O sistema binário ou sistema diádico é um sistema de numeração fundamental em computação e informática , no qual a totalidade dos números pode ser representada por meio de figuras compostas por combinações de dois dígitos únicos.
Então temos inicialmente o decimal 12 dividido por 2, e seu resultado é 6. Correto? ”Tá certo, mas e esse 0 aí embaixo?”. O número 0 é o resto da divisão, é o que sobra. Dessa forma, precisamos dividir todo o número até não existir mais unidade divisível. O resto da divisão é o que corresponde ao número binário, nós apenas precisamos inverter a ordem e 12 em binário é igual a 1100
Por sua vez, o sistema binário moderno foi obra do filósofo alemão Gottfried W. Leibniz (1646-1716). Posteriormente, em 1854, o matemático britânico George Boole (1815-1864), detalhou a Álgebra Booleana, fundamental no desenvolvimento do atual sistema binário em circuitos eletrônicos.
Código Binário O sistema de numeração decimaltem sido usado por muitas civilizações ao longo do tempo e consiste em dez dígitos que variam de 0 a 9, com os quais formamos infinitos números. No entanto, como os computadores funcionam de maneira diferente, eles usam o sistema binário.
Seu computador processa esse código e o transforma em dados que informam ao computador o que fazer. Por que o código binário e não o sistema decimal? Para um computador é muito mais fácil processar os dados com o código binário, pois ele possui apenas dois estados e consome muito menos espaço.
No entanto, o código binário não foi inventado exclusivamente para o mundo da informática. Já na Antiguidade oriental, muitos matemáticos como o Hindu Pingala (c. III ou IV século aC) o propuseram, coincidindo em muitos casos com a invenção do número 0.
O sistema binário é usado pelos computadores é e constituído de dois dígitos o 0 e o 1. A combinação desses dígitos leva o computador a criar várias informações: letras, palavras, textos, cálculos. ... O número binário será formado agrupando o último resultado seguido dos restos das divisões anteriores.
Agora você deve ter percebido um detalhe muito importante. Nós utilizamos 10 algarismos, os números 0 ,1,2,3,4,5,6,7,8,9 para criar, quantificar ou mesmo organizar qualquer coisa. É o chamado sistema decimal, são números que possuem base 10 e sua classificação está relacionada a posição que ocupa.
Para entender um pouco melhor, pesquisei sobre o assunto e já nas primeiras aulas da faculdade me deparei com o estudo sobre o chamado sistema binário. Aí você deve pensar: “Ah, então foi aí que as coisas começaram a fazer mais sentido”. A resposta é “NÃO!”
Os números binários como são usados atualmente foram inventados pelo matemático alemão Gottfried Leibniz, no século 18. Acontece que pesquisadores da Universidade de Bergen, na Noruega, descobriram que a utilização deste sistema de números é bem mais antigo — para ser mais exato, cerca de 400 anos do que era afirmado.
O código binário é compostos por algumas combinações de 0 e 1. O “alfabeto” binário apresenta algumas formas de organização de informações, podemos observar na tabela abaixo:
Oi, como assim? Pois é, eu explico… não fez sentido, porque na verdade tudo ficou muito confuso e minha cabeça quase explode tentando calcular conversão de número binário no papel. Diante dessa situação, fiz o que qualquer pessoa faria: pesquisei no google e estudei pela Alura xD.
Para a gente entender melhor esse ponto, precisamos voltar nosso olhar um pouco para a história da computação. Nos computadores de uso geral, que são os mais próximos dos computadores atuais (podemos dizer que são como o tataravô do seu notebook ou celular), a programação era realizada com a conexão direta entre unidades físicas que enviavam os sinais elétricos, eram válvulas que você precisava trabalhar manualmente para poder enviar as instruções, você ligava e desligava para enviar as informações!
O matemático indiano Pingala apresentou a primeira descrição conhecida de um sistema numérico binário no século III a.C., representando os números de 1 a 8 com a sequência (usando símbolos modernos) 001, 010, 011, 100, 101, 110, 1.
Um sistema de numeração
Decimal | Binário |
---|---|
1 | 1 |
2 | 10 |
3 | 11 |
4 | 100 |
Por exemplo, a letra “A” geralmente corresponde ao número 65. O algarismo “1” dentro de um texto corresponde ao número 49. Se fôssemos escrever "TecMundo" em linguagem binária, essa palavra ficaria desta maneira: 01010100 01100101 01100011 01001101 01110101 01101110 01100100 01101111.
O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer ou, em português, computador integrador numérico eletrônico) é um desses exemplos de computadores de uso geral que precisavam ser ligados e desligados manualmente para ser programado.
O sistema binário e o hexadecimal são empregados fortemente nas tecnologias, os computadores operam pelo sistema binário, eles entendem somente palavras e dígitos em forma binária. Todas as informações inseridas nos computadores são codificadas e decodificadas por números binários.
A nomenclatura "hexadecimal" é usada devido aos termos "hexa" que significa "6" e "deci" que representa "10", portanto indicando a base 16. Cada número hexa significa quatro bits de dados binários. Um byte é criado por 8 bits e é representado por dois dígitos hexa.
Os egípcios foram um dos primeiros povos a criar um sistema de numeração. Os romanos também inventaram uma forma de contar as coisas, ou seja, o seu sistema de numeração, conhecidos como números romanos.