Os ossos das aves precisam ser leves e delicados para o vôo e muitos possuem cavidades para a diminuição do peso, são chamados ossos pneumáticos. No esterno possuem a quilha ou carena, local onde os músculos peitorais se inserem, estes sãoresponsáveis pelos batimentos da asa.
Lamina crivosa: Também chamada de lâmina horizontal, apresenta numerosos crivos em sua estrutura. Em sua anatomia, apresenta dois pequenos canais, cuja função é alojar os bulbos olfativos. Apresenta dois pequenos forames (furos passantes), os quais permitem a passagem dos filetes nervosos olfativos.
Possui como função dar leveza à cabeça e aumentar a área de inserção dos músculos. Nas aves Nas aves a pneumatização dos ossos está associada ao vôo através de associações de força e leveza, fornecidas por sua estrutura óssea.
Periósteo: camada mais externa que envolve o osso. Osso compacto: parte mais rígida do osso que lhe garantem resistência. Osso esponjoso: camada menos densa. Canal medular: cavidade presente nos ossos longos onde se localiza a medula óssea.
Funções do tecido ósseo Reserva de cálcio e fósforo; Proteção de órgãos internos; Sustentação do corpo; Com os músculos, garantem a movimentação do corpo.