Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação, analisar como você interage em nosso site, otimizar o desempenho e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nosso Portal de Privacidade
“Por que você quer sair do emprego?” – essa frase pode ser comparada com “Quais são suas fraquezas” na lista de perguntas de entrevistas que os candidatos mais temem. Mesmo se a ideia de mudar de função seja muito atrativa para você, talvez você não se sinta confortável em compartilhar com um gerente de contratação os seus motivos para sair de um emprego.
“Por que você quer sair do seu emprego?”. Já esteve diante dessa pergunta em uma entrevista, mas não soube como evitar a saia justa com o recrutador? Calma que vamos te ajudar para que não se sinta acuado quando isso acontecer novamente.
Se está a entrevistar enquanto tem um emprego, uma das primeiras perguntas da entrevista que vai ouvir é: “por que pretendes deixar o seu emprego actual? E há um par de erros graves que podem custar-lhe ofertas de emprego ao responder, por isso esta não é uma questão para se menosprezar.
Não há problema se foi despedido ou se teve um desacordo profissional. Mas se disser que não conseguia se dar bem com alguém a nível pessoal… tudo o que o gerente de contratação estará a pensar é: “como sei que isto não vai voltar a acontecer se o contratar para a minha equipa?”
Se estiver aborrecido ou não for desafiado, é difícil manter-se motivado e concentrado na sua carreira e no seu trabalho. Portanto, não há problema em dar isto como motivo para deixar o seu último emprego. Basta certificar-se de que não soa negativo ou mal-agradecido quando diz isto. Não faça parecer que o trabalho não era digno de si, ou algo do género. Basta explicar que se sentia capaz de mais e que queria um desafio maior. Ou mencionar uma habilidade específica sua que não estava a ser utilizada. Talvez seja um óptimo vendedor, mas eles mandaram-no fazer o serviço ao cliente. Seria óptimo mencionar isto se fosse a entrevistar para um emprego de vendas, porque mostra que quer realmente fazer vendas.
Além disso, não entre na questão salarial. Evidenciar o quão pouco você ganha sem ser perguntado é algo que fere a etiqueta profissional. Espere que esta pergunta flua naturalmente. Mesmo porque, antes mesmo da contratação, você poderá negociar com a empresa o seu salário.
Mencionei isto acima mas vale a pena dizer novamente. Assuma a responsabilidade, e não pareça amargo ou zangado com o passado. Assim que falar mal, o entrevistador começará a perguntar-se o que o seu empregador diria. Eles vão querer o outro lado da história. Se assumir a responsabilidade e parecer que aceita o que aconteceu, evitará tudo isso.
Se não tiver a certeza de deixar o seu emprego e simplesmente fazer algumas entrevistas para ver o que existe no mercado de trabalho, então pode informar o entrevistador de que não estava activamente à procura de uma mudança. Depois, explique como tomou conhecimento dessa vsgs de emprego e diga-lhes por que estava interessado em candidatar-se/entrevistar-se.
Você precisa de mostrar ao entrevistador que está concentrado e pronto para entrar e ajudá-los se eles o contratarem! Independentemente do que aconteceu no passado. Não pode parecer inseguro do que quer, ou indeciso, mesmo que tenha feito um desvio na sua carreira recentemente.
Se você pulou para cá, pode rolar para cima e verificar a secção sobre o que dizer se você saiu do seu último emprego por um salário mais elevado. É uma das 20 razões acima mencionadas, mas é preciso fazê-lo da forma correcta.
Responder “por que saiu do seu último emprego” quando foi despedido ou teve dificuldades em se dar bem com o seu chefe pode ser difícil. E não precisa de dizer, “tudo foi culpa minha”, mas o entrevistador também não quer ouvir, “nada foi culpa minha”. Trata-se de encontrar um equilíbrio e mostrar que é responsável pelas suas acções e que tenta aprender com experiências como esta. Se parecer teimoso ou não estiver disposto a aprender com o passado, terá dificuldades em conseguir um emprego.
Em outras palavras, não exponha conflitos, tampouco situações vexatórias. Lembre-se que você não está desabafando com um amigo, mas sim em uma conversa dialógica com um profissional que pode ser responsável pela sua efetivação (ou não) em uma empresa.
Para responder de forma agradável esta questão é fundamental que você tenha claro para si o porquê você quer sair do seu emprego atual. Seria porque gostaria de receber mais? Está cansado de ser humilhado? Tem sofrido estresse no trabalho? Não aguenta mais o tanto de demanda?
Os seus empregadores anteriores nem sempre podem oferecer o passo seguinte ideal para a sua carreira quando estiver pronto. Sair para avançar a sua carreira é uma razão comum e esta não será a primeira vez que o entrevistador a ouve. Portanto, se outra empresa ofereceu uma promoção, basta dizer que sim.
Os despedimentos acontecem. Esta é uma área em que pretende ser específico na sua resposta e partilhar detalhes. Foi despedido devido a problemas financeiros? O seu trabalho foi subcontratado no estrangeiro? Todo o departamento fechou? A empresa faliu? etc.
“Estou à procura de uma oportunidade de progressão na carreira que me permita assumir mais trabalho de liderança, e o meu deslocamento é bastante longo, então se conseguir encontrar um emprego mais próximo de onde moro, isso seria um bom bónus”.
“Aprendi muito no meu emprego actual no ano em que lá estive. No entanto, penso que para continuar a desafiar-me e a crescer na minha carreira, é hora de mudar. Neste momento o meu emprego não envolve muita interacção humana, e essa é uma habilidade da qual quero construir mais. Adoro que este trabalho pareça oferecer uma mistura de entrada de dados como estou a fazer agora, mas também algum trabalho de serviço ao cliente. Adoro interagir com os clientes e é algo que fiz muito no trabalho que desempenhei há três anos atrás, por isso adoraria voltar a fazer um pouco disso. Podes dizer-me mais sobre como eu ajudaria no serviço ao cliente neste emprego”?
Agora, o exemplo de resposta de entrevista acima assume que você está ativamente procurando emprego e tentando sair de seu emprego atual. A seguir, vejamos alguns exemplos de respostas se estiver a considerar oportunidades mas não numa procura activa de emprego.
Há também mais uma coisa que deve fazer quando responder, “por que queres deixar o seu emprego actual”, para que a sua resposta soe mais positiva. Podes falar sobre como estás grato pelo que aprendeu no seu trabalho actual. Ou falar sobre como se construíram ali grandes habilidades, mas simplesmente está na hora de fazer algo novo.
“Eu não estava numa procura activa de emprego, mas <nome do recrutador> contactou-me sobre esta nova oportunidade de emprego e pareceu-me um passo a frente na carreira que se enquadrava bem com minha experiência e competências, por isso estava interessado em fazer uma entrevista e aprender mais”.