Porque A Aranha Caranguejeira Tem Esse Nome?

Porque a aranha caranguejeira tem esse nome

As tarântulas (família Theraphosidae), também conhecidas como caranguejeiras, são aranhas com o corpo revestido de cerdas e pernas alongadas com duas garras nas extremidades.

Sim, a Aranha Caranguejeira é venenosa , mas seu veneno não é fatal para seres humanos . No entanto, algumas pessoas podem ter reações alérgicas graves ao veneno da aranha , por isso é importante procurar tratamento médico imediatamente se você for picado por uma delas .

Pesquise no site:

Você já viu que algumas pessoas têm tarântulas como animais de estimação? Curioso, não? Isso acontece porque, apesar de assustadoras, elas não contém toxinas perigosas para o homem.

Sempre temos um evento ou outro no ano que queremos colocar aquele visual novo pra impressionar, não é mesmo? As caranguejeiras fazem igual, mas não é só pela vaidade. Essas aranhas tendem a mudar periodicamente seu exoesqueleto à medida que crescem. Nesse processo, pode haver alterações nos órgãos internos, como os genitais femininos ou o tecido do estômago. é mais uma questão de sobrevivência. Até mesmo são capazes de se regenerar, crescendo de novo uma perna que se partir, por exemplo.

Mas, é comum que se alimentem de pequenos mamíferos como os lagartos, ratos e sapos menores. Uma espécie descoberta recentemente no Sri Lanka é tão grande (vinte centímetros) que pode consumir até pássaros.

Alimentação

Alimentação

Essas aranhas são carnívoras, estando mais no topo da cadeia alimentar, assim, são responsáveis pelo controle de pragas agrícolas importantes, pois, se alimentam de insetos como grilos e besouros que causam grandes danos à plantações de finalidade comercial.

Sim, elas com certeza mordem. E dói também. Todas as caranguejeiras têm presas, e muitas espécies não têm vergonha de usá-las. Todos elas morderão? Não. Algumas são muito dóceis. No entanto, o potencial está sempre lá, e é melhor não abusar. Algumas tem presas tão grandes quanto 1,5 cm e, acredite, uma mordida de uma presa dessa vai doer muito, e vai machucar. E a maioria, ou todas, são sim venenosas!

Essa é uma questão até delicada e oportuna de se mencionar. Há muitos mitos e inverdades envolvendo aranhas e águas que precisam ser corrigidos. Há quem fale que aranha vai se afogar se lhes der um corpo de água muito grande e fundo e há quem pense que é melhor deixar apenas uma esponja molhada pois a caranguejeira vai sugar a água dali quando precisar. Todas as duas situações são informações erradas.

Dúvidas comuns sobre a Aranha Caranguejeira:

Seus predadores mais perigosos são as vespas da família Pompilidae (vespas-caçadoras). Tais animais paralisam as aranhas com veneno tóxico potente e as oferecem para suas larvas se alimentarem partindo do interior da tarântula, onde são depositados os ovos do predador.

O ritual de acasalamento pode, na maioria das vezes, ser fatal para o macho, que pode ser devorado pela fêmea. Eles normalmente morrem após alguns meses após o acasalamento, após terem cumprido sua função biológica.

Quando realizam algum tipo de ataque, seu veneno é tão impotente que chega a ser menos dolorido do que uma picada de abelha, a mordida só devido ao tamanho grande das presas.

2. Caranguejeira ou Tarantula?

2. Caranguejeira ou Tarantula?

Por isso, é importante que você saiba que elas, por mais que possam assustar, não são prejudiciais à saúde, o ideal é que você não toque em nenhuma para não correr o risco de ser atacado.

Elas possuem um ciclo de vida longo e com a ocorrência de ecdise (processo de troca de exoesqueleto) e podem ser encontradas em vários continentes, como: africano, americano, asiático e algumas porções do Oriente Médio.

A uma certa distância, e com o chilrear ainda mais lancinante, a vítima humana então consegue identificar pequeninos olhos a encarando, dois maiores no centro com mais três menorzinhos de cada lado, e antes mesmo de se dar conta, um relance de luz em meio a floresta revela uma gigantesca aranha, tão grande quanto um prato de sobremesa, peluda e assustadora bem diante de seus olhos… Se uma pessoa normal já teria taquicardia, imagina alguém com síndrome de pânico?

Curiosidades

Sendo principalmente incômodo em locais mais perigosos, como a mucosa da boca e nariz.

