A Libras é uma língua de caráter gestual-visual, ou seja, a sinalização e os gestos faciais e corporais são fundamentais durante a comunicação.
Quais são os cinco parâmetros formativos das Libras?
Atualmente, as pesquisas apontam a existência de cinco componentes dos sinais, os chamados Parâmetros das LS: a configuração de mão, o ponto de articulação, o movimento, a orientação e as expressões não-manuais. Abaixo vamos conhecer cada um desses componentes dos sinais.
Configuração de mãos, ponto de articulação, movimento, orientação e expressão corporal e facial. Esses são alguns dos parâmetros para o aprendizado de Libras e Heveraldo explica cada um.
Segundo Brito (1990), os movimentos podem ser: retilíneo, helicoidal, circular, semicircular, sinuoso ou angular. Se um desses parâmetros for modificado, o sentido do sinal mudará totalmente.
Pergunta 8 0,5 em 0,5 pontos O Movimento (M) é um parâmetro da Língua de Sinais realizado pela mão (ou mãos) quando o sinal é produzido, pode variar quanto o tipo, a direção, a maneira e a frequência do sinal. Não é um parâmetro essencial, pois existem sinais sem movimento.
A configuração de mãos representa a forma que a mão assume durante a realização de um sinal.
Ponto de Articulação (PA): é o espaço próximo ao corpo, podendo tocá-lo, onde os sinais são articulados. Os sinais articulados no espaço são de duas formas: os que se articulam no espaço diante do corpo e os que se aproximam de uma determinada região do corpo, como, por exemplo, a cabeça.
Na fonética articulatória, o ponto de articulação de uma consoante é o ponto de contato onde ocorre uma obstrução no trato vocal entre um gesto articulatório, um articulador ativo (tipicamente parte da língua) e uma localização passiva (tipicamente alguma parte do céu da boca).
CL-I CLassificador Instrumental: Esse classificador mostra como se usa alguma coisa. CL-C CLassificador do Corpo: A parte superior do corpo se torna o classificador na qual a parte superior (do sinalizador) “desempenha” o verbo da frase, especialmente os braços.
O espaço de enunciação é uma área que contém todos os pontos dentro de um raio de alcance das mãos em que os sinais são articulados. ... É o deslocamento da mão no espaço, durante a realização do sinal. Podem realizar-se por meio de movimentos na face, olhos, cabeça ou tronco.
Tendo como base o contexto apresentado, quando o falante não faz o desenho (formato) da mão de forma correta, é possível dizer que ele: a)equivocou-se quanto ao movimento, pois a mão do sinalizador representa o objeto, b)enquanto o espaço é a área de articulação.
2.
Estas articulações das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas e, às vezes aos morfemas, são chamadas de parâmetros. Com relação a um desses parâmetros, ou seja, à “configuração de Mãos” é CORRETO afirmar: ... Os sinais APRENDER e LARANJA têm a mesma configuração de mão.
Pergunta 2 Sobre os parâmetros da Libras: “É o deslocamento em direção à orientação da palma da mão. É o único parâmetro que se diferencia dos demais, porque poucos sinais têm a mesma forma, o mesmo local de articulação e movimento. Assim, variam somente na orientação da mão”.
O que são sinais icônicos e arbitrários? Pode-se dizer que os sinais icônicos se configuram como uma categoria baseada na plasticidade, consistindo na capacidade de um signo poder representar de maneira pictórica ou figurativa o objeto tomado como referência.
São exemplos de sinais icônicos: CARRO, TELEFONE, CASA, BARCO.
Vejamos alguns exemplos entre os sinais icônicos e arbitrários. LIBRAS - representa o tronco usando o antebraço e a mão aberta, as folhas em movimento. LSC (Língua de Sinais Chinesa) - representa apenas o tronco da árvore com as duas mãos (os dedos indicador e polegar ficam abertos e curvos).
Assim, têm-se em libras gestos que representam conceitos icônicos, tal como a representação de um telefone ou de uma casa facilmente compreensíveis por um falante oral. Mas têm-se também sinais arbitrários, tal como conversar, que não tem relação a representação de nenhum objeto, sendo portanto abstrato.
adjetivo Relativo ao que se distingue ou simboliza uma época, uma cultura, uma área do conhecimento: discurso icônico. Que se refere a ícone, ao tipo de representação religiosa, artística ou com assuntos religiosos.