As aves silvestres que fazem parte da fauna do país e precisam de registro são os papagaios-verdadeiros Amazona aestiva, o pássaro-preto Gnorimopsar chopi, entre outros. Um exemplo de ave exótica é o periquito-real do gênero Agapornis, que são africanos e entraram na lista das exigências de registro recentemente.
A calopsita é considerado um animal doméstico e não precisa de registro para ser comprado. Pode ser criado solto dentro de casa, desde que as asas sejam cortadas por um profissional.
Procure por sinais de que a calopsita está saudável. Lembre-se de que o bico é liso e uniforme, não devendo haver penas ou dedos faltando. Evite escolher um pássaro com penas danificadas, sujas ou inchadas. Todos são sinais de doença.
Personalidade. Esta espécie possui uma personalidade encantadora e cria laços efetivos rapidamente com o seu lar, o que faz dela um pássaro doméstico perfeito. Quando criadas desde pequenas pelo ser humano elas ficam bem mansinhas sendo um excelente amor de estimação.
Andando freneticamente de um lado para o outro Às vezes, ele pode piar repetidamente enquanto fazem isso. Seu pássaro está implorando (sim, irritante!) Para ser deixado fora de sua jaula. A velocidade do vai-e-vem do movimento muitas vezes aumenta exponencialmente quando as pessoas estão comendo no seu campo de visão.
Tente levar ambos para ver como se comportam e como melhor se adaptarão seja juntos, separados etc... Com certeza deixar um ou outro sozinho não é bom, mesmo que com companhias diferentes ou em lugares diferentes é necessário uma outra ave principalmente porque não viviam sozinhos e vão sofrer muito sem um parceiro.
O primeiro passo de como saber se sua calopsita é fêmea ou macho é conferindo a parte debaixo da cauda dela. Se possuir algumas listrinhas horizontais, é porque é fêmea. Mas observe contra a luz. Às vezes algumas listras só são visíveis quando bate uma iluminação bem brilhante.
Muitas pessoas comprar um "casal" e se decepcionam devido a brigas constantes e outros compram dois machos ou duas fêmeas e tem aves com convívios maravilhosos. Vai depender muito da "simpatia" que um sentirá pelo outro. O que não é recomendado é colocar dois machos, uma fêmea e um ninho.