momento de acordo com os combustíveis fósseis. E é que esses preços mudam diariamente e há oscilações que podem afetar seriamente o custo da energia.
Uma alternativa de energia limpa em alta é a energia solar. Gerada a partir de um processo com baixo impacto e sem emissão de poluentes, é a segunda maior fonte de energia utilizada no Brasil hoje.
A hidreletricidade possui suas vantagens e desvantagens. Trata-se de uma energia limpa, barata e gerada de uma fonte renovável. Em contrapartida, a construção de usinas hidrelétricas traz impactos ambientais e sociais de grande magnitude, além de ser um processo custoso.
O Brasil, em decorrência de seu grande potencial hídrico, faz utilização da energia termoelétrica somente de maneira estratégica, ou seja, somente quando há episódios de carência de chuva e consequente diminuição do nível de água nas represas que abastecem as hidrelétricas.
Já se perguntou como é possível transformar o calor em eletricidade e onde essa tecnologia inovadora pode ser aplicada? A energia termoelétrica é gerada a partir da queima de materiais, com usinas que podem ser instaladas em qualquer lugar e em pouco tempo. Por isso, é muito viável em áreas onde há escassez de outras fontes energéticas.
Uma fonte de energia limpa, renovável e abundante em praticamente todo o planeta, estas são as principais vantagens da energia solar, que pode levar eletricidade e sustentabilidade até em locais isolados, suas desvantagens são a intermitência da geração (apenas durante o dia) e alto custo da tecnologia.
As usinas termoelétricas poluem muito porque produz óxido de enxofre que reage com o oxigênio do ar formando ácido sulfuroso que por sua vez sofre oxidação formando o ácido sulfúrico que é o maior responsável pela produção d chuva ácida. A chuva ácida é arratada por muitos quilômetros indo poluir outros locais.
Uma pesquisa revelada pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) afirma que o país aumentou em 77% a geração de energia por meio de usinas termoelétricas fósseis entre 2020 e 2021 e, entre 2000 e 2020, houve aumento de 177% na geração deste tipo de energia.
Se comparada à hidrelétrica, por exemplo, a usina termoelétrica apresenta algumas vantagens: pode ser instalada próxima a centros urbanos, diminui as linhas de transmissões e desperdiça menos energia. Além disso, a construção de uma usina termoelétrica é mais rápida e supre a carência de energia mais rapidamente.
A principal vantagem é que as usinas térmicas podem ser construídas com maior rapidez e próximas às regiões de consumo, resultando assim economia no custo das linhas de transmissão. Outro ponto positivo é o uso do gás natural como alternativa menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.
Uma alternativa para reduzir a emissão dos gases poluentes é usar a biomassa, que é uma fonte renovável de energia. A biomassa é um material orgânico que pode ser usado como combustível em usinas termoelétricas, e sua queima gera menos gases poluentes do que outras fontes de energia. Além disso, a energia termoelétrica tem alta produtividade e é relativamente barata quando alimentada por combustíveis fósseis ou biomassa.
O vapor resultante do aquecimento da água alimenta turbinas, que, por sua vez, acionam geradores responsáveis pela conversão da energia cinética em eletricidade. Posteriormente, a energia elétrica é distribuída até chegar ao consumidor final.