Não há dúvida de que os vampiros são os favoritos da multidão há séculos. Tanto é verdade que a ficção de vampiros pode ser considerada um gênero por si só. Foi, claro, de Bram Stoker Drácula (1897) que mudou o curso de ficção de vampiro e um caminho pavimentado para tudo o que temos hoje, de ‘Nosferatu’ a ‘Twilight Saga’ e até mesmo ‘Hotel Transylvania’. Como gênero, ele também continuou a evoluir, freqüentemente rompendo com seus tropos ou apresentando-os de maneiras novas e revigorantes. O cineasta irlandês Gary Shore faz exatamente isso com sua estreia no longa, ‘Dracula Untold’, onde rompe com a de Stoker Drácula e nos apresenta outra história de origem do personagem titular.
O roteiro para o desfeito do Dark Universe Van Helsing filme também foi um Drácula A História Nunca Contada sequela. Como franquia, Van Helsing teve uma história estranha. O sucesso de Francis Ford Coppola Drácula em 1992 levou a falar de um spin-off centrado em Van Helsing, de Anthony Hopkins, enquanto ele lutava contra novas ameaças sobrenaturais. Esse projeto acabou não acontecendo, mas um Van Helsing filme mais tarde chegou na forma da aventura de ação liderada por Hugh Jackman com o mesmo nome. Este blockbuster de 2004 viu o caçador titular lutar contra Drácula, o Lobisomem, o Monstro de Frankenstein e o Noivas do Drácula .
O filme será ambientado na Londres dos dias modernos e poderia realmente ser uma versão moderna do 'Drácula' de Stoker, com, é claro, muita liberdade artística. Digo isso porque Mina é uma personagem principal do romance de Stoker. Isso se torna relevante porque significa que também podemos esperar o renascimento dos outros dois personagens principais do clássico de Stoker. Poderíamos ter Jonathan Harker, noivo de Mina e o homem que escapa do castelo do Drácula, junto com Van Helsing, o caçador de vampiros.
Vivido por Luke Evans de “O Hobbit”, Wlad é surpreendido quando os antigos aliados turcos vão ao castelo Drácula para pleitear pelas crianças do povoado para serem abduzidas e treinadas como guerreiros sanguinários. Desesperado, Wlad descobre numa montanha próxima um ser maldito e lhe pede ajuda. Ele o ajuda, mas previne que em breve, o conde pode se transformar num vampiro.
É importante notar que o final foi alterado e feito para incorporar ‘Dracula Untold’ como parte do 'Dark Universe'. Apesar da incerteza em torno da posição do filme no universo cinematográfico, ele deixa muito espaço e um grande potencial para uma sequência. Então, se houver uma sequência de 'Dracula Untold', ela definitivamente continuará de onde o original termina.
‘Dracula Untold’ foi criado com sequências em mente e ainda deixa espaço para uma com seu final. O objetivo era dar a partida no universo 'Dark Universe' da Universal, uma tentativa de criar um universo cinematográfico moderno baseado na clássica série de filmes Universal Monster. Infelizmente, as coisas não funcionaram. Apesar do filme ter sido originalmente considerado a primeira parte da série, sua conexão com o universo cinematográfico foi minimizada após seu lançamento. ‘The Mummy’ (2017) foi então reposicionado como o primeiro da série de filmes. Mas as cartas ainda não estão completamente fora da mesa, e podemos realmente ver mais de Vlad / Drácula no futuro. Aqui está tudo o que sabemos sobre 'Dracula Untold 2'.
Conforme a história avança, Vlad perde sua esposa, Minira (Sarah Gadon), e eventualmente quase morre, mas é restaurado de volta à vida quando um simpatizante lhe oferece seu sangue. Com a notícia de sua morte, seu filho, Îngeraș, é coroado príncipe da Valáquia. O filme termina nos dias atuais, com Vlad em Londres. Ele se depara com uma mulher chamada Mina que se parece muito com Mirena. Enquanto os dois se afastam, o vampiro que amaldiçoou Vlad é mostrado para segui-los, e diz “Vamos começar os jogos”.
Se as coisas derem certo, podemos ver Evans reprisar seu papel, e também esperar que Sarah Gadon volte como Mina. E se Van Helsing e Jonathan Harker são apresentados na sequência, podemos definitivamente esperar que novos membros do elenco sejam adicionados à equipe.
‘Dracula Untold’ definitivamente ganhou o suficiente para transformá-lo em uma franquia. A produtora executiva do filme, Alissa Phillips, também afirmou que uma sequência estava em discussão. Mas não se fala sobre um há muito tempo, o que leva à suposição de que uma sequência pode não funcionar, afinal. Então, é claro, há a incerteza quanto à sua posição no “Universo Escuro”. Mas, uma vez que não está completamente fora de questão, podemos definitivamente esperar que 'Dracula Untold 2' seja dirigido por Gary Shore da Universal Studios.
O último filme estrelou Tom Cruise e foi a primeira entrada oficial no Dark Universe da Universal, que seria um universo cinematográfico compartilhado com personagens como O Homem Invisível ou Drácula. A decepção de A mamãe viu esse plano abandonado, e em projetos de desenvolvimento como Noiva De Frankenstein - que está sendo reformulado para Scarlett Johansson - e um Van Helsing reinicialização foram cancelados. Esta nova Van Helsing foi escrito por Jon Spaihts ( Duna ) e Eric Heisserer ( Chegada ) e foi uma aventura moderna que viu o caçador perseguir uma versão demoníaca da condessa da vida real Elizabeth Báthory. Mais que isso, Van Helsing teria sido um Drácula A História Nunca Contada sequência, onde o personagem principal relutantemente se une ao Drácula de Luke Evans para caçar Báthory.
