A geografia crítica é uma corrente que propõe romper com a ideia de neutralidade científica para fazer da geografia uma ciência apta a elaborar uma crítica radical à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza.
A Geografia Pragmática, também conhecida como Geografia Quantitativa ou Nova Geografia, é uma corrente de pensamento que surgiu na década de 1950 e promoveu grandes modificações na abordagem metodológica da Geografia.
A definição de método regional está relacionado aos estudos de áreas. O método regional é considerado como o terceiro paradigma do estudo da geografia. Ele é definido como sendo uma integração de fenômenos heterogêneos em determinada porção estabelecida da superfície da terra.
Hartshorne não utilizava o termo região: para ele os espaços eram divididos em classes de área, nas quais os elementos mais homogêneos determinariam cada classe, e assim as descontinuidades destes trariam as divisões das áreas. Este pensamento geográfico ficou conhecido como método regional.
O precursor da geografia regional foi Vidal de la Blache (1845-1918), pertencente à escola geográfica francesa. ... A geografia regional também é considerada uma abordagem do estudo das ciências geográficas (de forma semelhante à geografia quantitativa ou às geografias críticas).
A geografia já acompanha o homem desde os primórdios da sociedade, mas seu nome surgiu pela primeira vez na Grécia Antiga. No começo, ela era chamada de história natural ou filosofia natural. Mas foi o filósofo Eratóstenes de Cirene quem utilizou pela primeira vez o nome geografia e a expressão pensamento geográfico.
Onde surgiu? O conhecimento geográfico sempre existiu, pelo menos desde que se tenha registros de homens no planeta Terra. ... Comumente se considera que os fundamentos históricos da ciência geográfica se reportam ao contexto da Grécia antiga, em estreita relação com a Filosofia.
Alexander Von Humboldt (1779-1859) e Karl Ritter (1779-1859) foram responsáveis pela adoção e uso exclusivo da razão para explicar o espaço e suas características físicas e humanas, rompendo com os pensamentos até então marcados pela presença de mitos, crenças e superstições.
Eratóstenes de Cirene
b os pensadores que se destacaram são immanuel Kant, George Wihelm Friedrich, Karl Mark, Sigmund Freud, George Simmel, George Lukács e Mac Weber. A crítica deles quanto ao capitalismo era de que o capitalismo avançado havia conseguido conter ou liquidas forças que causariam seu colapso.
Geógrafos do Brasil: Milton Santos, Josué de Castro, Aziz Ab'Saber, Carlos Minc, Manoel Maurício de Albuquerque, Agnello Bittencourt - - Livros na Amazon Brasil.
Carl Ritter (1779-1859) e Alexander von Humboldt (1759-1859) foram dois intelectuais alemães com grande influência na Geografia como a conhecemos hoje. ... Humboldt era um naturalista aventureiro que percorreu diversos continentes enquanto que Ritter compôs sua obra concentrando-se em atividades de revisão bibliográfica.
Ritter foi, junto com seu colega Alexander von Humboldt, um dos precursores da geografia moderna, assim como fundador da Sociedade Geográfica de Berlim. ... Seu grande objetivo era estabelecer as bases de um conhecimento geográfico científico, nos moldes das ciências naturais.
Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter. É, também, da Alemanha que aparecem as primeiras cátedras dedicadas a esta disciplina; é de lá que vêm às primeiras propostas metodológicas e a formação das primeiras correntes de pensamento na Geografia.
Pode-se dizer que as contribuições de Humboldt e Ritter foram fundamentais porque a Geografia alcançou o âmbito acadêmico e passou a fazer parte do currículo de várias universidades européias,sobretudo na Alemanha,na França e na Rússia. ... Humboldt foi um exímio viajante e explorador.
Humboldt é considerado o segundo descobridor da América. “Ao empreender expedições científicas na América Latina, lançou os fundamentos para a geografia e a geofísica modernas e deu contribuições decisivas em outras áreas de conhecimento, na pesquisa sobre a natureza e o espaço.
Os geógrafos analisam, diante da geografia física de uma região, os seguintes aspectos: ... A vegetação de uma região. 4. O relevo predominante, bem como sua relação com elementos endógenos.