Primeiro, aranhas caranguejeiras tem uma região abdominal muito sensível. Quedas verticais, mesmo de poucos centímetros sobre o chão, pode matá-las. Então, imaginar uma aranha dessa pulando alturas seria suicídio. Isso nos leva a segunda explicação: quando essas aranhas saltam, são pulos muito curtos que não atingem nem 30 centímetros no máximo e só o farão em situações de excitação, como na captura de presas em potencial ou sob muito estresse.

As espécies mais calmas costumam ser as mais indicadas para domesticação, enquanto que algumas podem ser tão agressivas que fica difícil até mesmo sua manipulação em cativeiro.

Últimas notícias

Apesar de sua aparência intimidadora, a Aranha Caranguejeira raramente pica as pessoas . Seu veneno não é fatal para seres humanos e geralmente só causam dor e inchaço nas áreas afetadas . No entanto, algumas pessoas podem ter reações alérgicas graves ao veneno da aranha , por isso é importante procurar tratamento médico imediatamente se você for picado por uma delas .

Usar essa expressão “o que cair na teia é presa” pode causar mesmo um certo desconforto né? Mas calma que isso não inclui humanos. Na verdade nem tudo será presa pra uma aranha caranguejeira, e elas nem tem costume de construir teias para capturar nada. Aranhas caranguejeiras são caçadoras furtivas e não o tipo de aranhas que constroem teias e esperam pacientemente que algo fique agarrado nelas.

Sim, as aranhas caranguejeiras causam uma impressão mesmo de terror e pânico a quem for surpreendido e não souber nada a respeito delas. É um fato inegável! Adicione a isso os muitos mitos e também os muitos filmes cinematográficos horripilantes transformando essas criaturas em verdadeiros monstros e fica mesmo muito difícil não encará-las com temor e desconfiança. Mas a verdade é que essas criaturas são em sua maioria muito dóceis e tranquilas.

Aranha-caranguejeira como animal de estimação

Não, a tarântula, também conhecida como caranguejeira não é venenosa, entretanto, mesmo que não seja um animal mortal, ela pode liberar uma toxina e tem seus métodos de defesa o jogar cerdas que irritam muito a pele ou, atacar com sua mordida extremamente dolorosa que pode causar um forte incômodo em quem for atacado.

A Aranha Caranguejeira, também conhecida como uma aranha da praia, é um tipo de aranha que vive nas áreas costeiras do sudeste da Austrália e do sul da Nova Zelândia. Ela tem um corpo castanho escuro e longilíneo, com pernas muito longas que podem medir até 10 cm (4 polegadas). Sua principal característica são os grandes ferrões amarelos em cada lado da cabeça, que são usados para envenenar suas presas.

Características da aranha-caranguejeira

<strong>Características da aranha-caranguejeira</strong>

Sua coloração azul metálica é surpreendente e a faz única. É uma espécie asiática mais agressiva que pode chegar até os treze centímetros, não sendo indicada para reprodução em cativeiro.

Ainda assim, aqui cabe uma ressalva, ou melhor, duas: não esqueça primeiramente, com veneno ou não, a mordida dói e, dependendo da espécie, pode machucar. Segundo, há sim venenos de algumas espécies que são prejudiciais e até letais dependendo da vítima e das circunstâncias. Sendo assim, não abuse da sorte e muito menos abuse das aranhas. Deixe-as em paz e certamente elas também o deixarão em paz!

O que uma aranha caranguejeira se alimenta?

Elas costumam viver isoladas e alimentam-se de pequenos animais de sangue frio, como répteis e anfíbios, insetos e até mesmo aves de pequeno porte. Com as quelíceras, duas pequenas garras localizadas perto da cabeça, elas perfuram e injetam veneno em suas presas e em eventuais agressores.

Qual é a aranha que não tem veneno?

Existem aranhas pequenas, grandes, coloridas, venenosas e não venenosas. As aranhas das espécies das famílias Uloboridae e Holoarchaeidae são as únicas que não produzem veneno.De modo geral, os aracnídeos encontram-se distribuídos em quase todo planeta, adaptando-se bem aos mais variados ambientes.

Qual aranha-marrom é venenosa?

A espécie Loxosceles gaucho é uma aranha-marrom que ocorre no Brasil. A aranha-marrom é famosa no Brasil, e pode ser encontrada em regiões de clima quente em todo o mundo. Sua picada é extremamente dolorosa e necrosante, e se não for tratada rapidamente pode trazer problemas irreversíveis.

O que acontece quando a aranha passa na pele?

Sintomas da picada: surge dor intensa logo após a picada, acompanhada de marcas, inchaço e vermelhidão no local da picada. Além disso, pode acontecer aumento do batimento cardíaco, suor excessivo, vômitos, diarreia, agitação e aumento da pressão arterial.