Apesar da configuração universal Van Helsing como uma nova franquia no estilo do diretor Stephen Sommers A mamãe , isso não aconteceu. O filme - que também recebeu uma prequela de anime dublada A Missão de Londres e um videogame - teve desempenho abaixo das expectativas, e um spin-off planejado para uma série de TV foi descartado. O filme também recebeu críticas negativas e as conversas sobre uma sequência desapareceram rapidamente. A Universal nunca parou de tentar usar seu legado de filmes de Monstros da Universal, mas ao longo dos anos, reinicializações como O homem-lobo ou 2017 A mamãe falharam em se conectar com o público.
O lapso do roteiro começa em querer pinta o Conde Wlad, o Empalador, como um herói, ousando até em justificar seus horrendo atos ao lado dos turcos (“Massacrei uma vila inteira para não ter que massacrar dez”). Esta talvez é a parte mais difícil para o espectador engolir, até pela disparidade do personagem entre assassino e figura de bom pai e esposo, conforme é apresentado. Se o público passar desse início ileso, só tende a melhorar.
O surpreendente é que o roteiro usa a origem do personagem desde Drácula A História Nunca Contada , onde o Vlad de Evans se tornou um vampiro para proteger sua família, mas acabou destruindo-o. Drácula A História Nunca Contada passou por refilmagens famosas para fornecer conexões ao Dark Universe, embora ainda não estivesse decidido na época se realmente seria a primeira entrada. Van Helsing's roteiro não utilizado confirma que os produtores por trás do Dark Universe consideraram Drácula A História Nunca Contada canon por um tempo, embora em entrevistas para 2017 A mamãe filme foi revelado que não era mais o caso. O Van Helsing O roteiro retrata Drácula mais como um anti-herói encantador do que como um vilão absoluto, e além de sugerir que ele já matou o Mestre Vampiro de Charles Dance de não contado fora da tela, tem poucos links. Provavelmente, isso ocorreu porque os produtores ainda estavam indecisos se os filmes estavam interligados, falando sobre a indecisão criativa que acabou arruinando o Dark Universe.
Uma vez que a sequência de 'Dracula Untold' ainda não foi confirmada, não há como saber se isso vai acontecer, e se sim, então quando. A Universal está atualmente trabalhando para fazer outras reinicializações para seu “Universo escuro”, incluindo ‘ Homem invisível ‘Que está programado para ser lançado em 2020. Se conseguirmos‘ Dracula Untold 2 ’, será lançado por volta de 2024 ou mais tarde.
Em Hollywood está na moda a reimaginação de grandes clássicos da literatura e até mesmo do cinema numa tentativa de dar contornos mais reais aos personagens ou até mesmo subverter o próprio curso da história contada, coisa que às vezes funciona e às vezes não. O caso dessa nova roupagem de “Drácula” é curioso, pois no que tange a história, foram tomadas liberdades excessivas. Entretanto, o filme, mesmo com diversos clichês, é bem elaborado e conduzido, a ponto de prender e empolgar o espectador.
“Deixamos em aberto, sabe, esse é um personagem que poderia transcender muitos tempos e períodos diferentes da história. Quem sabe. Eu adoraria trazê-lo de volta em algum conceito ou contexto, mas honestamente, você sabe tão pouco quanto eu quando se trata do que está acontecendo nos quartos dos sonhos do Universal Studios. Eu realmente não sei. ”
'Dracula Untold' de Shore é uma fantasia sombria Horror que gira em torno da figura histórica Vlad III Draculea e seu alter ego monstro, Drácula . O filme é estrelado por Luke Evans como Vlad / Drácula, com Sarah Gadon, Dominic Cooper, Art Parkinson e Charles Dance nos papéis coadjuvantes. Apesar de receber críticas mais ou menos negativas da crítica, o filme foi um sucesso de bilheteria e arrecadou mais de US $ 215 milhões contra um orçamento de US $ 70 milhões. Várias pessoas também elogiaram as performances do filme e seus efeitos visuais, juntamente com a forma como ele retratou um conto de origem realista para o Drácula.
Com budget de superprodução, o filme cumpre a que veio com excelentes sequencias de ação e efeitos especiais convincentes; algumas questões filosóficas sobre o personagem e sua interação com o povo, ainda que superficiais; e ainda conta com um elenco que comprou a idéia e ficou comprometido para que tudo funcionasse bem. Tanto que ao final, o roteiro consegue consertar praticamente todo o excesso de imaginação do início e ainda submete o protagonistas a vôos mais altos (sem trocadilhos), abrindo portas para o que pode ser uma ótima continuação.
‘Dracula Untold’ gira em torno de Vlad III Draculea ( Luke Evans ), o príncipe da Valáquia e da Transilvânia e um guerreiro mortal, mais temido pelos reinos rivais. Ele é chamado de “Vlad, o Empalador”, pois é conhecido por matar milhares ao empalá-los com lanças. Dominado pela culpa por seu passado, ele abandona seus velhos hábitos e governa pacificamente. Mas as coisas ficam sombrias quando Vlad faz um acordo com o vampiro que custa a ele sua humanidade. Tudo para salvar seu povo e sua família de um ataque do exército otomano. Ele se transforma em um vampiro e ganha força e poderes não naturais.