Auto-retrato é um retrato em que o artista mostra o seu aspecto físico e psicológico, representando o que captou da expressão mais profunda de si próprio. O retratista revela os seus traços de criador através da forma como usa as cores e a tinta, como desenha as suas formas e como lhes atribui volumes e textura.
Trabalhar com autorretrato na Educação Infantil auxilia na construção da identidade, pois, por meio dele, as crianças têm a possibilidade de visualizar as diferenças físicas existentes entre elas, atribuir signos às próprias imagens e identificar suas marcas pessoais ao se desenharem.
Atribui-se ao desenvolvimento ao refinamento da técnica de fabricação de espelhos, na industria do vidro em Veneza, fixar a partir do século XV, o gênero autorretrato, o que como assinala Teixeira não escapa da idéia de imagem refletida (espelho) já presente no mito de Narciso.
Antes de existirem câmaras fotográficas, os retratos eram feitos através de pinturas. Estes eram muito mais demorados, caros e praticamente únicos na vida. ... Um dos exemplos oferecidos pela Vox é também o uso do retrato fotográfico em pessoas falecidas, servindo quase como uma imortalização da pessoa.