O coração acelerado, conhecido cientificamente como taquicardia, geralmente não é sintoma de um problema grave, estando muitas vezes associado a situações simples como estar estressado, sentir-se ansioso, ter feito atividade física intensa ou ter bebido café em excesso, por exemplo.
Acordar com batimentos cardíacos acelerados também tem relação com a baixa de açúcar no sangue, a hipoglicemia noturna —comum em pessoas com diabetes. Esse nível reduzido do açúcar provoca a liberação de epinefrina a fim de estimular a glicose de depósitos do organismo (hormônio produzido em situações de estresse físico ou mental, ansiedade, perigo ou qualquer outra que deixe o corpo em estado de alerta), o que pode causar a taquicardia.
Outras causas psicológicas para agitação durante o sono incluem: estresse pós-traumático (lembranças de acontecimentos que voltam ao dormir) e depressão.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
"Para além das doenças neurodegenerativas, genéticas e autoimunes, sabemos agora que o novo coronavírus também pode estar por trás do quadro", afirma o neurocirurgião Júlio Pereira, médico pela UFB (Universidade Federal da Bahia).
Por fim, não devemos esquecer as questões relacionadas à saúde mental, entre elas as crises de ansiedade, estresse crônico e ataques de pânico, condições que causam palpitação, dores no peito e angústia.
A maioria das palpitações não estão relacionadas a problemas de saúde, sendo causadas apenas por situações que provocam batimentos acelerados do coração como ingestão de café ou excesso de estresse. Assim, as principais causas de palpitações incluem:
A ansiedade é uma reação que pode ocorrer em situações do dia a dia como falar em público, participar de entrevista de emprego ou fazer uma prova na escola, por exemplo, e pode gerar sintomas de coração acelerado, falta de ar, tremor ou medo. No entanto, quando a ansiedade persiste ou é excessiva, pode surgir a síndrome de ansiedade generalizada ou síndrome do pânico.
A dispneia paroxística noturna é a falta de ar que surge durante o sono, causando uma repentina sensação de sufocação e fazendo com que a pessoa tenha que se sentar ou, até, levantar à procura de uma área mais arejada para aliviar esta sensação.
O que fazer: no caso de ocorrer coração acelerado com o uso de antigripais, interromper o uso imediatamente e se não tiver melhora dos sintomas, procurar ajuda médica imediatamente. Essas substâncias que aceleram os batimentos cardíacos somente devem ser utilizadas com recomendação médica, após avaliação clínica.
Segundo especialistas, isso acontece porque o distúrbio provoca breves e repetidas pausas respiratórias durante a noite e o cérebro nos desperta para que o reflexo da respiração seja retomado.
Casos envolvendo transtornos psicológicos exigem ansiolíticos e psicoterapia, e diante de uma crise de pânico noturna é indicado que se sente na cama, respire fundo, tente racionalizar os pensamentos e se levante devagar.
O que fazer: o ideal é não utilizar os suplementos termogênicos sem orientação de um nutricionista. Para aumentar o gasto calórico e a queima de gordura durante a atividade física, pode-se fazer o cálculo da frequência cardíaca ideal para queimar gordura. Além disso, é importante consultar um cardiologista antes de iniciar qualquer atividade física para avaliar a saúde do coração. Saiba como calcular a frequência cardíaca ideal para acelerar a queima de gordura.
Embora seja uma causa rara, alguns problemas de saúde, como alterações da tireoide, anemia, desidratação ou problemas cardíacos, podem provocar palpitações e, por isso, sempre que as palpitações demoram mais de 1 hora para desaparecer é recomendado ir ao pronto-socorro para avaliar o problema e iniciar o tratamento adequado.
Quando iniciamos a ingestão de bebidas alcoólicas, o organismo simultaneamente começa a trabalhar para eliminar a substância —e segue até cessarmos o consumo e ele conseguir colocar tudo para fora.
O coração acelerado é um sintoma comum na gravidez e é considerado normal. Esta alteração acontece principalmente devido às alterações fisiológicas para manter o bom funcionamento do corpo materno, além de fornecer oxigênio e nutrientes para o bebê.
O que fazer: a melhor forma de controlar a ansiedade e evitar sentir o coração acelerar é fazer acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra para identificar as causas da ansiedade e, se necessário, iniciar tratamento com ansiolíticos, por exemplo. Atividades como relaxamento, meditação ou atividades físicas acompanhadas por educador físico, pode ajudar a combater e controlar a ansiedade. Além disso, é aconselhado uma alimentação saudável. Confira os alimentos que combatem a ansiedade.
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
O Dr. Saulo da Costa Pereira Fontoura é especialista em cardiologia, eletrofisiologia invasiva, arritmias e estimulação cardíaca. Ele atende na Cardio Clínica na Rua Artur Muller, 105 - Centro de Jaraguá do Sul. Mais informações no site da Cardio Clínica. Contato: (47) 3371.3247 | (47) 3055.0035. CRM 16733 | RQE 15155.
O diagnóstico da dispneia paroxística noturna é feito a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e realização de exame físico, em que é feita a ausculta dos pulmões e do coração.
Durante ou após qualquer atividade que exija esforço físico, como corrida, vôlei, basquete ou futebol, por exemplo, é normal o coração acelerar pois precisa bombear sangue mais rapidamente para garantir que o fornecimento de nutrientes e oxigênio necessários para o funcionamento do cérebro e dos músculos.
A ingestão de café, refrigerantes, bebidas energéticas ou alguns tipos de chá podem provocar aumento da pressão arterial devido à presença de cafeína na sua composição e, assim, aumentar a quantidade de sangue que vai para os tecidos, obrigando o coração a bater mais rápido. Já as bebidas alcoólicas podem provocar diminuição das quantidades de magnésio no organismo, fazendo com que o coração bata de forma irregular.
A apneia provoca a redução do oxigênio no sangue, o que pode gerar estresse e tensão para o coração, exigindo que ele bata em velocidade mais rápida para suprir as necessidades do corpo. O cenário também estimula a liberação de substâncias que provocam a vasoconstrição, elevando os níveis da pressão sanguínea.