estimula o nosso cérebro; nos permite elaborar sentimentos e emoções; nos permite experienciar novas situações; E, acima de tudo: nos faz sentir bem!
1. As pessoas dançam pois é uma forma de expressão corporal e é fundamental para o ser humano, fazendo com que aperfeiçoemos a nossa coordenação motora, trazendo ao cotidiano uma grande paz de espírito e quando efetuada em grupo proporciona a convivência social saudável.
Além disso, oxigena o sangue, nos exercitamos e nos divertimos. Como se tudo isso não bastasse, a dança melhora a flexibilidade e evita a dor nas extremidades, além de diminuir os níveis de colesterol e fortalecer as atividades pulmonares e cardíacas.
Quando se começa a dançar, a adrenalina e o cortisol que estavam circulando começam a ser gastos pelo coração e pelos músculos. Então, o corpo relaxa e o Page 3 cérebro libera endorfina, dopamina e serotonina, hormônios que dão a sensação de prazer.
Para se ter uma ideia, o gasto calórico da dança (dependendo da intensidade) é de 200 a 400 calorias por hora. O que seria mais ou menos o equivalente ao gasto energético de 1 hora de caminhada (300-500 calorias). A dança trabalha nossa coordenação motora, aumenta nossa flexibilidade e postura.
Para perder peso por exemplo, as duas são indicadas, mas a zumba consegue fazer uma queima de calorias bem superior a caminhada. Além disso, a zumba é uma atividade mais completa, onde em apenas uma aula, é possível tanto perder calorias, como tonificar os músculos, e tem ganho de massa muscular.
Quer emagrecer se divertindo? Veja 7 danças que ajudam a perder peso