Por Que As Nuvens Mudam De Cor?

Por que as nuvens mudam de cor

As nuvens são feitas de pequenas gotinhas de água e de gelo que se aglomeram na atmosfera. Isso acontece porque, ao entrar em contato com o calor do Sol, a água presente na superfície da Terra evapora, passando do estado líquido para o gasoso.

Quais são os tipos de nuvens?

De certa maneira, as nuvens coloridas seguem a mesma lógica da formação do arco-íris, pois ambos envolvem a dispersão dos raios solares em pequenas partículas de água. No entanto, as nuvens coloridas dependem de condições específicas das nuvens, enquanto o arco-íris depende da chuva.

Nuvens coloridas são o resultado da refração (dispersão) dos raios solares em gotículas bem minúsculas de água ou de pequenos cristais de gelo. Diferentemente do arco-íris, cuja luz do Sol se dispersa nas gotículas de chuva enquanto elas caem, na nuvem iridescente tais partículas estão brevemente suspensas.

Curiosidades sobre as nuvens

<strong>Curiosidades sobre as nuvens</strong>

Além disso, as nuvens precisam de uma certa extensão vertical entre a base e o topo para que as correntes de ar exerçam a função de movimentar as gotículas de baixo para cima até que elas subam, esfriem e, assim, precipitem.

Ao contrário das partículas atmosféricas, que dispersam mais a luz azul do que outras cores, as partículas das nuvens dispersam igualmente todas as cores da luz. Quando a luz contém todas as cores, nós a percebemos como branco.

O problema é que, quando as nuvens começam a ficar muito espessas, com camadas de vapor d'água e gelo formando verdadeiras torres (algumas chegam a 15 quilômetros), os raios solares não conseguem atravessá-la por completo, deixando principalmente sua base mais escura.

Resumo sobre nuvens

A nuvem deve ser fina para que os raios solares alcancem as partículas de água e de gelo. Uma vez refratados, os raios solares são distribuídos em diferentes direções e o efeito acumulativo produzem as cores da nuvem iridescente — algo similar ao que é observado em uma bolha de sabão ou em uma mancha de gasolina no chão.

Como o ar quente é mais leve, a água no estado gasoso acaba subindo para a atmosfera. Mas, ao atingir grandes altitudes, o ar quente resfria e volta para o estado líquido (gotinhas) novamente ou se transforma em cristais de gelo, dependendo de quão baixa é a temperatura (lembrando que, quanto maior a altura, mais frio).

Embora os ingredientes necessários para o aparecimento das nuvens coloridas sejam fáceis de se encontrar, a configuração desses elementos, no entanto, não é tão comum de acontecer. Por isso não vemos nuvens iridescentes com a mesma frequência que vemos um arco-íris.

Como nuvens coloridas se formam

Como nuvens coloridas se formam

A grande quantidade de gotículas e cristais de gelo funciona como uma espécie de minúsculos prismas que decompõem a luz do sol nas sete cores do arco-íris —vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

E as nuvens iridescentes não são exclusividade da Terra. Por se tratar de um fenômeno óptico e, portanto, natural, as nuvens coloridas podem ocorrem em qualquer planeta, desde que ali existam os ingredientes necessários para o espetáculo de luzes — como já foi registrado nos céus de Marte pelo rover Curiosity, por exemplo.

Embora a nuvem funcione como uma barreira para que os raios solares cheguem até a superfície da Terra, a maioria dos raios consegue atravessar as gotinhas que formam as nuvens.

E por que as nuvens são brancas?

Nem todas as nuvens escuras indicam que a chuva está a caminho. Aquelas que produzem precipitações são encontradas na baixa atmosfera da Terra, em uma camada conhecida como troposfera.

Geralmente, esse tipo de nuvem é chamada de nimbostratus. Conhecidas como um tipo de nuvem baixa, ela é encontrada em altitudes que vão de 600 metros a 3.000 metros.

Tópicos deste artigo

O principal motivo da raridade do fenômeno é a espessura das nuvens, que devem ser bem finas para dispensar os raios solares através das gotículas de água e cristais de gelo. O problema é que elas duram pouquíssimo tempo, pois logo se tornam densas conforme concentram mais vapor de água.

No entanto, é bem comum que as cores sejam observadas apenas nas bordas das nuvens ou nas chamadas semitransparentes, onde a densidade delas é menor e as partículas refratam mais facilmente a luz do Sol.

Nuvens coloridas são um tipo raro de fenômeno óptico. Nelas, as cores são distribuídas de forma aleatória pelas nuvens onde ocorrem. E para que as chamadas nuvens iridescentes surjam, é necessário a luz do Sol, pequenas gotículas de água e partículas de gelo, suspensas no ar.

