Método BLW é uma sigla para o termo Baby Led Weaning, que em tradução livre significa desmame guiado pelo bebê. Esse tipo de abordagem consiste em introduzir alimentos sólidos em pedaços grandes para que a criança segure-os com as mãos e leve-os até a boca sozinho.
No BLW, você coloca o alimento na frente da criança para que ela alcance, ou seja, não precisa oferecer a ela....São elas:
TANGERINA E MEXERICA: Só precisa tirar o caroço e oferecer os gominhos, um de cada vez. Fique de olho no tamanho do gomo e, se achar que está muito grande, pode cortar em pequenos pedacinhos. UVA/TOMATINHO CEREJA: NUNCA dar a uva inteira, hein! Corte ao meio, verticalmente, em forma de “canoa”.
A maior parte das frutas basta ser cortada e oferecida. Se forem duras como a maçã e alguns tipos de pera, o recomendado é cozinhar antes para amolecer. Já para aquelas que são muito escorregadias, como o mamão ou banana, a dica é deixar uma parte da casca onde o bebê segura.
🍍 Abacaxi: Corte de rodela ou meia lua. 🍉Melancia: Triangulo e tire todas as sementes. 🍓Morango: corte longitudinal ao meio. 🍊 Caqui, laranja e goiaba: Corte em formato de lua ou cortada ao meio.
Assim ofereça a fruta ao seu bebê: Inteira e descascada, sem sementes ou caroços: isso permite uma experiência melhor com a fruta, o bebê pode não conseguir pegar a fruta toda, por ser grande, mas irá provar com certeza. Tente dessa forma com a melancia, melão, manga.
Como oferecer ameixa para bebê a partir dos 6 meses + sinais de prontidão? Só fazer esses quadradinhos e oferecer uma banda. Se a ameixa estiver molinha, não precisa. Esse corte pode ser usado na maçã e no pepino também, por exemplo.
Para bebês de 6 meses é só tirar as folhinhas e oferecer. Se o bebê já tem movimento da pinça, pode cortar em pedacinhos para eles pegarem com os dedinhos! Morango geladinho e docinho é sucesso na introdução alimentar, ainda mais com dentinhos nascendo. Você não precisa tirar a folhinha desse jeito, pode cortar também.
Os morangos são muito alergênicos e não se recomendam na dieta de um bebé até os 18 meses. A fruta é muito boa e necessária para uma alimentação saudável e variada. É uns dos primeiros alimentos que se introduzem na dieta de um bebé quando começa a alimentação sólida, ao redor dos seis meses de idade.
Assim, aqui trago algumas sugestões sobre como oferecer esses alimentos: Opte por cortes mais macios e suculentos. Entre um peito de frango e uma coxa, a segunda tende a ser melhor aceita. Entre um músculo e um bife de patinho, fique com o músculo.
E para os pais que pretendem introduzir o ingrediente através da técnica BLW (Baby Led Weaning), Renata recomenda que o tomate seja maior – e não inteiro picadinho – para que a criança consiga segurá-lo. “É possível cozinhar metade dele ou assar.
Eles devem ser cortados no comprimento ao meio também. Brócolis e couve-flor são excelentes alimentos indicados para o BLW. Mesmo que o bebê não tenha dente, você pode e deve oferecer os alimentos dessa forma. Eles mastigam com a gengiva e esse estimulo é fundamental para os músculos da face.
Os molhos que contiverem açúcares, glutamato monossódico, aromatizantes, conservantes não devem ser introduzidos na alimentação do bebê e de nenhuma criança!
Como dar banana e outras frutas moles no método BLW? A melhor forma é escolher uma banana que não esteja muito madura e cortar ao meio. A seguir deve retirar somente uma parte da casca com uma faca e dar a banana ao bebê para ele conseguir segurar a banana com casca e conseguir colocar a parte sem casca na boca.
Modo de preparo Em um pratinho, juntar a fatia de mamão e a banana nanica e amassar com um garfo até que fique com a consistência de um purê. É importante certificar que não ficou nenhum pedaço de fruta inteiro.
Com altas doses de fibras, a banana ajuda a combate a prisão de ventre, por estimular o movimento intestinal naturalmente. Mas atenção: para as crianças muito pequenas, prefira sempre oferecer as bananas nanicas. Bananas do tipo prata ou pera podem prender um pouco o intestino dos pequenos.
De todos os tipos de banana, o de paladar mais suave é a banana prata. De textura fácil de mastigar, a nanica. O ideal é provar o que pode ir melhor para o seu bebê. Alguns se adaptam fácil e outros custam mais.
Se você fizer essa pergunta para o pediatra ou nutricionista pode ser que ele te responda a Banana Nanica, por ser a banana com os valores mais equilibrados da tabela acima. Mas, pode indicar a maçã por ter mais fibras.
A banana é uma fruta com sabor e textura que costumam ser bem aceitos pelas crianças. É rica em vitamina A, C, E e do complexo B, além de potássio e ácido fólico.
Entre os tipos mais comuns no Brasil, a banana-maçã é bastante recomendada para bebês, por seu sabor mais suave e por ser menos alergênica (só evite no caso de prisão de ventre). Laranja: As mais pesadas indicam que estão mais suculentas. Manchinhas marrons são comuns e não afetam o sabor.
Para chegar na consistência mais adequada para o seu bebê, você pode apenas amassar as maçãs com um garfo, preservando pedacinhos mais sólidos, ou bater as maçãs cozidas com um pouquinho de água (use a do cozimento, se tiver!) em um processador, se quiser deixar a papinha com a consistência de um purê.
Reparti a maçã ao meio, conforme figura abaixo e com ajuda de uma colher para Bebê raspei a maça até que a polpa ficasse com consistencia pastosa, desta forma: Ofereci aos poucos ao seu Tesourinho. Não forço comer, se ele não gostou, tento outra fruta, em outro momento, como a pêra.
🚫🍎 A maçã é um dos alimentos com alto risco de engasgo na fase inicial da introdução alimentar. Por isso, quando for introduzi-la, que seja sempre oferecida cozida (no vapor, fervida ou grelhada) e crua em fatias bem finas caso o bebê já saiba mastigar bem.
Leve a maçã ao microondas por 30 segundos em potência máxima. Retire, aguarde alguns minutos para esfriar e sirva ao seu bebê. Espete a maçã com um garfo para verificar se está macia, caso não esteja leve novamente ao microondas por 15 segundos, mais uma ou duas vezes.
Modo de preparo Bata a terceira maçã sem casca no liquidificador até que ela fique um suco grosso. As cascas das maçãs cozidas vão se soltar facilmente, descasque e amasse com um garfo. Misture o suco e sirva morno ou gelado.
Quais são as melhores frutas para bebê?