EQST

Por Que No Incio Do Sculo XIV A Fome Ainda Era Um Grave Problema Que Vrios Grupos Sociais Enfrentavam Na Europa?

Por que no início do século XIV a fome ainda era um grave problema que vários grupos sociais enfrentavam na Europa?

Com a produção estagnada e uma população maior, a fome se espalhou pela Europa. Além disso, a destruição das florestas e do meio ambiente ocorrida durante o século XII causou sérias mudanças climáticas, como por exemplo, severas chuvas. A Europa devastada pela fome, estava mais vulnerável a doenças como a Peste negra.

O que estava acontecendo na Europa no século XV?

Na Europa, o século XV foi visto como a ponte entre o final da Idade Média e o início do Renascimento e da Idade Moderna. ... Explorações realizadas pelos portugueses e pelos espanhóis levou à descoberta do continente americano e de uma rota, através do Cabo da Boa Esperança, até à Índia, isto na última década do século.

O que estava acontecendo na Europa no século 16?

Durante o século XVI Portugal e Espanha exploraram os oceanos do mundo e abriram uma série de rotas comerciais marítimas. ... As políticas europeias ficam assim dominadas por conflitos religiosos, lançando algumas das bases para a Guerra dos Trinta Anos que surgiria no final do século.

O que aconteceu no século XV no Brasil?

- 1498: o navegador português Vasco da Gama chega à Calicute (Índias). - 1500: Descobrimento do Brasil (chegada dos portugueses ao Brasil). Chegada dos portugueses ao Brasil em 1500: um dos principais fatos históricos ocorridos no final do século XV.

O que aconteceu no final do século XVII?

O século XVII durou desde 1601 até 1700 no Calendário Gregoriano. O século XVII vai até o período da Idade Moderna na Europa e esse continente foi caracterizado pelo movimento cultural Barroco, o Grand Siècle francês dominado por Luís XIV, a Revolução científica e a Crise Geral.

Como era o comércio no século XV?

As rotas comerciais terrestres na Europa eram muito precárias e inseguras. Apesar desse processo de sedentarização, o comércio europeu dependia, principalmente, das rotas marítimas, que eram consideradas mais baratas que as rotas terrestres.

Como era o comércio na Idade Moderna?

Economia na Idade Moderna Assim, foi se estruturando um sistema comercial que está no cerne do Capitalismo: o Mercantilismo. Todas as colônias no ultramar possuíam o "exclusivo comercial", um rígido sistema de monopólio estruturado principalmente pela obrigatoriedade das rotas comerciais passarem pela metrópole.

Quais eram as principais rotas comerciais no século XIII?

Resposta. As principais rotas eram a do mediterrâneo ocidental, cujo o comércio era realizado pelas cidades de Gênova, Pisa e Amalfi, a do Oriente, liderada por Veneza e Sicília, e a dos mares Báltico e do Norte, monopolizada nos séculos XIV e XV pelas cidades da Liga Hanseática.

Quais foram os motivos para a expansão marítima?

Resposta: O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.