um dos possíveis efeitos colaterais da fluoxetina é a azia, ou queimação gástrica e as náuseas. Em casos mais importantes, ou que o paciente já tenha algum problema gástrico, pode haver refluxo gastro esofágico (ou seja, parte do ácido produzido do estômago sobe para o esôfago ou "garganta") produzindo esse mal estar.
CONTRA-INDICAÇÕES O cloridrato de fluoxetina é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade a fluoxetina, gestantes e lactantes. A fluoxetina não deve ser usada em combinação com inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) ou dentro de 14 dias da suspensão do tratamento com um inibidor da MAO.
A principal contraindicação da fluoxetina é o seu uso em pacientes que estejam tomando, ou que tenham tomado nos últimos 14 dias, medicamentos que pertençam à classe dos inibidores da monoamina oxidase (IMAO) (ex: Isocarboxazida, Fenelzina ou Tranilcipromina).
Qual a função da fluoxetina? O medicamento age no cérebro, aumentando os níveis de serotonina — neurotransmissor que regula o humor, o bem-estar, o sono, o apetite e a concentração, dentre outras funções.
Como consumir Fluoxetina O medicamento, explica Camila, costuma ser tomado em dose única diária. "A dose efetiva costuma ser de 20 a 40 mg por dia. A dose máxima recomendada é 80 mg por dia", completa. Só quem poderá definir a quantidade indicada para cada caso é um médico especializado.
Olá, não existe um horário determinado para que a fluoxetina seja tomada. Alguns pacientes sentem um pouco de sedação no inicio do tratamento e por isso, preferem tomar a noite. Outros, ao contrário, sentem-se mais estimulados, então preferem tomar pela manhã.
De forma geral, se faz uso pela manhã, mas em pacientes que sentem sono após ingerir é sugerido que se tome à noite. Não há uma regra, mas é preciso fazer uso e sempre no mesmo horário - o importante é incluir a tomada em um momento que seja fácil do paciente inserir em sua rotina.
A fluoxetina é um antidepressivo estimulante. A insônia pode ser um efeito colateral de adaptação ao medicamento ou pode estar relacionada ao horário da medicação. É importante que você converse com seu psiquiatra para verificar se deve ser mantida ou trocada por outro tipo de antidepressivo.
Como usar o Cloridrato de Fluoxetina? Cloridrato de Fluoxetina deve ser administrado por via oral e pode ser tomado independente das refeições. Caso o paciente deixe de tomar uma dose, deverá tomá-la assim que possível. Não tomar mais que a quantidade de Cloridrato de Fluoxetina recomendada para período de 24 horas.
O fluoxetina é um dos principais remédios no combate a depressão, pois o medicamento tem como finalidade aumentar os níveis de serotonina, o neurotransmissor responsável por regular sensações como o humor, bem-estar, sono, apetite, concentração, entre outras.
Olá!!! Vc não deve descontinuar o uso do medicamento subitamente. Para ser retirado deve ser feita o desmame gradual... para vc não ter sintomas de descontinuação e abstinência.
Vários estudos comprovam que fluoxetina pode ajudar na redução de peso, porém este efeito foi demonstrado apenas a curto prazo, tendo sido verificado que cerca de 4 a 6 meses após o início do tratamento, alguns pacientes começaram a ganhar peso novamente.
Não existe tempo máximo (limite). Após melhorar dos sintomas, o paciente deve continuar o tratamento medicamentoso por pelo menos 06 meses, ou mais.
Alguns estudos indicam que, ao interromper a medicação, muitos dos pacientes retornam ao seu peso anterior com grande facilidade e algumas vezes engordam ainda mais, podendo ultrapassar o peso que tinham antes de iniciar a toma de sibutramina.
Em geral, o medicamento pode ser tomado por até 2 anos. O tratamento deve ser descontinuado em pacientes que após 3 meses não tenham conseguido perder pelo menos 5% do peso inicial.
Provavelmente não haverá consequências maiores. Talvez insônia e irritabilidade maior. Mas atente para tomar todas as suas medicações , incluindo a sibutramina, rigorosamente , de acordo com a prescrição.
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de sibutramina são prisão de ventre, boca seca, insônia, aumento da frequência cardíaca, palpitações, aumento da pressão arterial, vasodilatação, náuseas, agravamento de hemorroidas existentes, delírio, tonturas, sensações na pele como frio, calor, ...
Dr. Alexandre Hohl: A dose mínima de sibutramina são 10 mg ao dia e a dose máxima são 20 mg.