A terapeuta explica que é mais comum uma pessoa com personalidade narcisista trair o companheiro do que outros indivíduos. E nesses casos, muitos narcisistas afirmam, direta ou indiretamente, que a culpa da traição é do parceiro (“Eu tive um caso por tua culpa. Porque deixaste de me dar atenção”).
A melhor maneira de neutralizar um narcisista é não ter medo dele. Esse tipo de pessoa baseia seu poder nas inseguranças e nos medos dos outros. É alguém muito atento aos pontos fracos dos outros para atacar exatamente onde machuca.
Eles podem tentar sabotar você, colocar os outros contra você, persuadi-lo, intimidá-lo ou assediá-lo, e fazer muitas outras coisas que os narcisistas fazem quando você se sente ameaçado. Pessoas altamente narcisistas odeiam ver os outros felizes. É porque eles mesmos são incapazes de sentir felicidade genuína.
Transtorno de personalidade narcisista é um dos vários tipos de transtornos de personalidade. Trata-se de uma condição mental em que as pessoas têm um senso inflado de sua própria importância, uma profunda necessidade de atenção e admiração excessivas, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros.
As pessoas com transtorno de personalidade narcisista são caraterizadas por grandiosidade persistente, necessidade excessiva de admiração, e um desdém e falta de empatia para com outros. Esses indivíduos, geralmente, apresentam arrogância, um sentimento de superioridade, e comportamentos de busca por poder.
Quando um narcisista decide terminar sofre muito pouco com isso e não pensa nos sentimentos do outro. Muitas vezes pode terminar por mensagem ou apenas sumir. Se é você quem termina, estará magoando o grande ego deles. Pode ser que se vinguem ou atrapalhem sua relação com outra pessoa.
O narcopata tem uma memória emocional muito alterada, falsa, vazia porque não existe, não consegue "viver uma vida feliz" porque tem uma vida inventada, modelada, falsa, até ao fim da vida. Todos esses elementos falsos se transformam em elementos patogênicos, delirantes e alucinatórios e podem ser persecutórios.
O Narcisista descarta a vítima e a "aspira" de volta. É qualquer comportamento para envolver você novamente. ... Essa etapa faz parte do ciclo de manipulação, é uma tática de abuso frequente usada por eles, um padrão de comportamento.
A personalidade narcisista
Namorar com um narcisista é entrar numa montanha-russa de emoções, que de um modo geral termina rápido e mal. Alguém com uma personalidade narcisista tende a estabelecer relações de curta duração e superficiais, sempre focadas nos seus ganhos pessoais.
Vejamos, então, com mais detalhes, algumas características de uma mãe narcisista:
De modo geral, é uma mãe que invade a privacidade e muitas vezes expõe de forma constrangedora os filhos", diz a especialista. Na maioria das vezes, essas mães não vibram com as conquistas dos filhos, podendo ter inveja pelo crescimento deles.
Seja honesta consigo mesma e honre seus sentimentos, se você se sente dominada por emoções de caráter antagônico como a raiva, vergonha e a culpa quando se encontra ao lado de sua mãe, se ela a faz sentir-se triste e abandonada tanto afetiva como emocionalmente é porque isto está de fato acontecendo.
Permita-se concentrar-se em si mesmo. Você pode até achar essa decisão meio narcisista, mas focar um pouco em si é muito melhor do que focar o tempo todo na mãe problemática. Olhe os fóruns de internet para encontrar usuários com os quais você possa relacionar-se. Você precisa de forte apoio externo.