Pode não ser chuva

Normalmente, o fenômeno ocorre no fim da tarde ou início da manhã especialmente em nuvens do tipo cumulus — isoladas com uma base relativamente horizontal —, mas também nas altocumulus, cirrocumulus e mais. O importante é que, nelas, existam gotículas de água já condensadas pelo frio das partes mais altas da atmosfera.

O tamanho dos cristais de gelo também determina a natureza do fenômeno. Por exemplo, nas nuvens coloridas, é necessário que as partículas de gelo sejam particularmente minúsculas, porque, se forem maiores, dão origem a outro fenômeno óptico — como o halo observado ao redor da Lua.

Fonte: NOAA, EarthSky

Como a nuvem se forma?

As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar.

Qual é a altura para se chegar até as nuvens?

- Nuvens Altas: base acima de 6km de altura - sólidas. - Nuvens Médias: base entre 2 a 4 km de altura nos pólos, entre 2 a 7 km em latitudes médias, e entre 2 a 8 km no equador - líquidas e mistas. - Nuvens Baixas: base até 2km de altura - líquidas.

Quantos litros de água tem uma nuvem?

Ligada ao Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos da América (NCAR), a pesquisadora Peggy LeMone afirma que nuvens do tipo Cumulus podem armazenar mais de 500 toneladas de água.

Qual estado físico da nuvem?

Nuvem (do latim nubes) é um conjunto visível de partículas diminutas de gelo ou água em seu estado líquido ou ainda de ambos ao mesmo tempo (mistas), que se encontram em suspensão na atmosfera, após terem se condensado ou liquefeito em virtude de fenómenos atmosféricos.

O que caracteriza o estado sólido?

O estado sólido é um estado da matéria, cujas características são ter volume e forma definidos, isto é, a matéria resiste à deformação. Dentro de um sólido, os átomos ou as moléculas estão relativamente próximos, ou "rígidos". Mas isto não evita que o sólido se deforme ou comprima.

Quais são os três principais estados físicos da matéria?

A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui.

Quais são os três estados da matéria?

Estados físicos da matéria

  • sólido;
  • líquido;
  • gasoso;
  • plasma;
  • condensado de Bose-Einstein.

Qual é o sétimo estado da matéria?

O Superfluido de polaritons ou sétimo estado da matéria, foi descoberto por físicos da Universidade de Pittsburgh e dos Laboratórios Bell nos Estados Unidos.

Quais são os tipos de propriedades específicas da matéria?

Propriedades físicas específicas: Existem mais de trinta propriedades específicas da matéria, mas três são as mais usadas na identificação das substâncias, que são: densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição.

Quais são as mudanças de estado da matéria?

Mudanças de estado físico -b - Fusão, solidificação, vaporização, sublimação e condensação. É provável que nas suas aulas de ciências no ensino fundamental você tenha aprendido três estados físicos da matéria, o sólido, o líquido e o gasoso.

Quais são os nomes das mudanças de estado físico?

Mudança de Estado Físico

  • Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa. ...
  • Solidificação: passagem da fase líquida para a sólida. ...
  • Condensação: passagem da fase gasosa para a líquida. ...
  • Sublimação: passagem que se dá de forma direta, da fase sólida para a gasosa ou da fase gasosa para a sólida; como acontece com a naftalina, por exemplo.

Quais são as diferentes fases da água?

Os três estados físicos da água

  • Sólido: a água no estado sólido pode ser observada, por exemplo, nos polos, no pico das montanhas e nos icebergs. ...
  • Líquido: a água no estado líquido é encontrada nos rios, lagos, mares, oceanos e nos lençóis subterrâneos. ...
  • Gasoso: a água no estado gasoso pode ser observada na atmosfera.

Quais são os três estados da água?

Se não fosse ela, não existiria vida na Terra. Isso só é possível graças às suas propriedades físicas e químicas. Ela pode ser encontrada na natureza em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. O que altera a mudança de estado físico para outro é a pressão e a temperatura.

Como se calcula o calor latente?

Para calcular o calor latente de uma substância, basta dividir a quantidade de calor Q que a substância precisa ganhar ou perder para mudar de fase pela massa m da mesma.

Como se calcula a quantidade de calor latente para uma dada substância?

A determinação da quantidade de calor latente é dada pela equação abaixo:

  1. QL = Quantidade de calor latente;
  2. m = Massa da substância aquecida ou resfriada;
  3. L = Calor latente da substância, isto é, grandeza que determina a quantidade de calor necessária para que 1 g da substância mude o seu estado físico.

O que é o calor latente?

O calor latente é o tipo de energia associada à mudança de fase de agregação de uma substância qualquer. O calor é a energia térmica em trânsito entre dois corpos, motivada pela diferença de temperatura.

O que significa calor sensível e calor latente?

O calor fornecido a um corpo que gera apenas variação de temperatura é denominado de sensível; caso haja mudança de fase, o calor será chamado de latente. Sabemos que calor é energia térmica em trânsito que flui entre os corpos em razão da diferença de temperatura entre eles.