Primeira fase do Modernismo: reconstrução da cultura brasileira, revisão crítica do passado histórico e das questões culturais, abolição da visão de colonizados, nacionalismo crítico, ironia, linguagem coloquial, crítica social.
O Modernismo brasileiro teve três fases: a primeira surgiu em 1922, a segunda em 1930 e a terceira em 1945. O ponto de partida foi a Semana de Arte Moderna, que ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922 e possibilitou a aproximação de vários artistas com ideias modernistas, dando força ao movimento./span>
de 1922
O Modernismo brasileiro teve seu início oficial na Semana de Arte Moderna e marcou a Literatura brasileira com sua intrepidez e desejo de libertação do tradicionalismo. ... Já em 1910, Monteiro Lobato apareceu mostrando o Brasil de Jeca Tatu e do Sítio do Pica-pau amarelo.
O Modernismo é uma escola literária que surgiu no início do século XX, após o pré-modernismo, em um momento conturbado. ... No Brasil, este movimento possui como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, na cidade de São Paulo, devido ao Centenário da Independência.
Charles-Pierre Baudelaire foi um poeta boémio ou dandi ou flâneur e teórico da arte francesa. É considerado um dos precursores do Simbolismo e reconhecido internacionalmente como o fundador da tradição moderna em poesia, juntamente com Walt Whitman, embora tenha se relacionado com diversas escolas artísticas.
O termo vanguarda significa, no seu sentido literal, a "primeira linha de um exército, em ordem de batalha", a "guarda avançada que abre a marcha", "o corpo militar que vai à frente".
Neste sentido, modernização refere-se a um conjunto específico de transformações socioeconômicas geradas a partir de uma lógica de desenvolvimento capitalista. Modernismo, por sua vez, refere-se ao desenvolvimento de um vocabulário específico para traduzir a experiência da modernidade que o antecede.
Ser moderno é ser diferente do normal. Criar algo moderno é criar coisas inovadoras que ainda não foram inventadas e que trara beneficios aos destinados.Na literatura os grandes autores romperam as normas de escritas criando novos estilos q foram considerados modernos./span>
Em história, modernidade é o período que se inicia com as Grandes Navegações. ... Na literatura, consideramos modernidade o momento que muitos artistas criam seus textos literários procurando romper com toda a tradição anterior, ansiando por uma arte sem heranças do passado.
Pós-modernidade é o estado ou condição de ser pós-moderno - depois ou em reação àquilo que é moderno, como na arte pós-moderna. A modernidade é definida como um período ou condição largamente identificado com a Revolução Industrial, a crença no progresso e nos ideais do Iluminismo.